ReproduçãoA live de Maranhãozinho: sorteio de dinheiro para formar base de dados

Em live, deputado do PL flagrado com dinheiro vivo atrai eleitores com sorteio de… dinheiro

04.01.22 07:50

Flagrado pela Polícia Federal com maços dinheiro no curso de uma investigação em que é suspeito de desvio de verbas públicas, o deputado federal Josimar de Maranhãozinho, filiado ao PL, mesmo partido de Jair Bolsonaro, fez uma live de fim de ano com um sorteio para premiar eleitores com — acredite — dinheiro.

A live foi transmitida em 20 de dezembro, a partir de uma praça de Maranhãozinho, a pequena cidade do estado do Maranhão que empresta o nome ao deputado e onde ele iniciou sua carreira política.

Ao pé de uma árvore de Natal iluminada, com um vistoso relógio dourado no pulso, Josimar de Maranhãozinho sorteou, ao todo, cerca de 50 mil reais — para contemplar um número maior de participantes, a dinheirama foi dividida. Alguns ganharam 500 reais. Outros, até 2 mil (assista, abaixo, a trechos da live).

Pré-candidato ao governo estadual, o deputado federal estrelou o sorteio ao lado da mulher, a deputada estadual Detinha, e de seus três filhos. Um boneco de Papai Noel se movia, sorridente, por detrás do clã, que envergava um figurino em nada condizente com a dura realidade da maioria dos moradores da região — o primogênito vestia uma camisa da grife italiana Armani.

A técnica de sorteio era um tanto rudimentar: tiras de papel eram retiradas de um cesto verde acomodado sobre um tamborete. Para participar, bastava que os interessados deixassem o nome completo e o telefone nas redes sociais de Maranhãozinho, via mensagem direta. Trata-se de uma uma prática manjada na política, que permite a candidatos montar um cadastro de eleitores para, por exemplo, enviar mensagens de campanha.

No papel de animadores da live, Maranhãozinho e Detinha disseram que o dinheiro do sorteio tinha origem em doações de “amigos” e “parceiros”, muitos dos quais foram identificados com gratidão durante a transmissão. Eram, na maioria, políticos aliados (muitos deles também filiados ao PL) que, assim como o próprio deputado, têm interesses nas próximas eleições.

O sorteio foi transmitido nos canais de Maranhãozinho na internet. À medida que a live avançava, mais “doadores” eram anunciados. “Aldo Brown, de Porto Rico do Maranhão, diz aqui que vai doar mil reais (para serem sorteados). Obrigado prefeito Aldo! Mil reais!”, comemorou o parlamentar, logo depois de ler uma mensagem que acabara de receber em seu celular.

Para além dos espectadores que assistiam ao “show” pela internet, havia uma plateia presencial, de cerca de 40 pessoas. O esforço para esconder o objetivo eleitoral da empreitada era praticamente nenhum. Antes de o sorteio começar, foi apresentado um vídeo em que um narrador desfiava feitos recentes da dupla Maranhãozinho-Detinha na região, como a inauguração de uma praça de eventos na localidade de Monção.

Ao longo do sorteio, a mulher de Maranhãozinho lia comentários supostamente postados nas redes por quem acompanhava a live. “Tá todo mundo aqui dando palminhas, viu Josimar? Pessoal falando: ‘Eita glória, esse deputado é maravilhoso, meu futuro governador. Josimar de Maranhãozinho, o melhor do Maranhão'”, disse ela em uma das ocasiões.

“Quando o povo quer e Deus diz amém, não tem jeito”, respondeu de pronto o deputado, alvo de pelo menos dois inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal, nos quais é investigado pela suspeita de embolsar verbas de emendas parlamentares que ele próprio e outros congressistas enviam para municípios maranhenses.

“Vamos sortear mais 500 reais, do vereador Jadson”, anunciou Detinha na sequência. A live contou com a bênção de um padre da região. “Pode contar com minhas orações, nosso futuro governador”, disse o religioso, sem cerimônia.

A certa altura, Maranhãozinho se empolga: desde o início da pandemia, era a primeira vez que uma de suas lives contava com público in loco — sim, a exemplo do agora correligionário Jair Bolsonaro, ele costuma fazer transmissões frequentes para seus eleitores.

Girando o dedo indicador, como se desenhasse um círculo no ar, o deputado dá o comando: “Passa a câmera. É a primeira vez que fazemos uma live com plateia. Produção, dá um 390 pra mostrar tudinho”.

No universo paralelo de Maranhãozinho, que parece desconhecer limites (inclusive os da legislação eleitoral), até a circunferência tem mais que 360 graus. O Brasil real se supera sempre, até nos absurdos.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O pior é ter certeza que essa vergonheira toda só é possível com o suado dinheiro do contribuinte via emendas parlamentares recém "concedidas" pelo Capetão para aprovar a PEC do Calote!

  2. Entao, bem lembrado, ACM Neto ganhou as eleicoes com isencao de impostos das classes C, D e F de fudidos, e lascou com as classes A, B. Agora quer ser governador, nao sei qual sera a moeda de troca. Alguma coisa vai acontecer, o que nao falta nunca sao estrategias corruptas. Moro presidente, melhor pra gente do Brasil todo, viu seo JAIR caindo fora.

