Marcos Oliveira/Agência Senado

CGU vai abrir procedimento para investigar irregularidades no MEC

24.03.22 09:30

A Controladoria-Geral da União vai abrir uma investigação sobre as denúncias de irregularidades no Ministério da Educação. A CGU vai apurar detalhes sobre a atuação dos pastores Arilton Moura e Gilmar Santos, que integrariam um gabinete paralelo no MEC.

Em agosto do ano passado, a CGU já havia recebido denúncias sobre irregularidades em eventos no ministério e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, mas o procedimento acabou arquivado. Agora, diante do novo escândalo, o trabalho será retomado.

A CGU recebeu documentos do Ministério da Educação sobre o caso em 27 de agosto do ano passado. Os relatos anônimos tratavam de possíveis irregularidades em eventos realizados pelo MEC e do oferecimento de vantagem indevida por parte de terceiros, para liberação de verbas do FNDE.

Três semanas depois, o ministro da CGU, Wagner Rosário, determinou a criação de uma comissão composta por três servidores da controladoria para apurar os fatos. No início deste mês, a comissão encerrou os trabalhos e não constatou irregularidades cometidas por agentes públicos, mas viu indícios de que pessoas sem vínculo com a administração podem ter cometido crimes.

“A comissão sugeriu o encaminhamento dos autos à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal, ante a possibilidade de ocorrência de crime por ocasião da oferta de vantagem indevida”, diz a CGU, em nota.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. já deveria ter feito há tempo .. são tão idiotas que não sabiam que a prensa lôka tentáculo cúmplice da quadrilha fuça tudo do governo? os estragos podem ser grandes .. preparação para o lançamento da 3ªvia dos mega-gabirus MDB+PSDB+PSD+DEMUnião? o jogo este anjop será mais profissional para derrotar os ladrões amadores arrogantes, prepotentes e criminosos.

    1. Chiquito quer enganar quem? coitado... Com relação a CGU, não é que não encontraram nada, simplesmente tentaram jogar a sujeira para baixo do tapete bozista e até conseguiriam se não fosse o vazamento do esquema pela mídia.

    2. com sua gata faço mil vezes melhor é o que ela me diz quando calço seu chinelo ... o pijama não visto roupa de côrno dá um azar lascado ... o teu anonimato não é covardia .. é vergonha dos chifres.

Mais notícias
Assine agora
TOPO