Divulgação/Fiocruz

Cortes no orçamento atingem Fiocruz, pesquisas e setor agropecuário

24.01.22 11:21

O presidente Jair Bolsonaro vetou despesas no orçamento que somam 3,1 bilhões de reais. Esse valor inclui 1,3 bilhão de reais de emendas de comissão e 1,8 bilhão de reais em despesas primárias discricionárias, ou seja, recursos de ministérios para investimentos e execução de programas. Entre os atingidos pelos cortes estão iniciativas voltadas ao setor agropecuário, pesquisas em vários setores, a demarcação em terras indígenas e saneamento básico em terras quilombolas.

Em meio a uma alta da disseminação da Covid, os cortes de Jair Bolsonaro no orçamento atingiram até a Fundação Oswaldo Cruz, que em breve começará a fabricar a primeira vacina totalmente produzida no país. O presidente vetou a destinação de 12 milhões de reais para a Fiocruz realizar pesquisas de inovação na área de saúde.

Há previsão ainda de cortes de 25 milhões de reais para apoio a projetos de tecnologias aplicadas às políticas públicas de inovação e desenvolvimento sustentável do Brasil. Os recursos seriam executados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

A Fundação Nacional de Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde, sofreu corte de 40 milhões de reais que seriam destinados à implantação de saneamento básico em pequenas comunidades rurais e em comunidades tradicionais quilombolas.

Os cortes no Ministério da Defesa foram bem mais discretos do que em outras pastas. A construção de submarinos, por exemplo, teve corte de apenas 85 mil reais. O mesmo valor foi retirado de outros dois projetos: a implantação do Sistema de Aviação do Exército e da rubrica que garante a manutenção e modernização de sistemas de Comando e Controle do Exército. A sanção do orçamento foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira, 24.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Também esperar o que de um governo de GenocidaSociopata FAMILICIA completamente ignorante, “mau militar”, que só se especializou em Rachadinhas???

  2. O orçamento aprovado pelo Bolsonaro, ataca os 2 pilares da civilização, a democracia e a ciência. Ele não descartou tentar dar um golpe, então os setores alinhados com isso, foram preservados. O cachorrinho de painel de carro (astronauta da pasta da ciência / e o cara se formou no ITA...), deve ter balançado a sua cebecinha positivamente para isso, como sempre faz. É um imprestável. MORO PRESIDENTE 🇧🇷

  3. BOLSONARO, O PREDADOR DA SAÚDE E SEUS DOGUINHOS AMESTRADOS AGINDO CONTRA A POPULAÇÃO BRASILEIRA. BOM SERIA SE HOUVESSE FUZILAMENTO.

  4. MAS PARA ENCHER AS CUECAS DOS ALIADOS COR RUPTOS NÃO TEM CORTE SÓ AUMENTO DE VERBAS .LARA PIOS SEM CARA TER

  5. O desenvolvimento científico e tecnológico é primordial para o crescimento econômico e social do nosso País, mas o governo não tem esta consciência e atrasa o seu progresso. Vamos continuar subdesenvolvidos por um grande tempo ainda. Essa é a cegueira institucional.

  6. ATENÇÃO todos os ANTAS y sus ASININOS! _ Em 22/01/22, o site 'eleicoesaovivo.com.br'deu a largada para mais uma enquete para presidente 2022, com pequenas mudanças nos atores, confiram: _ Bolsonaro(MITO) _ Ex-Detento _ Iscariotes _ CangaCiro _ Chuchu _ Agripino _ Simone Tebet _ Alessandro Vieira _ André Janones e Felipe D'Avila _ ATENÇÃO! _ CORRAM todos lá e votem em seus candidatos preferidos. _ Nem vou pedir votos pro MITO porque ele já ganhou todas as enquetes realizadas em 2021.😆😆

    1. MATHILDA, não sei se estás sabendo, mas recém inaugurei uma "boca" de alfafa, dá uma passadinha lá. 😁😆

    2. Nyco e Mathilda, não necessariamente nessa ordem, vocês são tortos nos seus olhares. Enquanto um é dos muares, o(a) outro(a) é do cara que recebeu auxílio-moradia ilegamente e com o dinheiro dos impostos que vocês (e eu também) pagaram. Pra mudar tudo à vera, só apoiando a quarta via. Tão pensando que vou Lula? Na na na ni não!!! Alessandro Vieira pra empurar pra frente esta m3rd4 de nação

    3. Como vc é um tosco, um idiota, manezão !!! #Moro22

  7. É um absurdo. Vale tudo pra ganhar à reeleição. Desde reajuste do funcionalismo e verba eleitoral. Mas esquece que putros setores se sentirão traídos. Então a iniciativa nunca dará certo.

    1. Joãozinho cada vez mais descontrolado. O que aconteceu muar? Acabou o teu supositório de cloroquina?

    2. Nyco,acho que estamos deixando o Zezinho descontrolado…kkkkkk

    3. Zezinho burro,burro, me planeando? Fiquei surpreso……

  8. Esta é a prioridade do orçamento Bozista: encher os bolsos dos corruptos brasileiros na esperança de se reeleger em outubro, kkkkkkkkkkkk. Não preciso dizer mais nada: bozistas são burros…muito burros. São muares piores do que o Joãozinho e o Nyco Penyco!

Mais notícias
Assine agora
TOPO