Reprodução/Redes Sociais

CNMP mantém demissão de procurador que bancou outdoor de apoio à Lava Jato

27.01.22 15:09

Por 10 votos a um, o Conselho Nacional do Ministério Público, CNMP, rejeitou um recurso da defesa de Diogo Castor (foto) e manteve a pena de demissão do procurador da República. O colegiado tomou a decisão na tarde desta quinta-feira, 27.

Antigo integrante da extinta força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Castor sofreu a sanção por ter pago com recursos próprios um outdoor enaltecendo o trabalho dos membros da operação no Paraná.

O outdoor com a mensagem “Bem-vindo à República de Curitiba, terra da Operação Lava Jato – a investigação que mudou o país”, foi instalado, em março de 2019, em uma via de acesso ao Aeroporto Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba, e exibia as imagens de nove dos procuradores da extinta força-tarefa.

O CNMP decidiu pela demissão em outubro de 2021 por um placar apertado, de 6 a 5. O colegiado entendeu que Castor violou a atividade funcional com publicidade para promoção pessoal, sem o conhecimento institucional. Nesta quinta-feira, os conselheiros analisaram os embargos de declaração apresentados pela defesa.

O único voto contrário à manutenção da pena de demissão foi o do conselheiro Antônio Edílio Magalhães Teixeira. O procurador da República, porém, não pôde detalhar o posicionamento durante a sessão porque o processo está sob sigilo.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O que fizeram e estão fazendo com a Lava Jato e os seus integrantes, deveria estar despertando na  sociedade, a mesma indignação de 2013. Temos que voltar pra rua em breve, e marcar posição. O Mecanismo já avançou demais. O Mecanismo só tem medo do povo nas ruas. MORO 100% TRANSPARENTE. MORO PRESIDENTE 🇧🇷

  2. Totalmente fora de sintonia essa demissão, quando a comparamos com as injustiças praticadas nessa velha e trambiqueira republica.

  3. Resta a Diogo Castor recorrer à justiça, mesmo correndo o risco do processo cair nas mãos do Quarteto dos Asquerosos: Grande Meritríssimo GM, Levianowski, Dias Toffoli, Kassio Kopia e Kola.

  4. É isso! Assim como Dallaganol e Moro, Diogo Castor "é árvore que deu bons frutos e por isso está sendo apedrejada para que estes caiam e sejam consumidos". No caso, pelos famintos pelo poder. Namastê!

  5. SÓ NA BANÂNIA SE PUNE UMA PESSOA POR DIZER A VERDADE. ESTÁ TUDO DOMINADO. NO BRASIL O CRIME COMPENSA POIS PROTEGE OS CRIMINOSOS PODEROSOS, SUAS FAMÍLIAS E SEU AMIGOS.

  6. República de bananas essa nossa. Um profissional dedicado e concursado é demitido e a corja ganha dinheiro em Bsb. Nojento 🤮🤮🤮🤮🤮

  7. A que ponto chegamos. Senador enfia dinheiro roubado no ânus, é flagrado e.. nada. Outro,"parlamentar" desvia dinheiro da saúde e até faz sorteio do produto do roubo e ...nada. Traficante internacional condenado deixa a cadeia "legalmente" graças a um "ministro" do stf.e nada. Como se não bastasse, temos um ladrão ex-presidiário, condenado," candidato à presidência da república! O que não pode é outdoor. Seu autor tem que ser punido severamente!! Afinal, isso é hediondo! Triste.

  8. Agora pagar outdoor por debaixo dos panos para elogiar as ações dos bozolulistas pode, né? Este país está igual ao esfíncter do Joãozinho: totalmente esfarelado!

  9. A inversão de valores é um pesadelo, que precisa passar. Precisamos educar a população para respeitar as leis e a democracia. Esse é o caminho para um processo civilizatório de verdade. Estou indignada com a grande injustiça contra o Dr. Diogo Castor!

  10. parece ser um recado claro da inversão que vem ocorrendo em solo brasileiro, mostrando que o mecanismo que destruíu esse país por décadas venceu e está de volta pra ficar .

