Lusa

Deputada pelo Partido Socialista português, orientadora de Kassio diz que dissertação será reavaliada

08.10.20 13:15

“Há um procedimento na comissão científica. Isso tem que ser avaliado, tudo! Eu confesso que é a primeira vez que ouço isso”, afirmou a professora de direito e deputada Constança Urbano de Sousa, orientadora do desembargador Kassio Nunes Marques em sua tese de mestrado na Universidade Autônoma de Portugal. A parlamentar se disse “surpresa” com a revelação, feita nesta quarta-feira, 7, por Crusoé, de que partes inteiras do trabalho do desembargador, indicado para a vaga de Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal, foram copiadas de artigos de um advogado.

“Já não está nas minhas mãos. A partir do momento em que tive conhecimento dessa situação, ao meu ver tenho que comunicar diretamente à universidade, ao departamento”, disse a professora e deputada a Crusoé nesta quinta.

Constança Urbano de Sousa chegou a ser ministra da Administração Interna de Portugal entre 2015 e 2017, no governo do primeiro-ministro Antonio Costa, também do Partido Socialista. Deixou o governo em meio à crise dos incêndios que assolaram o país há três anos. Hoje, ela é deputada e vice-presidente da bancada do Partido Socialista no Parlamento português.

Também professora da Universidade Autônoma de Lisboa, onde Kassio obteve o diploma de mestre em 2015, Constança Urbano foi a responsável por orientar o brasileiro. A dissertação do desembargador foi apresentada em abril de 2015, meses antes de ela assumir o ministério. Constança afirma a instituição é pioneira na identificação de plágios em Portugal. Ela diz que, diante de casos suspeitos, processos internos são abertos e podem resultar na mera correção do texto e até na cassação do diploma, a depender da gravidade do caso.

“Haverá as pessoas que dizem (a mesma coisa) da mesma forma, está a perceber? Isso não pode ser considerado plágio! Outra coisa é fazer uma interpretação do artigo. Aí, se eu interpretar o artigo de uma certa forma, e alguém copiar ipsis verbis a forma como eu interpretei sem me citar, aí já é plágio”, afirmou.

“Uma coisa é dizer que alguém escreveu ‘o céu é azul’ e eu escrever ‘o céu é azul’. Isso não é plágio, é factual, não tem outra forma de dizer. Eu não sei se é o caso. Precisaria ter acesso ao texto e fazer essa comparação”.

Entre os trechos copiados na tese de Kassio Marques, estão passagens idênticas às de trabalhos do advogado Saul Tourinho Leal, o que inclui até mesmo erros de português. Em nota, o desembargador disse tratar-se de “coincidência” decorrente da “troca de informações e arquivos relacionados a um dos temas abordados” com Saul Tourinho. Ele nega ter cometido plágio.

A orientadora da dissertação evitou comentar a justificativa. “Eu não posso comentar sobre um disse-me-disse. Não é sério da minha parte.” Cautelosa, Constança Urbano disse que também quer reavaliar, pessoalmente, a tese de Kassio Marques.

Para identificar os trechos copiados, Crusoé utilizou a ferramenta “Plagium”, recomendada por instituições como a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a PUC-SP, e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a UERJ. “Tecnicamente, fomos talvez a primeira universidade a ter um sistema, um software, em que todos os alunos, quando entregaram sua dissertação, antes submetidos a provas públicas, têm que, além de fazer uma declaração de (que não cometeu) plágio e tomar conhecimento de uma série de normas, submeter (o trabalho) a uma verificação de plágio. Isso é um procedimento comum a todos os departamentos e professores, que fazem essa verificação”, disse a deputada socialista e professora.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A revista pode prestar um grande favor à professora, é só mandar o trabalho do tal Saul, que não se diz plagiado, para que trabalhe na Universidade pela cassação do título.

  2. Inacreditável. Esse governo cai sempre no mesmo erro. Ingenuidade ? Não. Despreparo, maus conselheiros e péssimos assessores. Burrice generalizada. Para o "Capitão" qualquer tocador de boiada serve. Lamentável!

  3. KKKK Partido Socialista e uma mina de corrupção. ele tirou o mestrado foi noutra coisa kkkk Esse partido esta a transformar Portugal numa venezuela da Europa.

  4. Equipe da Crusoé, recomendo que façam também o teste de plágio na tese de doutorado do Kássio, se tem trambicagem na dissertação, há tb possibilidades de encontrar na tese....

