Adriano Machado/Crusoé

Clã Bolsonaro bate recorde de gastos com cartões: em 2021, já foram R$ 5,8 milhões

16.08.21 07:01

Desde que assumiu o governo, Jair Bolsonaro tem aumentado sistematicamente os gastos com os cartões corporativos destinados ao pagamentos de suas próprias despesas e as de seus familiares. Entre janeiro e agosto deste ano, a conta atingiu a cifra de 5,8 milhões de reais. O valor é recorde para o período desde 2001, quando os cartões passaram a ser utilizados pelo governo federal. Entre janeiro e agosto do ano passado, a família presidencial gastou 4,5 milhões de reais.

A conta não inclui outros órgãos do governo, como a Agência Brasileira de Inteligência e o Gabinete de Segurança Institucional, que têm seus próprios cartões corporativos. Estão computados apenas aos gastos da família do presidente em viagens e as despesas domésticas, por exemplo. Para se ter uma ideia do que representa o valor despendido pelo clã presidencial, em toda a administração federal 2,8 mil funcionários públicos gastaram, em 2021, 131 milhões de reais por meio dos cartões.

Por determinação do governo, todos os gastos do presidente e seus familiares estão sob sigilo — portanto, não há como saber o que tem sido comprado. O cartão corporativo foi criado para substituir os cheques na administração pública e funciona de maneira similar aos cartões de crédito pessoais ou de empresas,  só que com limites e regras específicas.

Antes de chegar à Presidência, Bolsonaro tinha um discurso crítico ao excesso de gastos com os cartões corporativos e condenava, principalmente, a falta de transparência nas prestações de contas. Em agosto de 2019, já no Planalto, ele disse que iria divulgar as informações detalhadas dos gastos pessoais: “Vamos fazer uma matéria amanhã? Vou abrir o sigilo do meu cartão. Não precisa quebrar o sigilo. Vou abrir o sigilo do meu cartão. Pra tomarem conhecimento quanto gastei de janeiro até o final de julho. Tá ok, imprensa?”.

Na Câmara dos Deputados, há projetos de lei que buscam acabar com o uso dos cartões. Já no Tribunal de Contas da União, o TCU, estão em curso duas auditorias para avaliar o aumento de gastos durante a gestão Bolsonaro.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. todos governos são assim!porém nunca foi uma família inteira de corruptos, milicianos,roubando escandalosamente o País! acabem com estes malditos cartões para todos os órgãos públicos! ensinem cada um viver as custas dos gordos salários! Nojo

  2. E eu ainda estou esperando o Presidente cumprir a palavra dada e tornar público os extratos dos cartões da presidência. Mas será que ele tem caneta bic para isso?

  3. Já sabem o valor, PRA QUE QUEREM SABER NO QUE ELE GASTOU.. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 ???? Pode ter sido numa solução MATA SOLUÇO.. ou TIRA MEDO.. ou CAÇA VOTO.. enfim.. POPULAÇÃO LICXO, NÃO PRECISA SABER o que PAGA PARA A MONARQUIA USAR. Só faltava agora POVO QUERER SABER COMO MONARCAS e seu CLÃ, sua CORTE seus PIMPOLHOS despendem CINCO MILHÕES e OITOCENTOS MIL REAIS em 7 meses e meio. Sou pobre demais pra imaginar como gastar isso nesse tempo. Mas não o bastante pra não pagar o IR q sustenta...

  4. Este LIXO Jair Bolsonaro, que preside o país, tem que ser desinfetado com creolina. Um sujeito abjeto, ignorante, corrupto e mentiroso por vocação. Uma VERGONHA NACIONAL. O nosso "taleban" brasileiro. Eu nunca senti tanto asco e repulsa por ninguém. E eu votei neste estrume...😔

    1. O fdp já sabe que em 02/01/2023 vai passar a morar na PAPUDA. Para este monstro, a eleição em 2022 já era. Não ganha nem para o PSTU.🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

  5. Alberto (Belém-Pa). Este sujeito, cada dia que passa, cada vez que vem à tona os abusos e absurdos perpetrados por seu governo e sua família, mais se torna convincente a percepção de que ele é nefasto para a gestão pública, para o meio ambiente, para a normalidade democrática. Se este estorvo permanecer no cargo até 31/12/2022 o Brasil com certeza ainda experimentará um dos mais conturbados e obscuros períodos de sua história. #BolsonaroNuncaMais

    1. FAMILICIA MALDITA....Por isso o ASNO 171,terrivelmente evangélico,não quer largar o osso. Em matéria de honestidade,só perde pro LULADRĀO..Família (A dele claro)acima de tudo.Verme PISICÃO.

    2. Na verdade Bolsonaro veio para ROUBAR MATAR E DESTRUIR.

  6. Está aí o GOLPE!!! Deu um golpe nas finanças pessoais da familicia , Apto virou Mansão , Moto velha virou Moto nova , Retocada na Micheque (plásticas), Apto para a Carluxa, Apto para o 04 , estão fazendo o pé de meia à custa da fome,morte e desemprego do povo; E estes Gados vagabundos , acéfalos e idiotas vem com a última trincheira contra o comunismo . Vão para puta que pariu !! Cambada de ladrao !!

  7. E agora ?????? Qual a explicação??? Bozistas cegos filhos da puta , tomam vergonha na cara , estão revivendo o passado recente da família do lulaladrao fazendo churrasco na piscina da residência oficial!! Última trincheira contra o comunismo, cambada de GADO otario ,vagabundo igual ao seu Dono !!! Um miliciano que paga lua de mel com a vagabunda Micheque com dinheiro público , não vai meter a mão no Cartão Corporativo!! Terceira Via já !!

  8. Esta criatura demoníaca é um santo, não? Kkkkkkkkkkk. Cadê os bozogenocidas para que zurram por aqui para defenderem o dono deles? Assim não dá ingratos. Afinal de contas a alfafa que vocês comem é paga com o cartão corporativo. Bozistas são criaturas corruptas e decrépitas.

Mais notícias
Assine agora
TOPO