Divulgação/PBH

Chuva causa estragos na relação de prefeito de BH com empresários

01.02.20 10:00

As fortes chuvas que desabaram sobre Belo Horizonte nesta semana também causaram estragos na relação do prefeito Alexandre Kalil, do PSD, com empresários mineiros.

Na quarta-feira, 29, dia seguinte ao temporal que danificou ruas, casas e lojas do centro e áreas nobres da capital mineira, Kalil atacou os “empresários gananciosos” que teriam trabalhado contra a aprovação do Plano Diretor da cidade.

“Esse Plano Diretor, que foi tão massacrado por esses empresários gananciosos dessa cidade, está aí a resposta para eles. Não queriam um Plano Diretor que cuidasse do meio ambiente. A resposta chegou na casa deles, no bairro chique e luxuoso de BH”, disparou o prefeito, que também mora no Bairro de Lourdes, na região Centro-Sul, um dos mais castigados pela chuva.

A resposta veio na quinta, quando o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, a Fiemg, Teodomiro Diniz Camargos, afirmou que Kalil não fez os investimentos necessários nos três anos de governo e agora “procura alguém para transferir responsabilidades”. “A repercussão dessa fala foi a pior possível. É uma ilação absurda do prefeito, que não se trata de realidade”, disse Teodomiro Diniz.

Na sexta, a Fiemg divulgou um levantamento que aponta baixos investimentos da gestão Kalil na prevenção a chuvas. O estudo mostra que, dos 40 bilhões reais em receitas da prefeitura, apenas 111 milhões foram investidos em obras para evitar os problemas.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quando vão prender Pimentel ladrao e Gilma? Ladroes corruptos do erário público. MG está entregue aos desmandos de políticos desonestos. Ah e o xêrador?? Por onde anda aquele vagabundo?

  2. Li e concordo com a maioria. E não dá para desculpar ninguém até hoje. Até o Kalil tem razão ao falar do plano diretor apresentado. E aqui ninguém paga nada ,o judiciário proteje todos os corruptos recebendo nosso rico dinheirinho como pagamento.

  3. Sei muito bem o que estou falando pois trabalhei para subsidiar a elaboração do Plano Diretor de 1996 e todas as recomendações que fizemos não foram seguidas pelos prefeitos, desde então. Agora vêm uns empresários idiotas querendo sacrificar o prefeito. A reportagem do Crusóe deveria investigar as causas e não relatar os efeitos desta tragédia anunciada.

    1. António veja o q é a prefeitura de BH hoje. Um amontoado de comunas sem qq planejamento, mamando nas tetas do IPTU E até tentaram, mas ñ vêm conseguindo, aumentar IPTU e impostos. Aprovação de projetos, andamento de serviços à população, prestação de serviços caótico. Tudo bem, nas ñ é culpa d'ele. Então se ñ sabe resolver, pq ñ se abdica do trono? O Théo da presidência da fiemg rebateu ontem o Kalil, q tenta culpar empresários! Será q ñ é pq ñ conseguem nada se ñ tiver grana na frente?

  4. Kalil não tem nada a ver com isso; o problema é muito antigo e impossível de solucionar em tão pouco tempo. A cidade é um caos urbano, destruída pela especulação imobiliaŕia inconsequente. O pior prefeito que a cidade teve nos últimos tempos é um cara chamado Patrus Ananias, responsável por alterar a lei de ocupação e uso do solo no Plano Diretor de 1996 e permitir o monstro urbano que hoje é o bairro Buritis. Todas as recomendações expressas no Plano Diretor não foram cumpridas.

    1. Concordo que a prefeitura de BH é uma podridão geral, instituída por Patrus Ananias a partir de sua desatrosa gestão. Agora, responsabilizar o prefeito pela tragédia atual, não é de bom senso. BH precisa, no mínimo, de 50 anos de obras para voltar a ser uma cidade ambientalmente e urbanamente segura.

