Nelson Jr/SCO/STF

Cúpula jurídica do governo viaja a São Paulo para conversar com Alexandre

19.06.20 17:24

Em um gesto de pacificação, a cúpula jurídica do governo Jair Bolsonaro viajou a São Paulo nesta sexta-feira, 19, para conversar com o ministro Alexandre de Moraes (foto), do Supremo Tribunal Federal. Participaram da reunião os ministros da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça; da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira; e da Advocacia-Geral da União, José Levi.

O encontro ocorre em uma semana de reveses para o presidente. Com a autorização de Alexandre de Moraes, a Polícia Federal prendeu integrantes do grupo bolsonarista “300 do Brasil” e cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados a aliados do chefe do Planalto. As diligências foram realizadas no âmbito do processo que investiga a promoção e o financiamento de atos antidemocráticos.

Além disso, na quinta-feira, 18, o STF concluiu o julgamento da ação que questionava a validade do inquérito que apura ataques a integrantes da corte e a difusão de fake news e deu aval à continuidade das investigações. Na mira do processo, estão apoiadores de Bolsonaro, inclusive Abraham Weintraub.

Apesar do cenário, oficialmente, a assessoria de imprensa do Planalto afirma que a pauta do encontro entre governistas e Moraes foi outra. Os ministros de Bolsonaro trataram de quatro processos em trâmite na Suprema Corte.

Na lista, está uma ação apresentada pelo PDT, sob relatoria de Alexandre, contra a Portaria do Ministério da Defesa que revogou atos normativos sobre o rastreamento e a marcação de armas e munições no país. Os demais processos são relativos à terra indígena Raposa Serra do Sol; a prejuízos do setor sucroalcooleiro; a indisponibilidade de bens.

Mais notícias
Assine agora
TOPO