Presidência da República

‘Chefe de organização criminosa’, Crivella entregou ‘celular de terceiro’ durante busca

22.12.20 10:36

Preso nesta terça, 22, o agora ex-prefeito Marcelo Crivella, do Republicanos, é apontado pelo Ministério Público do Rio como o “chefe da organização criminosa” que teria se instalado na prefeitura “com a finalidade de auferir ganhos ilícitos das mais variadas formas”.

Os termos usados pela promotoria constam também da decisão da desembargadora Rosa Helena Penna Macedo Guita, que autorizou a prisão de Crivella. Na mesma decisão, a magistrada determinou o afastamento de Crivella do cargo.

A desembargadora chama a atenção para a relação entre o prefeito e o empresário Rafael Alves, cujo irmão, Marcelo Alves, preside a RioTur. Apesar de não ter cargo na prefeitura, Rafael ocupava uma sala dentro da empresa de Turismo do município.

Segundo as investigações, ele seria o responsável por autorizar o pagamento de faturas atrasadas a empresas credoras do município. Em troca, um percentual era destinado a seu irmão, Marcelo Alves, e outro ao ex-prefeito.

“O seu trabalho é arregimentar empresários interessados em vantagens junto ao setor público, propor benefícios ilegais e, uma vez ascendendo ao poder pela eleição do candidato por ele apoiado, sentar no governo, mandar no governo e viver das comissões a ele pagas pelo empresariado corrupto. É o que faz. Vive disso. Veste terno e gravata para assaltar os cofres públicos. As provas a esse respeito são abundantes”, diz a desembargadora, sobre Rafael.

A magistrada afirma ainda que “o envolvimento de Rafael Alves nos delitos salta aos olhos e, por outro lado, a ciência do ex-prefeito acerca de tais fatos é facilmente extraída de diversas conversas mantidas entre os envolvidos ou entre alguns deles e o próprio Marcelo Crivella”. “Algumas [dessas conversas] bem explícitas sobre a ‘roubalheira’ no seu governo e sobre a exigência de ‘retorno financeiro’ no ‘investimento’ que nele (leia-se, Crivella) havia sido feito”.

Em setembro, o então prefeito foi alvo de buscas e apreensões no âmbito da mesma investigação. A desembargadora ainda relata que Crivella entregou aos agentes da Polícia Civil um “aparelho de telefone celular de terceiro”. Para tanto, teria contado com a ajuda de Mauro Macedo, homem de confiança apontado como seu “operador financeiro”.

“Tal fato, sobre o qual o Ministério Público discorreu com riqueza de detalhes, foi apurado mediante o exame dos dados armazenados no citado aparelho, inclusive rastreamento do seu percurso por meio dos dados armazenados no GPS, tudo devidamente documentado nos autos”, anotou a desembargadora.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. assim como o titio 171 bispo do capeta o criminoso ai vai convecer os trouxas ( fieis ) que foi perseguição politica kkkkkkkkkkkkkk enquanto existir OTÁRIOS esses marginais sobrevivem

  2. Não sou bolsonarista nem petista, apenas como muitos confiou no menos pior é por falta de opção. Já imaginou com Haddaddd

  3. Crivella, mostrou-se em nova face durante esse mandato de Prefeito. E nossas leis têm que ser honradas, especialmente pelos tribunais. É o que toda a sociedade brasileira, em tempo de pandemia, espera do Poder Judiciário. E as provas contra ele e sua Organização Criminosa são vastas e contundentes, inclusive com implicados devolvendo milhões de reais das operações criminosas de que são acusados, cujo CHEFÃO É O PREFEITO, segundo o autos dos processos judiciais. CHEGA DE ROUBALHEIRA!

  4. O fato da prisão de mais um político corrupto não deve gerar maiores alvoroços já que a corrupção em prefeituras, governos, presidência, parlamento e tribunais é pratica corrente e tão brasileira como o Carnaval e é essa vulgaridade ordinária que contribui para sua impunidade. O que causa um certo fru-fru, é o motivo de "por que só ele" será que confio demais no "Pacto" e escancarou demais? será que não repasou o "combinemos"? o será propaganda política do Sr Jair? O Mito contra a corrupção!

    1. Acredite F.Moreno, ainda existem muitos fanatiquinhos q acham q bolsonaro é um messias enviando para "endireitar" esse Brasil, será q esse endireitar é a união do bozismo com o petralhismo para desfigurar as leis de combate a corrupção? O gado bozista não é burro e muito menos inocente, na verdade é uma raça de bovino q se alimenta de mentiras e mau caratismo mesmo.

    1. Única coisa que apoio do sistema cubano e chines. Alguém morreu pela falta do dinheiro que roubaram.

  5. É uma pena. Mas não dou nem 24 horas e esse politiquinho de quinta, como todos os outros, pra ficar preso. Tem um lacaio sob medida posto lá no STF pra livrar bandido amiguinho de vcs sabem quem.

  6. E a fila anda, devagar mas anda. E nós temos que acreditar que fez tudo sozinho sem a proteção de mp bandeirinha, juiz de futebol, tribunal de contas da CBF, arquibancada da alerj, inocentes da rachadinha e quem sabe urubus da suprema tribuna do estádio que tem institutos de futebol e esposas na advocacia esportiva. Será que os clientes da esposa doam para o instituto??? Proibido saber, quem sabe e conta o carequinha prende e arrebenta.

  7. Calma Crivella, muita calma nessa hora, pois sempre existe um guardião da moralidade em Brasilia, que logicamente já está mexendo os pauzinhos para soltura do prefeito, ou seja, o famoso João Plenário. Se não for ele, será um outro afinado com a blindagem de políticos envolvidos em corrupção.

  8. "...exigência de 'retorno financeiro' no 'investimento' que nele havia sido feito". Esses políticos que tanto esbravejaram que iriam acabar com a corrupção, resgatar a moral, o tradicional e os bons costumes, na verdade são todos bandidos e financiados por algum grupo. Crivella, Witzel, Bolsonaro... Da mesma forma, Bolsonaro foi apoiado por madeireiros ilegais, grileiros etc. A hora do presidente também vai chegar.

    1. Paulo, não o mantenho diálogo quando chega neste baixo nível, , principalmente em respeito aos demais leitores. José, parabéns pelo bom senso, existem picaretas no agronegócio também.

    2. Mais uma coisa, tem dias que eu de manhã ouço João Gilberto. Esses eu dedico integralmente a família. E tem dias que eu ouço Metallica e aí o jogo é bruto. Se quer ser o meu Chuck (da série Billions), eu serei a sua Wendy. Se gosta de levar chicotada nessa sua bunda mole, vou dar tantas que vc vai ficar extasiado de tanto prazer. E eu também. "Eu só quero uma parte desse prazer, a que não lhe pertence". Já a dor das chicotadas, vc que se delicie com elas. Rssssss

    3. Fabiano, meu negócio não vai mal das pernas e sabe uma das razões, eu tenho os números na cabeça. Tudo. Me apresenta os números do seu negócio inexistente que eu apresento do meu. Vc é a Mônica Lewinsk do Gabinete do Ódio. Achou que eu tenho uma inteligência limitada igual a sua? Mas ficou divertido ver vc se sustentar em palavras, quando eu pedi números Estou rindo da sua cara. Sendo um negócio fictício e vc não entendendo nada de negócio, como apresentar números? Tomou na tarraqueta. Rsssss

    4. Pelo jeito Paulo seu negócio vai mal mesmo, mas empresários incompetentes colocam a culpa nos outros quando isso acontece. Quanto a saber como vai meu negócio posso parar aí no teu pequenino para te convidar a ver o meu, com certeza será bastante didático e educativo. Tenta aqui um período de experiência com a enxada e quem sabe depois ser promovido. Nem todos q tem algum sucesso são ladrões e corruptor és. Há os que tem capacidade, talento. Inveja é uma M.......

    5. Fabiano, a Monica Lewinsky do Gabinete do Ódio tentou me enganar E isso durou até eu ir ao banheiro para mijar. George Soros ouve o seu instinto através da dor nas costas. Eu quando consigo acertar a foto do Bolsonaro do mictório na primeira. E eu estou ficando bom nisso. Fabiano, Fabiano. Como for escrever algum comentário novamente, não se esqueça de limpar a boca. Que nojo.

    6. Fabiano, seja como ruralista ou defensor da Havan, vc tomou na tarraqueta. Sabe escrever. Quero ver se sabe fazer conta. Vamos. Quero ver até onde pode chegar. Agora que percebi o seu jogo, vou adorar humilhar a sua limitação intelectual e dar umas boas chineladas na sua bunda. Estou gastando cerca de 2 horas por dia do meu tempo..Mas no final as chineladas que dou na sua bunda vale a pena.

    7. Caro Fabiano. Eu não chamei todos rurais de corruptos. Eu disse que há um Bozismo corrupto rural. Coisa que qualquer pessoa bem informada sabe que existiu nas eleições e ainda existe hoje.

    8. Fabiano sou um cara justo. Fazer alusão à dinâmica da rachadiha não foi justo. Sabe aqule troço de "tem boi na linha". Entendo poquinho de business rural. Tenho negócinho pequeno, coisa pouca perto do seu pelo que descreveu. Mas negócio é negócio. Qual ramo de atividade é o seu? Quanto faturou? Quantos funcionários tem? Média de salários deles? Sua margem líquida? Quanto pagou de impostos? Vamos ver se a conta fecha.

