Fachin se despede do TSE: “Democracia se verga, mas não se dobra com fake news”

10.08.22 08:25

O ministro Edson Fachin (foto) se despediu da presidência do Tribunal Superior Eleitoral nessa terça-feira (9). Em sua última sessão no comando da Corte, o magistrado voltou a defender as urnas eletrônicas e disse que a democracia se “verga”, mas não se “dobra” com fake news.

“A democracia é condição de possibilidade para coexistirmos em paz. No dissenso respeitoso, no canteiro de obras que é a própria democracia. E mais: hoje tenho também a certeza inabalável de que a democracia se verga, mas não se dobra nem quebra com as fake news”, afirmou Fachin, em discurso.

O ministro assumiu o comando do TSE em fevereiro deste ano. Alexandre de Moraes será seu sucessor na presidência da Corte. Ele tomará posse em 16 de agosto.

Durante sua gestão, Fachin foi alvo de ataques de Jair Bolsonaro e apoiadores, que levantaram diversas suspeitas, sem provas, sobre a transparência do sistema eleitoral do país.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Este ministro foi o protagonista da liberdade do Lula. Ali a democracia se dobrou à corrupção. A liberdade do Lula foi um golpe contra a justiça. É essencial para o exercício da democracia o respeito aos verdadeiros valores humanos. Este cidadão faz parte daqueles "por fora bela viola. Por dentro pão bolorento. O STF se transformou em um tribunal político, onde a conveniência se sobrepõe ao direito. Tratam a constituição como um instrumento de seus desejos.

  2. Democracia desde que um cidadão se submeta à ditadura das côrtes que violam a constituição todos os dias e não ouse contestar a infinita sapiência, onipotência e infalibilidade dos doutos e eternos sinistros das côrtes ... esta a DEDOcracia que despreza opiniões e o livre pensar ... traduzindo mero LIXO a infectar nossas narinas tuteladas.

    1. Pedrinho ... respeito plenamente sua opinião e decisão mas alerto que a sua guerra revolucionária em curso dividiu a nação e assim entendo que o voto deve ser estratégico e votarei no mais capaz de vencer o ladrão que hoje controla e tutela o país por seus tentáculos e acólitos por simples ... idoso e com vida curta não quero morrer escravo ... medite antes de cutucar a onça braba indevassável do Dr. Verboso .. kkkkkk.

    2. Amaury, eu votei no Bolsonaro, e nunca votaria no luladrao, minha raiva e o Bolsonaro ser tão ruim a ponto de trazer os petralhas de volta ao poder. voto nulo e minha opção .

  3. Gostaria de saber do tal ministro o que ele pensa de quem libera cachaceiro, ladrão, lavador de dinheiro condenado em várias instâncias, pra concorrer à presidência da república.

    1. Já que o douto ministro não vai te respionde serve eu? pensa que somos idiotas ao aceitarmso a tutela e ditadira da corte do mal sem nenhuma reação dos pderes ungidos pelo povo e que os representa pelo meddo e terror de represálias ... e se mexer com um mexe com todos ... Mosqueteiros del Rei ou Irmãos Metralha?

  4. Imagine, falando em Democracia. Esse ministro se vergou e se dobrou aos pedidos dos poderosos para livrar Lula e seus comparsas da cadeia. Depois de 7 anos de condenações no STF essa figura petista invocou uma filigrana da Lei para soltar o chefe petista. E a imprensa oficial (do andar de cima) ficou quietinha. Não expos o ministro petista do absurdo cometido. Estamos nesta lamaçal de vergonha e corrupção graças a esse senhor e ao outro "probo" ministro do STF, invejoso do Moro, fazendeiro GM.

  5. E poderia também acrescentar: "O judiciário brasileiro, porém, se dobra, se ajoelha, abaixa as calças, fica de quatro e se vende aos corruptos"!

    1. ...bem lembrado, mas esse velho safado nunca vai reconhecer em público suas mazelas

  6. Estamos acostumados a mal dizer sobre a atuação de servidores públicos da República no BR. Mas, à frente do TSE, o Ministro Edson Fachin foi competente e exemplar, merecendo aqui o meu reconhecimento. Que seu sucessor mantenha a ordem que a CN estabelece para o sistema eleitoral brasileiro como um dos essenciais institutos da Democracia.

    1. Foi "competente e exemplar" ao promover a "descondenação" do ladrão condenado em 3 instâncias. Que se vá para bem longe e não volte. Adeus Fachinora.

Mais notícias
Assine agora
TOPO