Adriano Machado/Crusoé

Congresso derruba veto de Bolsonaro à ampliação do acesso ao BPC

11.03.20 17:49

O Congresso Nacional derrubou, nesta quarta-feira, 11, o veto do presidente Jair Bolsonaro à ampliação do acesso ao Benefício de Prestação Continuada, BPC. O recurso paga um salário mínimo por mês a pessoas com deficiência e idosos com idade de 65 anos ou mais em condições específicas.

A princípio, para a concessão do BPC, o governo exigia a comprovação de renda familiar mensal de até 1/4 de salário mínimo, equivalente a cerca de 261,25 reais. Com a derrubada do veto, o teto passou para meio salário, ou seja, 552,50 reais.

Ao barrar o projeto, Bolsonaro alegou que o texto criaria despesas obrigatórias para o governo sem indicar fonte de custeio e sem demonstrar os impactos orçamentários, desrespeitando a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

A ampliação do acesso ao BPC deve causar impacto de 217 bilhões de reais na contas públicas ao longo de 10 anos, conforme o secretário de Previdência do Ministério da Economia, Bruno Bianco Leal.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Já que esses congressistas aprovaram sem indicar a fonte de custeio, nós indicamos: demitam 4 a 5 de seus aspones = assessores e teremos din para um uso muuuiiito melhor!!!

  2. Tem que fechar esse congresso urgentemente, tendo em vista a incapacidade dos congressistas e a sua má fé. São uns verdadeiros bandidos, colocando a economia em risco, mais uma vez.

  3. Numa só tacada o Congresso "consumiu' a quarta parte da economia prevista com a reforma da previdência. É "nobre" dar de não beijada para alguns às custas de muitos?

  4. O objetivo do projeto é nobre, mas sem saber se onde virá o $ é absurda a derrubada ao veto. CN empurrando, mais uma vez, o custo à sociedade. Que cortem as mordomias, o numero de parlamentares e as regalias indecentes que haverá dinheiro para isso e muito mais.

    1. outubro está aí, será que é difícil saber quem é quem ? Quem apoia seu prefeito?

    2. Em acréscimo, nos canais públicos, há fontes íntegras e confiáveis, poucas mas, de imensa e intensa repercussão, como O ANTAGONISTA, a CRUSOÉ e mais algumas raridades. Isso a camarilha politicalha de todas as vertentes não controla com suas "fake news" nem com suas "quadrilhas de gabinetes de ódio"!!! Essas importantíssimas vias, as REDES SOCIAIS EM ÂMBITO PRIVADO e as FONTES PROBAS, serão a nossa REVANCHE de séculos e a nossa REDENÇÃO!!!!!! Já podemos nos aplaudir, compatriota MAURÍCIO!!!!!!

    3. É um círculo vicioso, MAURICIO... eles mantêm o povo ignorante e deseducado, que assim vota neles, que continuam deixando o povo deseducado, e o círculo se repete indefinidamente assim por diante. Mas, agora há uma coisa com a qual não contavam e não controlam: as redes sociais em âmbito privado, que ainda que tenham alguns problemas, informam, despertam, conscientizam, possibilitam discussões e romperão definitivamente esse círculo nefasto e predatório.

  5. Obrigada Jose e Elke. Isso nos parece tão claro, ñ é mesmo? Diariamente temos inúmeras notícias da parasitagem geral!! A LAVAJATO já comunicou q devolverá quase 15 bilhões de reais p/ os cofres públicos e já fez praticamente a metade disso. Lógico q há verbas para tal!! O problema, como pontuou o Jose sobre o direcionamento delas, é a quantidade de ralos por onde escoam!!! E os que deveriam dar o mais enfático exemplo, são os q desavergonhada e cínicamente usurpam desses privilégios imerecidos!!

    1. Desculpem-me ambos.... Já reenviei esse comentário no espaço correto abaixo.

  6. vagabundos Unidos jamais serão vencidos, querem afundado país, a gang petista nunca quis esse aumento até perder a eleição e os demais até não poderem roubar.

  7. Bando de bozistas imbecis. Como podem ser contra a ampliação do BPC? O país tem 50 milhões de miseráveis, e futuramente teremos um enorme contingente de idosos fazendo parte deste grupo graças à famigerada reforma da previdência. Como esperam que a economia alavanque e nos tornemos uma grande nação aumentando a pobreza da população?

    1. Imbecil é você! Vai haver quase tantos candidatos ao BPC quanto pessoas que trabalharam arduamente para se aposentarem! Você deve ser parte dos que sonegam bastante ou coisa pior, pois não vê que a conta vai recair sobre os que sustentam esse Estado Beneficente (para alguns), às custas do suor de muitos! Porque você não adota um desses zumbis que um dia serão beneficiários desse BPC?

  8. Desde quando dar um pouco de dinheiro para pessoas com deficiência e idosos necessitados deixou de ser prioridade da sociedade. Somente gente muito ruim, medíocre, egoista e perversa seria contra uma medida assim.

    1. Obrigada e, bem listado e ponderado Marcos/MC77! Perfeito Sueli, a parasitagem é assim mesmo, espantosamente diversificada e abrangente! Estamos juntos, compatriotas Jose, Elke, Marcos/MC77 e Sueli. Somos parte da Resistência que se recusa a entregar o BRASIL para os sanguessugas que empesteiam o país! Iremos sim expurgá-los! DEFINITIVAMENTE.

