Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Desembargador determina soltura de Milton Ribeiro

23.06.22 12:52

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) decidiu revogar a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, detido ontem após uma operação da Polícia Federal o acusar de suposto envolvimento em um esquema de desvios de recursos na pasta. 

Uma nova decisão foi assinada por Ney Bello, desembargador responsável pelo caso. Mais cedo, um primeiro habeas corpus havia sido negado – mas a decisão garantia acesso aos autos do caso pelos advogados.

Na segunda decisão, Bello diz que os crimes imputados a Ribeiro não foram cometidos com violência ou grave ameaça à pessoa. “É celebre [a] expressão Follow the Money que cristaliza toda a utilidade e sentido de elementos dogmáticos para a investigação previstos nas normas processuais penais”, escreveu o desembargador em sua decisão, grifando a expressão e inglês. “A prisão carece de razão de ser.”

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Já era esperado, se fosse ppp, morfaria na cadeia, ainda que tivesse provas de não cometimento. Continua a justiça sendo uma injustiça. Colarinho branco preso, entra logo em ação os que agem pra soltar os corruptos de estimação.

  2. Para alguns juízes, galgar cargos agradando o chefinho é mais importante do que fazer Justiça em suas sentenças... Pobre Brasil, esfaqueado por todos os três poderes... Pobre povo, cada vez mais longe de viver em um país digno e decente...

  3. Art. 149 do CP nesse juiz Morelli PTralha, que quis fazer um teatrinho pra cima do ex-ministro Milton Ribeiro. __ Isso eu conheço como sintoma de desespero, outubro se aproxima perigosamente dos PTralhas, as urnas, antes um trunfo, agora já não é mais pq as FFAA e PF estarão vigilantes, quer queiram, Barroso, Fachin e Xandão, ou não queiram. __ MITO 22, reeleito em 2022 já no 1º turno, nossa última TRINCHEIRA contra o comunismo que ora se esparrama pelo continente americano.

    1. Votar em Bolsonaro no primeiro turno e enviá-lo pro segundo turno só vai servir pra eleger o Lula!!!! Se você é contra o PT, use a cabeça e vote no terceiro colocado nas pesquisas de agosto! Só assim, vamos quebrar a polarização e enfraquecer o Lula no segundo turno, elegendo outra pessoa! Chega de corrupção! Chega de Bolsopetismo!

    1. Tá parecendo mais é com um caso de ativismo judicial ultra-rápido; prende-se num dia e um figurão do trf-1 solta logo. Assim é o país, eficiência judicial só pra os amigos dos amigos.

    2. Ele é um forte candidato, pq parece q já é bandido o suficiente p pleitear uma vaga.

    3. Ney Bello faz parte dos quatro indicados pelo STJ para assumir uma vaga neste tribunal. É apoiado por Gilmar Mendes e tem oposição de Kássio Marques.

  4. no Brasil roubo desvio de dinheiro público, não é Crime? é safadeza mau caráter ,falta de vergonha! É crime sim contra o Erário,e a justiça é conivente omissa,e desprezível proteção

    1. Sônia claro que é crime tanto é que o nosso inflexível STF mantém presos os GRANDES ASSALRANTES DO ERARIO como Lula, Zé Dirceu, Eduardo Cunha, Paloci, Vacari, Delúbio, Cerveró, Alberto Youssef, Cagalheiros, Aziz e aqueles dois chefes do tráfico soltos tem muito mais mas estes chega para mostrar como nossa justiça é dura com ladrões e traficantes ... a propósito você já postou o seu capinzinho hoje fia? Vá seu problema é fome.

Mais notícias
Assine agora
TOPO