Reprodução

Cantalice e as ditaduras que o PT tanto ama

06.03.23 11:27

O diretor da Fundação Perseu Abramo e membro do diretório nacional do PT Alberto Cantalice (nas fotos, com Lula e Fernando Haddad) surpreendeu a todos neste domingo, 5, ao publicar mensagens duras no Twitter contra vários autocratas e ditadores corriqueiramente adulados pelo seu partido e pelo presidente brasileiro.

Daniel Ortega, Nicolás Maduro, Vladimir Putin e Dias Carnel (o cubano Miguel Díaz-Canel) não são de esquerda. São ditadores. Quem combate Donald Trump e Jair Bolsonaro não pode conciliar com déspotas que se dizem aliados do nosso campo“, escreveu Cantalice.

Nas mensagens, o petista Cantalice chama a todos na sua lista de “aprendizes de autoritários“, que teriam “cooptado as Forças Armadas com benesses“.

Em um partido carcomido pelo mofo de ideologias ultrapassadas, a coragem de Cantalice parecia trazer uma lufada de ar fresco. Ele ainda foi fundo ao chamar o tirano soviético Josef Stalin de “cancro da humanidade e destruidor de uma sociedade justa e solidária“.

Mas o vento soprou por pouco tempo. A janela se fechou nesta segunda, quando as críticas que Cantalice recebeu de petistas o levaram a apagar as mensagens sobre os ditadores.

Não há empolgação que se justifique. Cargos como o de Cantalice na Fundação Perseu Abramo costumam ser dados a petistas escanteados da política. A institiuição acaba funcionando muito mais como uma fonte de aposentadoria para petistas que não conseguiram cargos em órgãos públicos, por qualquer razão. Voltada a promover debates, a Fundação raramente interfere em políticas públicas. Não há, portanto, qualquer sinal de que o presidente Lula, seu assessor Celso Amorim ou o Itamaraty de Mauro Vieira mudem uma vírgula em uma declaração ou voto sobre qualquer uma das ditaduras elencadas por Cantalice.

A prática petista continua indo na direção contraria. O governo brasileiro está em processo de regularizar a ditadura de Maduro, depois de o governo de Jair Bolsonaro cortar relações diplomáticas. Na sexta, 3, o Brasil não aderiu a um documento da ONU que denunciou a ditadura de Ortega por crimes contra a humanidade.

Nesta segunda (6), Cantalice escreveu no Twitter que “refletiu com companheiros” e resolveu “recalibrar” as postagens. Ele fez isso “retirando Cuba” das suas reflexões domingueiras.

A ilha comunista tem 1.057 presos políticos, segundo a organização Prisoners Defenders. O número é quatro vezes mais do que havia na Nicarágua até o início de fevereiro, quando Ortega decidiu desterrar e tirar a nacionalidade de todos que aceitaram subir em um avião para os Estados Unidos. Mas, para o PT, Cuba continua sendo um exemplo a ser seguido, cujos defeitos se devem exclusivamente ao “bloqueio econômico” e “ataques imperialistas“, nas palavras de Cantalice.

Cantalice ainda se sentiu na obrigação de dizer que, no PT, ele não manda em nada. “Quem fala pelo PT é a presidente do partido. Eu falo por mim“. Arrependido, ele disse estar se “penitenciando sobre excessos escatológicos“.

Alberto Cantalice é uma voz fraca, abafada, insegura, acossada por colegas e sem qualquer poder. É melhor que nada, mas ainda é muito pouco.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quis cantar de galo acabou miando.Quem é Cantalice? Mais um que saiu do ostracismo com o retorno do Lula .Bolsonaro tem culpa do retorno deles. Lula foi eleito por ser menos pior. Para tanto, o Bolsonaro foi pior do que péssimo.Nem lula, nem Bolsonaro.

  2. Caros amigos assinantes de CRUSOÉ que comentaram essa notícia achando que algo alvissareiro havia acontecido cometeram um grande engano pois um PTista com tamanha lucidez não seria um PTista. Ficou evidente que trata-se apenas de um PTista que está sendo carcomido pelo ódio de não ter conseguido uma "boca" melhor e agora quer aparecer pra vê se consegui um "cala boca" mais "gordo", o que pareceu não vai acontecer. Infelizmente ainda faltam 46 meses pra esses "cânceres" irem embora...ou não né.

  3. A crise moral permanente do PT chama atenção. O discurso ideológico do partido, além de ser um simples disfarce, é também uma diversão. Regada a cerveja, vinho francês e picanha. Discurso de quem se vende por qualquer bagatela. Ética é uma ideia muito longínqua para um petista.

  4. Petista quando quer falar a verdade faz como aquele matuto da piada que dizia "quando sinto vontade de trabalhar fico bem quietinho esperando a vontade passar"... Esse aí teve um momento de franqueza, digo, fraqueza, mas se corrigiu rapidinho.

  5. Senhor CantaAlice que moral tem a quadrilha PeTralha de acusar de ditador a qualquer vagabundo dentre tantos? Haja cinismo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO