Reprodução

Com mais de 200 detenções e ‘atos de repúdio’, ditadura cubana impede grandes manifestações

15.11.21 21:17

Cubanos realizaram nesta segunda, 15, diversos atos isolados contra a ditadura comunista. Não foi possível repetir as grandes passeatas do dia 11 de julho porque policiais, membros do Partido Comunista e soldados foram espalhados por todo o país.

Ao menor sinal de alguém se manifestando contra o regime, essa pessoa era detida e levada pelas forças de segurança. Foram registradas mais de 200 detenções e “atos de repúdio“. Esses atos são feitos por grupos afeitos ao regime, geralmente vestindo camisetas vermelhas, que realizam protestos para abafar a voz daqueles que se manifestam de maneira espontânea.

As casas das principais lideranças que estavam organizando a manifestação e de jornalistas amanheceram nesta segunda cercadas por membros do regime. O dramaturgo Yunior García (foto) teve a casa bloqueada pela polícia já no domingo, 14. Impedido de ir para a rua, ele colocou um cartaz na janela com a frase: “Minha casa está bloqueada“. Membros do regime então desceram uma bandeira de Cuba pela fachada do prédio para impedir que ele fosse visto de fora. García só conseguiu ser fotografado com uma rosa branca.

Ao redor do mundo, cubanos e simpatizantes realizaram protestos em pelo menos 120 cidades. No Brasil, ocorreram manifestações em São Paulo e Porto Alegre.

Em São Paulo, cerca de 20 cubanos vestidos de branco e também com rosas brancas se concentraram na praça Zilda Natel e desceram caminhando em direção ao consulado de Cuba, no bairro do Pacaembu. Quando estavam a cerca de 20 metros do sobrado, eles foram impedidos de avançar por cerca de 50 membros do PCdoB, Partido da Causa Operária e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Os brasileiros empunhavam cartazes com o nome do pré-candidato Lula e imagens de Che Guevara. Vestidos em sua maioria com camisetas vermelhas, eles acusavam os cubanos de serem mercenários pagos pelos Estados Unidos e pela agência de inteligência americana, a CIA.

CrusoéCrusoéCubanos com rosa branca e manifestantes pró-ditadura em São Paulo
Sem poder chegar até o consulado, os cubanos se sentaram na avenida e ergueram rosas brancas e cartazes pedindo o fim da ditadura. A flor é uma referência ao poeta e herói da independência cubana, José Martí. “Cultivo uma rosa branca, em julho como em janeiro, para o amigo sincero, que me dá sua mão franca“, diz um poema de sua autoria.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Tá certo. Esses manifestantes está colocando em risco as bases democráticas país. Segundo nossa turma democrática da esquerda.

  2. Ué os partidos de esquerda que sempre batiam palmas para as ditaduras democráticas latina não vão dizer nada. Nem uma palavrinha amiga, ingratos.

  3. a "classe" artistica brasileira acha que o povo cubano é ingrato e e a classe artistica da coreia do sul é reacionaria os sulcoreanos deveriam imitar os artistas da coreia do norte aqueles sim sao livres e criativos.

  4. Eu previa que a manifestação ocorreria. Mas subestimei uma variável. Quanto que o PT desviou de dinheiro dos brasileiros, para fortalecer a ditadura cubana. Ainda acho que a Revolução Democrática vai acontecer em Cuba. Mas virá com sangue. E infelizmente, muito desse sangue, será derramado pela força dos nossos reais. Pela liberdade do povo cubano. Moro Presidente 🇧🇷

  5. É incrííííível como essa raça comuna engessada jamais se toca, em lugar algum do planeta. Mas, com detenção ou sem detenção, com repressão ou sem repressão, quando a multidão decente se enfurece e resolve peitar e se manifestar, é sinal inequívoco de que a casa do desgoverno já caiu. O desgoverno de Cuba já caiu. A desinfestação é questão de tempo.

  6. Cade os petralhas os pseudodemocratas, ??? Autores e beneficiarios do mensalão, petrolão, etc.... O sonho deles é transformar o Brasil numa Cuba.

    1. Nilson n o caso um cabo e três meganhas com cacete na mão impediu a manifestação de milhares de famintos . pobre povo cubano nós somos eles amanhã? queira Zeus que não.

  7. A maior parte da esquerda brasileira, incluindo o PT e Lula, apoia o regime totalitário cubano. Dá para confiar no "espírito democrático" dessa turma? Não dá. Os cubanos queriam realizar uma manifestação pacífica e não puderam. Absurdo que isto aconteça em pleno século XXI, depois da queda do Muro de Berlim e colapso do comunismo soviético.

Mais notícias
Assine agora
TOPO