Foto: Pokman817 via Wikimedia CommonsRonald McDonald, o mascote por trás da multa milionária à empresa

Dez anos depois, governo mantém multa milionária ao McDonald’s

12.06.23 12:06

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, manteve uma multa de 6 milhões de reais ao McDonalds, por publicidade abusiva voltada ao público infantil. O despacho foi assinado pelo secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, e publicado nesta segunda-feira (12).

No centro da discussão, está o uso do palhaço Ronald McDonald em shows nas escolas brasileiras. Com base em uma ação aberta em 2013, a Senacon concluiu que o mascote da rede de fast food — e um dos símbolos americanos mais rconhecidos em todo o mundo — violou as políticas para a primeira infância do país.

A decisão de aplicar a multa milionária foi dada em 2018, ainda no governo de Michel Temer. A empresa tinha cinco dias para depositar o valor, mas recorreu da decisão.

Agora, novamente, a empresa é obrigada a pagar o valor ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD), que serve para reparação de danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos dos brasileiros.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Enquanto isso, preparam a cartilha do “Como transformar seu filho menor de 5 anos em um Trans”. E o Ronald com essa cara de palhaço…

  2. ""Sanduichinhos muiiiiiito ruins""", caros, mega feios e prejudiciais à saude. Antigamente, no início, eram verdadeiros lanches saladas, c/fatias espessas de tomates naturais, outros vegetais debordando e proteínas reais em espessas camadas, havia ingredientes saudáveis e alimentos verdadeiros, exceto pela batatinha que sempre foi ultraprocessada.

    1. Porque não substituem tais porcarias (lucrativas, claro! 😖) por deliciosos alimentos, saudáveis e, muiiiiiiiito mais lucrativos ainda???!!! 🙂.... É 🤔 difícil entender a mentalidade perversa e tacanha de alguns mega empresários, em acréscimo criminosos e covardes aliciadores de crianças. 😠😠😠. Multas e proibições neles!!!!

    2. Mas transformou-se na horrível comida lixo com meros "filetes" de alguma proteína irreconhecível, sem nada de verduras fartas e verdadeiras e, recheada com ultraprocessados que envenenam as pessoas.

  3. Quero ver se vão ter o mesmo cuidado com shows erotizados para crianças com pole dance e figurino sadomasoquista... um modismo bizarro vindo de EUA/Europa e já deve estar chegando aqui

    1. De fato, em certos bairros onde a polícia não entra tem já tem uma prática asquerosa envolvendo funk e novinhas (meninas de 11, 12 anos)... mas agora nos outro bairros onde a polícia entra e habitado por pessoas que se dizem muito conscientes vão começar a promover shows erotizados para crianças com a suposta alegação de que seria em prol de grupos oprimidos pela sociedade...

    2. Acho que este "modismo" já exite no Brasil há bastante tempo, naqueles bairros cariocas e paulistas, aonde a polícia não entra.

Mais notícias
Assine agora
TOPO