    2. Incoerência sua Ananias. Quem administra desde Ananias é o PT, q ñ pode tocar em nada q vira merda. Roubam e deixam roubar tudinho e nada fazem. São acéfalos. Kalil sequer desaparelhou a prefeitura. Amigo de Pimentel, deixou Maria Caldas e sua trupe. Arrogante, promete o q ñ sabe fazer. Se responsabiliza por mortes havidas, pq aqui é BRASIL, senão estaria banido da política. Preso nunca, pois aqui temos esse STF, onde Safados Têm FORO.

  5. Este prefeito Safado Que durante anos não pagou os IPTU de vários imóveis e que sempre ataca pessoas que trabalham e luta pela cidade. Este falastrão de pior qualidade deveria ter vergonha na cara e deixar de culpar outros pelas sua faltas e incompetência Quem puder dê uma andada pela cidade e veja com esta está abandonada Passeios destruídos Nada fez pela cidade além de destruir o que ainda restava #forakalilfalastrao

  6. Demagogo, autoritário e um péssimo administrador. Há muito tempo que a cidade está feia e mal cuidada, para se ter idéia da inaptidão administrativa, sequer míseras luzinhas de natal nos pontos tradicionais a cidade mereceu.BH não tem mais o brilho de outrora, a cultura totalmente esquecida, eventos...nenhum! Bem, melhor parar, se não, o comentário vira roteiro! Há, mas teremos Carnaval mesmo assim!

  7. Esse é o prefeito que todo o ano se diz culpado pela sua incompetência de gestão, mas que vai tentar a reeleição e muito dos afogados vão votar nele!

  8. sou de BH e discordo de ambos: NENHUMA CIDADE tem estrutura para o volume de chuva que caiu em 1 dia:quase 1000mm!!! só uma observação: a impermeabilização do solo por milhares de habitaçoes necessarias pela proliferação de HUMANOS como ratos-em geral da classe baixa-, torna impossivel um rio receber TODA a agua que devia se infiltrar no solo gradativamente... não me importo de fazer um comentario NÂO POLITICAMENTE CORRETO pelas leis dos esquerdopatas /esquerdalha !!!

    1. Amélia vc ñ é de BH ou é a Maria Caldas!!!Comentário ilógico e desnecessário, tipo GM

  9. Se declarou responsável pelas mortes, porque está no Brasil, onde a injustiça tem assinatura e incompetência da própria justiça, esta que somente um dia nos prestará, se passar por uma AUDITORIA EXTERNA. Nada de LAVATOGA, pois os safados fisiológicos, bandidos do centrão e orcrims partidárias, são protegidos pela justiça à partir de membros do STF, q ali chegaram pelas mãos de presidentes assassinos, q dizimam gerações de brasileiros, como Collor, Sarney, Lula, temer, Dilma.

  10. Mais um político que não cumpre as promessas: nas inundações no vilarinho com mortes, bateu no peito e gritou que assumia a responsabilidade e que o fato não repetiria mais. A natureza insiste em desmoraliza-lo. Lixo moral e administrativo!

  11. Kalil é um populista arrogante e mal educado no trato, que ñ topou o plano de Zema, um governador correto finalmente, que fez acordo c 95% dos municípios, p restituir em parcelas, a grana q Pimentel roubou de Minas e do Brasil. Ainda assim, nesta semana Zema repassou excepcionalmente, milhões, demonstrando ser o verdadeiro estadista. O Théo foi muito feliz e Kalil deveria abdicar-se do trono, junto c a Maria Caldas e a petralhada q descuida da cidade há 25anos, desde Patrus Ananias. BH acabou

  12. Isso não é culpa deste prefeito aí. Isso á algo que se manifesta de há muito tempo. Esse prefeito aí só está querendo tirar o dele da reta, culpando seus comparsas os "empresários gananciosos". Façam-me rir... P.S. : E também não só em B.H. é no país inteiro.

Mais notícias
Assine agora
TOPO