  5. Vergonha nacional tudo bem , agora é internacional . Vai até chegar lá mas será outro sem lastro nenhum. Vergonha para faculdades e para suprema corte.

  6. Deveria estar na Constituição: o cara só poderia ser nomeado para o STF depois de uma carreira como Juiz e uma passagem por tribunais superiores...

  7. Se pudéssemos acreditar nos nossos senadores não precisava nem checar. É fazer 3 perguntinhas e pronto. Tá reprovado. É preciso ter seriedade para um cargo desses e isso não existe nem na direita, nem no centro, nem na esquerda.

    1. Esse BOLSOLULA só agrada a quem acha que ele Boluladrao é o mito. Até ser batizado pelo bispo ladraõ no Rio Jordão. Esse BOLSOLULA foi O bispo está preso. Será q o Gilmar vai soltá-lo ou já soltou?

  8. Crusoé lembra se dos desmandos de Lula e Dilma? Lembra que fhc é Lula Dilma deixarem 50 % da população sem esgoto tratado é que a indústria brasileira regrediu 30 anos? Crusoé deixe de ser repetidora da Globo e volte a fazer jornalismo

    1. Olha, não dá mesmo para entender esses palermas.. o que é que esse energúmeno está reclamando da revista? E o que esse bosta ta fazendo por aqui?

    2. Que baixaria é esta, da que seria a Ilha do Jornalismo.

  9. Essa deputada “socialista” vai rever? Assim espero se a Universidade checa caído de plágio esse não precisa nem checar...A checagem lá é excelente....Agora todo mundo tira o seu da reta...

  10. Falando em cola, lembrei de um colega dos tempos de escola primária, que colou toda a prova do colega do lado. Até o nome. Kkkkkk

    1. É Antônio, o esperto não copiou o nome para não chamar atenção que colou.

    1. Os tempos estão mudando, e agora temos acesso a mais é melhores instrumentos de controle e fiscalização dos políticos. Isso é muito bom!! Como é bom que Crusoé faça mais uma vez com seriedade e coragem a sua parte. Parabéns revista sem donos!

  11. 27 anos, minha gente, com esse falsário no STF! Temos que brigar sim, postar, reclamar, fazer surgir mais coisas. E pensar melhor no nosso Senado. Eles são os principais responsáveis. Eles aceitam e aprovam tais barbaridades. Teremos chance em breve de mudarmos 1/3 dos senadores. Isso pode ser usado como pressão. Senador que votar favorável agora nesse falsário deixa de ser reeleito.

  12. Confiou no cargo dele, não é tia? - Ah, o cara é “dizimbargadô”. - Orientar o que? O cara que fez pra ele deve saber o que fez! Agora véi a tona o caso e vem com essa de “reavaliar”. Conta outra. Ou avalia de todos que fizeram e você orientou. Incompetente!

  13. Professora e deputada socialista? Orientadora que não consegue identificar o plágio feito pelo orientado? Qual a credibilidade dessa UAP e dessa "professora"? Tudo muito claro: a quadrilha brasiliense continua dançando em cima do túmulo do Brasil.

  14. Essa senhora não orientou ninguém , pois se o tivesse feito teria visto que o orientado não tinha substância. O trabalho foi um plágio e não teve orientador, por isto ela está assustada!

  15. Pra mim é um orgulho saber que o jornalismo no Brasil, tem essa repercussão positiva e consequências até na Europa. Parabéns à Crusoé! Parabéns aos jornalistas!!!!

    1. Concordo contigo, e não podemos nos calar, apesar que muitas ações do governo estão nos levando a isso

  16. SABIAM QUE SAUL TOURINHO é advogado do escritorio do Ayres Britto, ex-ministro do STF e que tem artigos publicados a com outros ministros, como Gilmar Ferreira Mendes? Tudo junto e misturado....

    1. Achas que com esse lobby vai admitir que Kassio plagiou seu trabalho? Se não entendeu, só desenhando....

  17. Alberto (Belém-Pa). No meio do caminho tinha uma pedra / Tinha uma pedra no meio do caminho / Tinha uma pedra / No meio do caminho tinha uma pedra. A atuação de Crusoé no cenário jornalístico brasileiro trazendo à tona fatos q incomodam àqueles q comandam os poderes da República ou àqueles q pretendem deles fazer parte, me fez lembrar esse excerto do poema "No Meio do Caminho" de Carlos Drumond de Andrade. Crusoé está cumprindo sua missão, qual seja, trazer à luz do sol a verdade dos fatos.

