STF

Cármen Lúcia manda PGR investigar ‘Abingate’: ‘pode configurar crime de responsabilidade’

18.12.20 13:11

A ministra Cármen Lúcia (foto), do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta sexta-feira, 18, que a Procuradoria-Geral da República investigue a produção de relatórios pela Agência Brasileira de Inteligência, Abin, para orientar a defesa de Flávio Bolsonaro no caso do “rachid”.

Na decisão, a ministra anotou que os fatos, “pelo menos em tese, podem configurar atos penal e administrativamente relevantes (prevaricação, advocacia administrativa, violação de sigilo funcional, crime de responsabilidade e improbidade administrativa)”.

Em sua 138º edição, publicada nesta sexta-feira, Crusoé revelou que o material clandestino, confeccionado para indicar às advogadas de Flávio o caminho para anular as provas do inquérito, foi enviado diretamente pelo próprio diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem, ao filho 01 de Bolsonaro.

Os relatórios foram produzidos após uma reunião, realizada em 25 de agosto no Planalto, entre a defesa do senador, o presidente Jair Bolsonaro, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, e Ramagem, conforme mostrou a Revista Época.

Uma das pontas visíveis da operação são os textos enviados a Flávio Bolsonaro, taxativos quanto à finalidade do plano: “Defender FB (Flávio Bolsonaro) no caso Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) demonstrando a nulidade processual resultante de acessos imotivados aos dados fiscais de FB”. Os documentos baseiam-se na tese da defesa de que o senador foi vítima de arapongagem dentro da Receita Federal, o que, na concepção das advogadas, poderia derrubar o inquérito.

Em manifestações encaminhadas ao Supremo na terça-feira, 15, a Abin e o GSI negaram o uso do aparato estatal em defesa do filho 01 do presidente. Em peça assinada por Ramagem, a agência afirmou que “inexistiu qualquer ato oficialmente”. “Como não foi constatada violação de segurança institucional, não houve nenhuma providência decorrente do encontro”, alegou o diretor-geral.

“Conforme apontam os documentos citados – notas oficiais do GSI e Relatório firmado pelo diretor-geral da agência – não houve adoção de qualquer providência no âmbito do GSI e da Agência Brasileira de Inteligência que tenha decorrido da reunião manda, por se tratar de assunto já judicializado, e tratado no âmbito da Corregedoria da Receita Federal”, completou.

Augusto Heleno, por sua vez, declarou não poder se manifestar sobre um documento cuja existência e teor desconhece. De acordo com o ministro, a ação movida no STF “trata-se de mera litigância de má-fé, cuja motivação política é latente e tem por escopo atingir a honra e a imagem dos envolvidos”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A honra e a imagem dos envolvidos já foi atingida faz tempo. O que falta atingir nas etapas seguintes das investigações, caso o Aras não devolva o processo alegando que não há procedência de irregularidades administrativas e criminal, são os pescoços desses servidores públicos que abusaram de seus privilegiados cargos para interferir nas investigações das rachadinhas da ALERJ para salvar a pele do 01 e do clã por tabela. Em frente ministra Carmen Lúcia!

  2. Membros do governo só fazem seu trabalho, mesmo sem empenho, depois que alguém entra na justiça e o STF obriga! Aras é obrigado a fazer seu trabalho! Não faz! Ministro da Saúde, a mesma coisa. É tudo assim, na marra e mal feito! Meu Deus.

    1. Esse General Heleno sujou totalmente sua biografia. Para estar ao lado e avalizar as delinquências dos Bolsomilicianos , ou está em curso de uma demência ou é pilantra mesmo !

    2. Pois é, Isolina. Eu achava que o Augusto Heleno era sério. Tinha respeito por ele. Acreditava que ele poderia trazer um pouco de bom senso e dignidade ao Planalto. Eu me pergunto como um homem que foi tão longe no Exército e, ainda mais, com a idade que tem, pode se se prestar a esse papel? General submisso ao capitãozinho!

  3. Vergonha . BOÇALNARO faz o diabo pra esconder os mal feitos do filhinho. Isso porque ainda não chegaram nos milicianos chegadinhos ao Planalto.

  4. Rapaz como é q esse gen heleno velhinho desse jeito mente na cara dura hein ?? A Min Carmem Lucia podia soltar já um despacho para tornar sem efeito qq ato juridico advindo dessas informações q a ABIN forneceu, incluindo a Receita Federal, COAF, Justiça Federal e Estadual do RJ. E ir fundo na investigação criando uma CPI. Se deixar nas mãos do PG do Bozo vai dar pizza.

    1. Esperava um exército mais sério,que não se envolvesse em politicagem barata ediscarada.

  5. Pode chorar bozaida ruminante! Chora muito com a exposição visceral das falcatruas bozistas q são de dar inveja em muitos corruptos da quadrilha vermelha.

    1. Estou com você, tempos que ir pra rua o mais rápido possível

    1. Q esperar nada Sebastião, se esperar ai é que muito mais merda será feita por esse bozonaro mentiroso e desonesto. Tem é q cortar o mal pela raiz o quanto antes.

    1. Como assim, Paulo? Collor impichado, Dilma impichada, Lula preso, Eduardo Cunha preso, Marcelo Odebrecht preso, etc.. Como assim, "mais uma, vira nada não"?

  6. Carmem Lúcia, aquela que tem as propriedades da água: inodora, incolor e totalmente destituída de massa cinzenta; de vez em quando o tico e o teco dela trombam e sai uma merda dessas; autẽntico fruto da ideologia petista, em resumo , uma bosta! è uma vergonha para MG. O palavreado chulo que tenho usado é bem condizente com o conteúdo da notícia e do espírito da revista.

    1. O Antônio é outra viúva histérica do PT, ficou desnorteado e sem chão quando a Dilma caiu e o Lula foi preso. Mas ai topou com uma familícia bozista e foi amor a primeira vista!

    2. Antônio, vai ler um livro de Olavo de Carvalho e deduzir da leitura que o nossa planeta é plano. Aliás, você não encontrará esse anátema científico nos livros do Olavo, afinal ele chegou a essa conclusão assistindo a vídeos na plataforma Youtube (ele mesmo afirma isso num tweet, sugiro que você confira o fato).

Mais notícias
Assine agora
TOPO