Reprodução/Facebook

Nise Yamaguchi se reúne com Bolsonaro

15.05.20 12:35

A oncologista Nise Yamaguchi se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro (foto) na manhã desta sexta-feira, 15, no Palácio do Planalto, fora da agenda oficial. A reunião fez aumentarem os rumores de que a médica poderá substituir Nelson Teich, que pediu demissão hoje do cargo de ministro da Saúde.

Nise é ferrenha defensora do uso da cloroquina no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus, como Bolsonaro prega. O presidente quer que o Ministério da Saúde recomende o uso do medicamento nos primeiros dias após a contaminação. Teich, porém, resistiu e acabou pedindo exoneração.

Segundo pessoas próximas da oncologista, Nise foi chamada por Bolsonaro a Brasília ainda na noite desta quinta-feira, 14. Os dois se reuniram por volta das 10 horas desta sexta-feira, 15, antes do encontro entre o presidente e Teich, quando o ministro pediu demissão do cargo.

Outro nome cotado para assumir o Ministério da Saúde é o do general Eduardo Pazuello. O militar é o atual secretário-executivo da pasta e, conforme revelou Crusoé na edição desta semana, já acumulava poderes no órgão. Com ele, foram nomeados ao menos oito militares para postos estratégicos.

Na prática, Bolsonaro havia montado na Saúde uma estrutura organizada, estável, com disciplina e obediência militares, que deixava quase prescindível a figura do ministro, como se já tivesse se preparando para uma possível mudança. O  deputado Osmar Terra, do MDB, também é cotado.

Mais notícias
Assine agora
TOPO