    1. Parabens Crusoé vale cada centavo minha assinatura realmente lava jato e Crusoé são singulares no brasil!

  18. Nada mais importa, Kassio já está no STF. Alguém confia nestes senadores do K-alho? Nem o muda senado tem coragem pra dizer basta. A verdade dolorida é que somos mesmo todos GADO que merece apenas capim, isto se o fogo permitir. Senão meus caros, nem isto. Cada povo tem o político que merece

  19. Nada mais importa, Kassio já está no STF. Alguém confia nestes senadores do K-alho? Nem o muda senado tem coragem pra dizer basta. A verdade dolorida é que somos mesmo todos GADO que merece apenas capim, isto se o fogo permitir. Senão meus caros, nem isto. Cada povo tem o político que merece

  20. Os jornalistas da Crusoé estão de parabéns nesse caso, prestando um serviço inestimável ao país por ter-nos livrado de mais um picareta no STF! Afinal, se não fosse o trabalho sério e investigativo da revista, esse presidente incompetente iria piorar ainda mais o nosso Judiciário...

  21. Nenhum trabalho de pós-graduação é submetido à apreciação de uma banca sem o aval de seu orientador (a). Ficou ruim para ela também.

    1. Também penso da mesma forma. É a Banca que examinou o trabalho? Todos são responsáveis e como tal devem ser punidos.

  22. Vamos aguardar a resposta da universidade UAP de Portugal. Universidade séria ou ? Se em duas universidades no Brasil tem o sistema Plagium qual o sistema que UAP tem? Pelo jeito nenhum.

  23. Tais problemas se mitigam com relativa facilidade, outorgando-se ao copiador distraído o título de Doctor Horroris Causa. Trata-se de mero diploma de mestrado, tão corriqueiro na América Latina como um todo. Mas, dadas as habilidades de reprodução literária, a concessão de um título de Doctor Horroris Causa serviria como uma distinção -- embora dúbia. Como é que Bananinhas não pensam nisso antes de postular superbocas diplomáticas? O tempo tudo ajeita; que tal o Consulado-Geral em Antananarivo?

  24. É nisso que dá escolher nome para agradar à ala socialista/progressista/comunista! Se a indicação foi bem recebida pelo Centrão, pelo Maia, pelo Alcolumbre, pelo Gilmar Mendes e pelos adoradores do Lula, boa coisa não podia ser!

  25. Bolsonaro é o Rei Midas ás avessas, onde põe a mão transforma em pó. Não acho que acabou com a carreira dele, até porque aqui não é um país sério. Mas nos corredores, nas piadinhas, sempre será chacota. Ver o Juiz do Supremo que foi reprovado em dois concurso, que não tinha feito uma pós, pelo menos até ser nomeado.

  26. E o que dizer desta professora/universidade, que em 2015 não foi capaz de descobrir esse plágio? Lá em Portugal, a coisa para respingar para cima dela também...

    1. É nisso que dá escolher nome pra agradar a ala socialista/progressista. Se o nome agradou ao Centrão, ao Maia, ao Alcolumbre, ao Gilmar e aos adoradores do Lula, não podia ser boa coisa.

  27. ô.. ôouuuu..= oooops.. Errinho, oooops.. enganinhos de português já denunciaram mais plágios do q se pode imaginar... Viva Mr gates.. e seu crtlCV.. I love Ti..

    1. Assino desde o primeiro dia, já renovei e, agora sabendo do desembarque destes bolsobostas não deixarei jamais de renovar

    2. Que coisa, né. Já eu, se pudesse, renovava hoje. Renovava, ontem. Só q ainda faltam alguns meses.. Há coisas q se crusoé não existisse.. jamais ficaríamos sabendo. Coisas q não vejo publicadas em outras fontes ou melhor, q demoram mto tempo a sê-lo.. Que siga crusoé, firme, forte e tornando-nos mais saudáveis. Melhor q coloroquina..!!! kkkkk

    3. Se você não faz questão de jornalismo de qualidade e investigativo, volte para a "Falha de São Paulo" e tchau

    1. Essas escolhas precipitadas geralmente dão erradas, o mentor dessa proposta deve ser um habitante das trevas, não em quem devemos confiar

Mais notícias
Assine agora
TOPO