  11. Dr. Castor, parabéns pelo seu caráter firme e personalidade forte! O Estado brasileiro está pagando o bem com o mal. Isso é uma bárbara injustiça! O senhor muito orgulha os brasileiros de bem! A sua manifestação foi uma manifestação de seu orgulho pessoal. A sua honestidade revoltou muita gente inescrupulosa.

  12. A melhor resposta deste procurador (que nada fez de errado até porque usou dinheiro do próprio bolso) a este conselho é mandar as favas esta gente e se candidatar a deputado federal e juntar-se ao Deltan pra qdo chegar no congresso mostrar a força da democracia e o que fazem homens de bem como ele. Qual será o salário destes integrantes do conselho??? Por acaso não tem penduricalhos incorporado aos venctos???

  13. JÁ DEVERIA TER SE FILIADO IGUALMENTE DALLAGNOL PARA CONCORRER A DEPUTADO FEDERAL. PRECISAMOS DE TODOS PARA FAZER UMA FRENTE NO CONGRESSO CONTRA A CORRUPÇÃO E COMBATER A FACÇÃO QUE SÃO OS PARTIDOS DO CENTRÃO. DO CONTRÁRIO NO MÍNIMO TERÁ UMA FUNÇÃO NO GOVERNO DE MORO É CLARO. PRA SER SINCERO TENHO SAUDADES DOS DIAS EM QUE AMANHECIA OS NOTICIÁRIOS COM AS PRISÕES E O JAPONÊS DA LAVA JATO CUMPRINDO OS MANDADOS COM VÁRIOS BANDIDOS PRESOS. TEMPOS BONS QUE RETORNARÁ EM BREVE. SALVE MORO E VIVA LAVA JATO

    1. Vc me fez rever as cenas de toda manhã. Que saudade, tempos bons!

  14. Tempos estranhos neste Brasil de hoje, o Dr. Diogo Castor se manifestou com o direito que a constituicao garante a todo e qualquer cidadao que e o direito de livre expressao e sem ferir quem quer que seja, apenas demonstrou como cidadao o orgulho de ter em sua cidade a sede de uma acao da justica brasileira responsavel enquanto existiu, por combater a maior ladroeira dos corruptos. O MP existe pra defender interesses da sociedade, mas, pelo visto...Parabens Dr Diogo, o Sr nos orgulha muito.

  15. Esse negócio tá muito desigual, deviam criar um coselho equivalente para a OAB com membros do judiciário e do MP. Sem falar que o quinto traz para o judiciário advogados que sempre serão advogados.

  16. Demissão. Sei lá, mas me parece desproporcional. Não acontece NADA com funcionário público que rouba. Mas a turma da LJ está sendo perseguida. CNMP é mais uma instituição apodrecida. Eu vejo outdoor por aí de deputado enaltecendo seu trabalho, e NADA acontece. NADA. Perseguição é o que estamos assistindo.

  17. Um absurdo. O sujeito usa seus próprios recursos para colocar um outdoor que não ofende ninguém e perde o emprego. Covardia. Gente FDP essa que participou disso. Se ele falasse mal da lava jato seria promovido? Que [email protected] de democracia é essa??????

  18. Todo o apoio e cumprimentos dos cidadãos decentes, DR. DIOGO CASTOR. Venha nos representar no Senado!!! Precisamos de BRASILEIROS DE VERDADE que podem lutar pela integridade e pela decência nas Instituições Públicas BRASILEIRAS.

    1. Enquanto isso, contra o cARAS-de-pau e sua conduta vergonhosamente criminosa, o CNMP não toma nenhuma providência, não é mesmo???!!! É revoltante!!!

  19. QUE VERGONHA ,ENQTO ISSO OS MARGINAIS COR RUPTOS TORRAM 💰💰PUBLICO PARA SE AUTOPROMOVEREM .VALORES INVERTIDOS

Mais notícias
Assine agora
TOPO