  3. Gente, apenas para lembrar que votar em político corrupto não é atividade restrita dos maranhenses. São Paulo elegia Maluf e Quércia. O Rio elegia o Bozo. A Bahia sufragava o ACM. Cada estado tem ovary corrupto de estimação. Votar em corrupto parece ser esporte nacional!

    1. Jaime….ACM era corrupto. Qualquer pessoa de bom senso sabe disso. Eu não sabia que ser patriota para você significa ser corrupto. Tem cada um…

    2. O Escândalo envolvendo ACM NETO foi explicitado pela sua VICE, na Prefeitura. Ela afirmou que houve superfaturamento na Licitação para reforma do Cristo Redentor, no Bairro da Barra, em Salvador. Como não houve provas (o que pode significar: desembargadores e juízes comprados), o cara foi saiu incólume.

    3. Já o ACM Neto...todo baiano patriota sabe que João Henrique entregou a Prefeitura de Salvador com rombos nas contas. Nem o PT quis participar das eleições. Não era buraco; era cratera. ACM Neto ganhou as eleições, substituiu João Henrique, e colocou Salvador no lugar. Foi declarado melhor Prefeito do Brasil. Todo mundo que tinha imóvel com valor abaixo de 80 mil ficou isento de IPTU. E quem tinha imóvel com valor superior...ele incluso...recebeu aumento do imposto. Escândalo: Porto da Barra.

    4. Cara, não ouse falar de ACM, O avô, diante de um baiano que viveu e viu as ações de ACM. Era populista? Sim. Mas, antes de tudo, era um patriota. Quantas vezes, no Congresso, exigiu que as Forças Armadas tomassem o Poder para impedir a roubalheira petista?? Ele acusou. Ele apontou o dedo. Ele disse o nome dos Ladrões. O STF? pio. Mudo. Não se mexe com um cara qie tem, como Hoover, dossiê de todo mundo. Foi pego procurando elementos no PAINEL ELETRÔNICO do Congresso para identificar aliados

  4. Dinheiro publico do contribuinte brasileiro roubado por este pilantra maranhense, indigno de representar o seu estado e seu povo. Nao o reeleja povo do maranhao e nem sua esposa deputada. Abram os olhos pra estes pilantras. Moro presidente, melhor pra gente, ja, ja, JAIR caindo fora.

  5. Ao TRE: os contribuintes do BR que os têm como servidores públicos que nos representam exigem que suas excelentíssimas autoridades cumpram suas obrigações, de acordo com o ordenamento jurídico aplicável. Esse “espetáculo” do também representante eleito por parte da sociedade do Maranhão carece de investigação como campanha eleitoral antecipada e suspeita de uso de recurso público indevidamente. Ao trabalho servidores!

  6. Para o povo do maranhao, este tipo de politico o representa bem, seguindo o padrao dos Sarneis e Loboes ladroes, roubam milhoes, distribuem tostoes e o povo morrendo de fome. Para a nossa suprema corte, ainda nao sao provas suficientes pra prende-lo e torna-lo inelegivel. Politico padrao suprema corte, haja visto que os politicos soltos pela mesma possuem o mesmo DNA. Moro sera a solucao, juntamente com seus futuros ministros. Resgataremos o Brasil para os brasileiros.

    1. Não por acaso o Maranhão é um estado atrasado, muita pobreza, falta de cultura, e onde ha ignorancia os pilantras nadam de braçadas e lavam o dinheiro ilicito.

  7. Pois é, dinheiro oriundo dos Estados do Sudeste e Sul, principalmente de São Paulo, através dos impostos federais que pagamos. Deveriam ajuntar os Estados improdutivos num balaio só, diminuindo assim, o número dos políticos, corruptos ou não, q vivem e roubam às nossas custas.

  8. Este tipo de politico representa com todas as honras um estado dos mais pobres do Brasil, de um povo simples, trabalhador e honesto porem que nao tem sabedoria politica pra escolher representantes dignos, e sim escolhe este tipo, ladrao, corrupto, enganador dos eleitores, depois passa os 4 anos roubando, tirando deste mesmo povo, a saude, educacao, seguranca, transporte e tudo mais quanto for direito deste mesmo povo. Moro presidente, melhor pra esta gente.

  9. Parabéns principalmente ao STF por manter impunes os bandidos, outro parabéns a população do Maranhão que votou nele e vai votar e ganhar de novo, pois a população brasileira gosta de criminoso.

    1. Falta pouco tempo para excluírem de vez pessoas honestas e trabalhadoras da política, chegara um tempo em que só estelionatários, meliantes e encalacrados no STF poderão disputar cargo publico.

    2. O Brasil vai bater o recorde de criminosos no poder. Começou com o Lula e deus asseclas petistas e passa por Vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais e senadores.

  10. O que falta para esse deputado ser preso, ainda precisa de mais provas ou ele ainda é considerado apenas “suspeito”?

    1. no Brasil só os três PPP são presos. os criminosos poderosos e seus amigos ficam impunes graças ao STF.

  11. Como não encontram corrupção com o presidente a saída é buscar os corruptos que ainda tiverem qualquer relação com o partido que ele acaba de entrar, procurem no PP que também vão encontrar…

    1. Manda um abraço pro min. do STF que tem o "maxilar bambo". Já diz muita coisa.

Mais notícias
Assine agora
TOPO