Waldemir Barreto/Agência Senado

Congresso aprova orçamento com fundão de R$ 2 bilhões

17.12.19 22:05

O Congresso Nacional aprovou na noite desta terça-feira, 17, o orçamento da União para 2020. O texto aprovado prevê um fundo eleitoral de 2 bilhões de reais para bancar as campanhas municipais do próximo ano, valor maior do que o 1,7 bilhão das eleições de 2018.

Após muita discussão em plenário entre parlamentares contrários e favoráveis, o montante do fundo eleitoral foi aprovado em votação nominal na Câmara, por 242 votos a 167. No Senado, não houve votação nominal. A matéria seguiu para sanção presidencial.

Durante a tramitação da proposta orçamentária, parlamentares tentaram aumentar o valor do fundo para 3,8 bilhões de reais. Mas acabaram recuando diante da recusa do presidente Jair Bolsonaro em sancionar o montante e aceitando os 2 bilhões de reais propostos pelo governo.

Com a aprovação do Orçamento do próximo ano, os congressistas devem entrar em recesso na prática, embora o período de recesso só comece oficialmente na próxima segunda-feira, 23 de dezembro. Os trabalhos só serão retomados no dia 3 de fevereiro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Pra plantar laranjais, pelo país a fora, principalmente,regiões NORTE/NORDESTE.BANDO DE PARASITAS, esse congresso é o CÂNCER da NAÇÃO.

  1. E tem gente achando que estamos em um país sério onde o povo está legitimamente representado. O nosso Congresso está lá para defender os direitos dos eleitores. Não importa se é de direita ou esquerda. Todos querem perpetuar na mamata

  2. A rede financeira da corrupção precisa de novas feridas para sobreviver. Eleições são barbada de fazer notinha. A lava jato recuperou 4bi em 5 anos. A sociedade brasileira parece cachorro correndo atrás do próprio rabo. Falta de liderança...

  3. Gostaria de ter os nomes dos deputados que votaram a favor do fundão divulgados por vocês . Vamos fazer campanha #EuNaoVotoEmQuemUsaFundoEleitoral

    1. Concordo com vc,a imprensa deve divulgar com letras garrafais, o nome desses duzentos e tantos VERMES. Vamos limpar essa POCILGA.Bando de RATOS,sem caráter.

  4. Um absurdo imoral. Por exemplo, a reforma da previdência dos militares, que mexe com centenas de milhares de profissionais que arriscam suas vidas no seu trabalho, vai gerar uma economia de 10 bilhões em 10 anos. Agora, 242 deputados vagabundos aprovam gastar 2 bilhões em 1 ano (20 bilhões em 10 anos) para “comprar” suas reeleições.

  5. Com o fundo eleitoral, o eleitor do PT contribui com o candidato bolsonarista e o eleitor bolsonarista contribui com o candidato do PT, entre outras sacanagens.

    1. Enquanto não temos o voto distrital. Vamos por em prática sua sugestão.

  6. ha muito o que se fazer no Brasil, esse fundao precisa acabar e uma afronta a nossa dignidade. nos falta tudo e temos que pagar para eles nos contarem mentiras em epoca de eleicao. que nojo!

  7. Esse tal de fundão deveria ser extinto. Não existe nenhum fundão para as famílias. cada um cuida do seu pedaço. Bem, vamos ao caso do sustento de partidos e campanhas: Descontar 30% dos vencimentos e demais ganhos de cada eleito pelo partido, descontar 15% dos salários dos empregados dos partidos e criar uma participação pecuniária para os seguidores e afiliados sendo esta decidida pelo próprio contribuinte, sob o argumento se é participante do partido, precisa participar do custeio do mesmo.

  8. Nosso Congresso dá NOJO, e o culpado de tudo isso somos nós, o POVO que aceita tudo isso numa boa, tínhamos que estar em massa no Congresso para exigir a extinção dessa IMORALIDADE que é roubar da Saúde, Segurança e Educação verba para dar para esses vagabundos Políticos para serem reeleitos para continuarem a nos roubar.

  9. O fundão tem um reajuste enorme sugerido pelo governo. Em contrapartida, o salário dos aposentados, coitados, murcha cada vez mais comido pela acelerada inflação. Há governo neste país?