    2. Concordo, vamos acabar, também, com esta muita vergonha de ex-presidentes receberem aposentadorias com apenas 4 ou 8 anos de mandato, e especialmente, no caso do pilantra e presidiário, tb da malAnta e outros iguais a eles que temos que sustentá-los em todas as mordomias: carros seguranças e os pilantras, ainda, vão ao exterior falar mal do Brasil e do povo que trabalha para pagar as mordomias!!!

    3. Car@s amig@s — estamos sempre na frente! Somos uma ilha em um mar contaminado de fanáticos. Esta mediocridade cívica passará. É tudo uma questão de tempo!

    4. Jose, Odete6 e Elke: Parabéns, vocês estão certíssimos. Vergonha teria sido se o Congresso não derrubasse esse veto. O BPC foi uma conquista da sociedade para idosos e portadores de deficiência que não dispunham de recursos para sobreviver. O que é precioso é que se acabe, nos 3 poderes, com as benesses, gratificações e penduricalhos, indevidos e ilegais, que permitem que milhares de servidores públicos (em especial juízes e procuradores!) ganhem muito acima do teto constitucional de R$ 39 mil.

    5. Ah, e há também as verbas das "lagostas e vinhos ""corvolândicos"", como metáforas simbólicas de todos os desavergonhados e criminosos excessos dessa ""fauna"" na parasitagem do erário!!!

    6. Obrigada Jose e Elke. Isso nos parece tão claro, ñ é mesmo? Diariamente temos inúmeras notícias da parasitagem geral!! A LAVAJATO já comunicou q devolverá quase 15 bilhões de reais p/ os cofres públicos e já fez praticamente a metade disso. Lógico q há verbas para tal!! O problema, como pontuou o Jose sobre o direcionamento delas, é a quantidade de ralos por onde escoam!!! E os que deveriam dar o mais enfático exemplo, são os q desavergonhada e cínicamente usurpam desses privilégios imerecidos!!

    7. Odete — Você, como sempre, está completamente certa. Dinheiro há. Agora se o dinheiro público é bem investido, esta é outra história. O que eu sei é que dinheiro público deve ser usado para amparar os que necessitam. Sem isso, não haveria a necessidade de um governo. Seria cada um por si!

    8. Pois é, José, e é só pegar a verba do gabinete do ódio, os cartões-de-débito-liberou-geral, as "verbas de representação", os "auxílios-paletó", a parasitagem geral, etc...etc...etc.... que dará para pagar com folga o BPC dos BRASILEIROS vulneráveis, não é mesmo, parasitas????

  9. Então é assim? O Congresso vota uma lei e ela vai para sanção ou veto do Presidente, depois o próprio Congresso concorda ou não com esse veto ou sanção? É isso? Palhaçada!

    1. O Maia trabalhou pela manutenção do veto. Ele lamentou muito que parte do Congresso não tenha entendido as consequências desse upgrade nas despesas. Ou esses mais de 300 irresponsaveis sabiam muito bem das consequências. Para eles, quanto pior melhor. Só pensam em eleição e em derrubar o governo. Não trabalham pelo país. Não se preocupam além de seus umbigos. Bolsonaro deveria renunciar, se pensasse no país, pois enquanto for Presidente, esse cabo de guerra cada vez será mais acirrado.

  10. O Congresso Nacional é dominado por uma máfia (Centrão) que não se cansa de jogar contra o País. Precisamos extirpar essa gente da vida pública, pelo voto.

  11. Nosso Congresso é totalmente irresponsável. Não podemos pensar que é "Bolsonaro", mas temos que pensar no impacto para o Brasil. E, no atual momento, é pessimo. O Congresso quer que o politico Bolsonaro dê errado, o Brasil ... esquece. Não estou defendendo ninguém. Penso no Brasil.

  12. nesse congresso, senado e STF só tem gente sacana .. querem que o Brasil volte a ser como era na Era PT .. todo mundo sangrando nosso Brasil

  13. O Bozo está frito. Não tem mais base parlamentar e nem apoio popular. Além disso, é um grande azarado. Desde que ele assumiu a presidência, o Brasil não teve mais nenhuma notícia boa. É desgraça após desgraça! Hora de acabar com isso. Hora de colocar alguém responsável no poder. Mourão já!

    1. Vc é sem noção !!! Não sabe o que fala e nem se conhece. Ignorante mesmo. Inseto

    2. Premonição? Um sambinha que fez sucesso nos anos 50, General da Banda, dizia: "Mourão, mourão, vara madura que não cai, mourão, mourão, catuca por baixo que ele vai". E aí, Mourão? Dá uma catucada nele, para ver se ele sai mais rápido do seu caminho.

    3. Odete. O Brasil cresceria 5% ao ano sem o Bozo. Isto é o certo!

    4. Eu adoraria ver o General MOURÃO lá sem patetóides....

    5. Ninguém apresentou evidências contra o que eu escrevi. Vocês podem fazer coisa melhor?

    6. Esse Jose BOZÓ tá enchendo nossas paciências. É daqueles indignados mas sem ATITUDE.

    7. Sem apoio popular? Vamos ver dia 15 se não mesmo.

    8. José acho que está desinformado, veja qtas mudanças e qtos mistérios estão sendo mostrados por esse governo, o problema qua tem no Brasil são os brasileiros como vc , que só reclama de todos , parece o Villa.. ou pensa que é o Villa reclamão.

    9. Só notícia ruim?! Vc só deve ler o Estadão, a Crusoé, Carta Capital e assistir Goebels News. Vai se informar.

    10. E uma irresponsabilidade do congresso nacional fazer isso em momento que o país atravessa com a pandemia do corona vírus.congresso vagabundo

Mais notícias
Assine agora
TOPO