    9. Puta que pariu..Até que enfim um comentário bem escrito de bolsonarista. ALELUIA. ALELUIA. ALELUIA. Mas Fabiano vamos ser sinceros. Vc está externando a sua perspectiva. Qual é a perspectiva dos seus funcionários? Hein. O Queiroz também vive bem. Mas quem ficou com a maior parte do butim? Espero a sua resposta ansiosamente. Não tão ansiosamente, pois estou muito ocupado hoje.

    10. Sr. JOSÉ, sou do meio rural, não tenho financiamento público, pago todos os impostos exigidos, inicio o dia ao nascer do sol, meus funcionários tem moradias dignas, ônibus escolar, salários dignos, todos tem veículo próprio, não escondo meus funcionários na favela como os intelectuais da cidade. Não sou Corrupto e contribui legalmente para campanha do presidente. Não chame todos do rural de corruptos por favor.

    11. Pois é Antônio. Estou cobrando da Crusoé a reportagem sobre o Bozismo corrupto rural e até agora nada. Ali descobriremos de onde veio o dinheiro da campanha bozista. Pagar robots para manipular redes sociais não é barato.

  9. Mais um bozista na cadeia. Oba! Acho que 2021 veremos mais e mais Bozistas indo para o xilindró. Será a nossa vingança contra este grupo de genocidas corruptos.

    1. Therezinha, os mesmos q soltaramno Lula irão soltar tmbm o crivela. Ainda mais quando sabemos q o prefeito corrupto é pau mandado do Macedo, aquele q toda corja corrupta do congresso e governo federal dizem amém de joelhos.

    2. Vamos ver quanto tempo ele fica preso, meu palpite: sai amanhã!

  10. No Brasil virou lugar comum julgar as pessoas,.sobretudo os políticos. Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado. E realmente acontece que no final todo corrupto é inocente. O cara rouba milhões, com isso ele tem acesso aos super advogados criminalistas (que saco de celular que insiste em escrever criminosos), que tem um celular robusto, com vários números de juízes (futebol é claro). E agora vale fazer gol de mão grande nesse caso. O PEZÃO não deu uma entrada por trás. É isso.

  11. Sinal do fim dos tempos! Já não respeitam mais os religiosos. Sugiro a construção do Bangu Nove exclusivo para os pastores, missionários, bispos e apóstolos, todos, por coincidência, correligionários do psicopata -geral da República. Mas, o arroz Tio Gilmar vai o Crivela soltinho, soltinho. Cosmo Ferreira.

  12. Sem problema. É só convocar a nação dos 318 pastores da Universal e libertar o inocente perseguido político. Taí a hipocrisia desse pessoal que se diz ungido pela fé. Como sempre usam a fe dos fiéis honestos e crentes, em benefício “desonestos” próprio. Cambada de falsos e mentirosos profetas.

  13. Será que já não chegou o momento de fechar o Rio de Janeiro pra balanço? Outra dúvida. Porquê será que o Bolsonaro deu apoio pra esse inocente perseguido político? Se o PR tem ingerência/ informações privilegiadas dos órgãos de segurança , saberia disso. Não pulou fora porquê?

    1. Adivinha por que? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Bolsonaro sempre soube desta molecagem e faz parte de coisa muito pior.

  14. A matéria trouxe detalhes interessantes e uma riqueza de fontes que afasta aquelas abordagens medíocres, que apelam a teorias conspiratórias, que tentam vitimizar autores de condutas criminosas. Se a presunção é de não culpa, é claro que não se deve condenar durante as investigações, mas os elementos carreados para os autos permitem conhecer bem as condutas de cada um dos investigados. Detalhe, a absolvição por falta de provas tb não é sinal de inocência, mas de ineficiência do Estado.

    1. Vai sim Roberto. O Gilmar não vai perder uma boca dessa. Aliás, ele nem quis aproveitar o recesso do STF. Um exemplo de agente público.

  15. Tá muito difícil ser Prefeito ou Governador do RJ. A polícia prende todos. É a profissão mais arriscada do mundo. Ainda bem que temos o Gilmendes pra libertar esses inocentes perseguidos políticos. Tem também a toalhinha “se tu uma benção “ do “curandeiro” Valdemiro Santiago. É só passar a toalhinha na porta da cadeia que some tudo.

    1. Vale até misturar as "mandingas" do "Pedir Bem Cedo" com as do "Val De Tiro Sai Diabo"...

Mais notícias
Assine agora
TOPO