  10. Temos que pegar a lista dos votantes a favor desta VERGONHA do fundão e não voltarmos nestes LADRÕES INÚTEIS e medíocres hipócritas POLÍTICOS do BRASIL

  11. Só tem ladrão neste Congresso. Será que eles não estão vendo a miséria que estão passando os Estados... Veja a situação do RJ e Amazonas principalmente E os vagabundos vão embolsar 2 bi para uma eleição MUNICIPAL, imaginem a próxima Federal, quanto vão levar.

  12. Dois bilhões que vão para o esgoto. Vergonha nacional e apesar do Bolsonaro continuar combatendo o crime em todo o país, este é o verdadeiro soco na cara do cidadão de bem brasileiro que vê seu suado dinheiro sendo jogado no lixo...

  13. Obviamente jogaram um valor lá pra cima para aprovarem um menor. Vergonha, acham que somos imbecis. Bem, boa parte do eleitorado o é, de fato. E há quem esteja comemorando e falando que "a pressão popular conseguiu abaixar o valor" - patético. Num país em que temos pobreza em porcentagens absurdas, este fundo jamais deveria sequer ter sido cogitado. Para cada político eleito teremos gente morrendo por falta de atendimento médico, povo sem saneamento básico, escolas sucateadas e muito +. Absurdo!

  14. Pessoal,para mudar isso, somente, nas próximas eleições votarem em candidatos ou legendas partidárias que realmente tenham em suas bandeiras e prática presente no legislativo o não uso desta "vergonha" chamado fundo eleitoral. Fica uma sugestão : Partido Novo e seus candidatos. Eu somente tenho votado neles.

    1. Isso mesmo, George! O partido NOVO é contra essa aberração. Os deputados votaram contra. Todos eles foram eleitos sem gastar um real dos fundos partidário e eleitoral. O dinheiro está depositado em uma conta do BB. O NOVO quer devolver o dinheiro para ser aplicado em políticas públicas, porém o TSE diz que se devolvido será rateado entre os outros partidos, que já recebem cifras medonhas das verbas públicas, retiraradas da educação, saúde, segurança, saneamento básico. Acorda, povo brasileiro!

    2. Este é o caminho, leva tempo reconstruir um país, estaremos com melhores candidatos nas eleições que virão.

  15. é só com a pressão da população que eles recua,vamos continuar pressionando e nas eleições de 2020 não volta em candidatos que use esse fundo da vergonha nacional...

  16. Só aguardando o tempo passar e finalmente elegermos com nossos eleitos, o Presidente da Câmara, MARCEL von HATTEN e do Senado, SIMONE TEBET e ver a DEMOCRACIA brilhar do CONGRESSO. Ai sim, O FIM DO FORO PRIVILEGIADO será votado na CÂMARA. A CPI DA TOGA acontecerá no SENADO. Em 2021, removamos RODRIGO e DAVI, pedras por todo caminho 2019, embora queiram se fazer, as cerejas do bolo.

    1. Concordo temos que retirar os dois INÚTEIS à sociedade que apenas trabalham em causa e benefícios próprios.

    2. Isso, vamos lembrar sempre desses canalhas, usurpadores e seus antepassados, votar nunca mais🧨🧨🧨🧨👎🏿☀️

  17. Vamos fazer uma retrospectiva 2019 da CÂMARA, do SENADO e do STF, para avaliarmos qual custo-benefício, nós eleitores, que formamos o caixa para pagar os salários deles, recebemos. Analisemos os pontos que RODRIGO MAIA PAUTOU em 2019 e o custo que representou a favor de quem, saúde, educação, segurança. De que valeu a renovação parlamentar?!

  18. Continua a farra eleitoral Que vergonha!! Que pouco caso com as reais necessidades da população. Para mudar isso , só não votando mais nesses políticos irresponsáveis.

    1. Só não votando mais nos PARTIDOS desses políticos irresponsáveis.

  19. Não dá para confiar num Congresso onde vários políticos possuem CODINOME EM LISTA DE PROPINA. Dinheiro do contribuinte é para saúde, educação, segurança e não para partidos. Isso é VERGONHOSO.

    1. A democracia precisa ser financiada pela sociedade civil. Deveria ter sido aprovado o maior valor proposto para o fundo eleitoral para dar autonomia e independência política aos nossos representantes.

    2. O povo para eleger este grupelo? 2 bilhoes? Sangue sugas inescrupulosos!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO