UN Photo/Eskinder Debebe

Discurso de Bolsonaro na ONU provoca apreensão no Itamaraty

05.09.21 16:15

A notícia de que Jair Bolsonaro irá a Nova York no dia 21 de setembro para discursar presencialmente na sessão de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas vem gerando um clima de apreensão no Itamaraty.

A preocupação de embaixadores brasileiros é de que o Brasil “transmita as mensagens corretas”. A interlocutores, o chanceler Carlos França tem dito que “muitas pessoas estão trabalhando” nesse sentido, referindo-se a ministros e auxiliares presidenciais. Estão bem vivos na memória dos diplomatas os discursos “constrangedores” de Bolsonaro na ONU em 2019 e 2020.

Tradicionalmente, o Brasil inaugura os pronunciamentos de chefes de estado na Assembleia Geral, antecedendo os Estados Unidos. Com isso, Bolsonaro deverá cruzar pessoalmente com o presidente dos EUA, Joe Biden, ainda que por um breve momento, na antessala do plenário da ONU. O Itamaraty ainda tenta viabilizar um encontro formal de Bolsonaro com Biden – seria a primeira conversa entre os dois.

Em Washington, Bolsonaro ainda sofre resistência. Recentemente, durante visita de uma comitiva liderada por Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Bolsonaro causou perplexidade ao repetir a cantilena de que Biden alcançou a presidência dos EUA graças a uma eleição fraudada.

Estava na sala Juan Gonzalez, diretor do Conselho de Segurança Nacional para assuntos relacionados à América Latina, um dos principais auxiliares de Biden desde o governo Obama. Depois do episódio, o Itamaraty acionou diplomatas graduados para que tentassem reabrir o diálogo entre o Planalto e a Casa Branca, mas a missão é considerada “complicada”.

Enquanto não consegue um espaço na agenda de Biden, o presidente brasileiro já tem encontros previstos com Antonio Guterres, secretário-geral da ONU, e com Charles Michel, presidente do Conselho Europeu.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Vergonhoso permitir que um louco desequilibrado e tosco fale em nome do Brasil. Mandem o Mourão e deixem o miliciano falando com o seu gado no cercadinho.

  2. Melhor ele não participar da Assembléia Geral da ONU. Sujeito asqueroso, horrendo, sociopata, incapaz, criminoso, adepto a necropolítica. Não dá mais para suportar sua inação e ataques a democracia Brasileira. IMPEACHMENTJÁ.

  3. Este língua presa , intestino trancado vai achar que está no cercadinho, já fez fiasco 2 discurso, agora ainda para desespero do país , quer BIS!!!! O pior, que todo idiota , este miliciano e dos piores, pois é um IDOTA com ATITUDE!!!! RUA BOZOBOSTA!!

  4. Imaginem se vão deixar Biden se encontrar co Bolsonaro depois de td que falou e ainda fala das eleições americanas.

  5. Se pensar no estrago que esse sujeito causa normalmente cada vez que abre a boca, melhor seria nem ter presidente atrapalhando, que o cargo fosse vago.

  6. Pois é... o “CRINJÃO” do Vale do Ribeira realmente preocupa todo o Itamaraty. Se ser CRINGE significa causar vergonha alheia, o Presidente é um inequívoco e autêntico exemplo disso. É mesmo para ficar apreensivo, principalmente pelo motivo de que o furor dos que o aplaudem continuam a incentiva-lo nesse circo de horrores! Felizmente a vida do país é mais longa que a de seus governares medíocres, mas o triste é que coincide justamente com minha contemporaneidade! O preço dessas é muito alto!

    1. Se conversar besteira tem que fazer como o Rei da Espanha mandar "calar a boca" Abestalhado

  7. Diplomatas com medo do pronunciamento do presidente. O nível de constrangimento que alcançamos é impressionante. Há quem o defenda, mais impressionante ainda.

  8. É lamentável e triste para os brasileiros honrados, decentes e honestos, ter um presidente onde exista este nível de preocupação. Que ele não bos-te-je.

  9. Imagine-se a quantidade de besteiras predatórias que esse néscio proferirá para o planeta inteiro, como se nos representasse de fato!!!! 🤮🤮🤮😤😤😤😖😖😖.... Esse "magdo" deveria dizer apenas 'bom dia, obrigado' e sair o maaaaiiiissss rápido possível!!!! 🤐🤐🤐🤐🤐🤐

  10. Discordo completamente deste análise. O discurso ambientalista que se espera do Brasil, não coadunam com a nossa vocação de potência agrícola mundial. O discurso ambientalista favorece os agricultores europeus e da América do norte, nossos concorrentes. Preservações compulsórias de 80% que se impõem aos agricultores da Amazônia legal são um verdadeiro confisco e uma insanidade aplaudidas por lideres e fazendeiros estrangeiros concorrentes.

    1. O presidente da Associação do agronegócio afirmou, por meio de uma entrevista recente, que se sente envergonhado com a política do governo em relação ao meio ambiente, tanto que essa associação assinou o manifesto em favor da democracia.

    2. Discordar é normal ,o incrível é adotar a postura cega de quem não quer enxergar.

    3. Besteirol. Sem florestas não haveria chuva e nem controle de pragas e, portanto, não haveria agricultura alguma. O agronegócio moderno já entendeu isso, mas os grileiros Bozistas não. Por fim, o agronegócio usa muita terra (50% do país), 75% da água, emite 80% do carbono e é o maior poluidor dos nossos mananciais. Tido isso para produzir menos de 25% do PIB, isso quando as commodities estão em alta. Portanto, péssimo negócio para a sociedade sob qualquer perspectiva.

    4. Caro Antônio. O excepcional ganho de produtividades do agro negócio ao longo da última década já mostrou que não é preciso avançar sobre questões pétreas do meio ambiente e auxiliar contra o aquecimento global.

    5. Suas ponderações são com vistas exclusivamente ao momento atual… O planeta está aquecendo. Os mares estão invadindo os litorais mais e mais. Os alertar vem dos cientistas em todo o mundo… Será que o que está dizendo é que teremos de degradar mais para produzir mais? Será que somos tão INCAPAZES de aumentar a produção através de técnicas e tecnologias de ponta???… Há ou não países que mesmo mediante clima menos favorável conseguem lograr êxito na empreitada ruralista?…

  11. Sasinhóóóra... que todos os deuses nos acudam!!!!... O traste é incapaz de aprender e apreender um única coisa que preste nessa caixa craniana vazia de integridade e capacidade de cognição!!!! É perfeitamente igual ao marginal luladrão e isso significa mais desmoralização direta do ultrajado e vilipendiado país!!!!

    1. Sasinhóóóra... que todos os deuses nos acudam!!!!... O traste é incapaz de aprender e apreender um única coisa que preste nessa caixa craniana vazia de integridade e capacidade de cognição!!!! É perfeitamente igual ao marginal luladrão e isso significa mais desmoralização direta do nosso já ultrajado e vilipendiado país!!!!

  12. Não precisam se preocupar. Ele vai falar a verdade e os aristocratares deste mundo vão engolir seco. Não tem que falar bonito para vagabundos. Líderes podres, como foram os nossos até poucos anos atrás, fazendo acordos e barbaridades das mais cruéis contra seus povos. Canalhas. Isso tudo orquestrado e planejado pela ONU. Vergonha

    1. vai falar besteira assim na China.zparece o discurso imbecil do energumeno que pusemos para nos "liderar"

    2. Engolir seco o quê???… Olha só Israel… Investe em tecnologia e consegue ter vasta produção agrícola no meio de um deserto… O que falta no energúmeno presidente atual e seus antecessores é a capacidade de investir no hoje para preservar o amanhã. Os estragos ambientais já ocorreram e logo serão sentidos por todos? Quem em sã consciência destrói seu próprio lar???… O países deveriam se unir e enquadrar com sanções todos os que quebram regras ambientais!!!

    3. Júlio Jumento, como sempre, zurra! Zurra Júlio Jumento!

  13. Mais uma vergonha a vista! Infelizmente nosso país só tem colecionado presidentes que não refletem a grandeza de nosso povo. TRÁGICO.

  14. Discurso constrangedor de Bolsonaro em 2019 e 2020? Meu paif, sonho com o dia em que o jornalismo, até mesmo em respeito à própria classe profissional, passe a colocar a verdade acima do ativismo político-ideológico.

    1. Externe aqui algum discurso apreciável de nosso líder Equus africanus asinus?… Ele conseguiu a proeza de superar até à DilmANTA… Deveria ir ao Guinness Book 🤣

  15. Mais uma vez o Brasil vai fazer vergonha internacional. Olha essa sequencia de vergonha mundial que nos ja passamos; Lula, Dilma e Bolsonaro 🤢🤢🤢🤮

    1. Temos de buscar… Realmente o cenário dos últimos anos são péssimos, mas deixar como está também não é sábio… Surgiu. Proposta do Alessandro Vieira. Talvez seja uma opção honrável

  16. Espero que até o dia 21, o Presidente terá sofrido o impeachment. Só assim para nao passarmos mais uma vergonha internacional.

  17. Bolsonaro só deveria falar na ONU se concordasse em ler documento preparado pelo Itamaraty, sobre o qual não poderia dar qualquer palpite ou alterar uma só vírgula. Como não vai concordar, melhor não ir. De vexames, bastam os que dá diariamente aqui no Brasil toda vez que abre a boca.

  18. Tranquilis; pelo andar da carruagem com os bozoneros no dia 7 de setembro o Brasil, certamente, será representado pelo PR Hamilton Mourão na Assembléia Geral das Nações Unidas na ONU.

  19. Bolsonaro jamais teve a postura de um presidente da República. Eu achei que sendo eleito, o sociopata deixaria o arroubo do seu temperamento agressivo, as controvérsias e polêmicas, para se concentrar em fazer um bom governo. Porém ele intensificou tudo isso, só sobrando hoje ao seu lado parasitas e malucos, que levam o Brasil cada vez mais para o buraco. Vamos fazer o CERTO, eleger aquele que fez o CERTO SEMPRE. Moro Presidente 🇧🇷

  20. Tudo isso é apenas uma desculpa para torrar a nossa grana para o Bozo ter mais uma noites tórridas de romance com o Felipinho lá na Big Apple!

  21. É um ca fa jes te que está no sentado ba cadeira presidencial que só nos envergonha internacionalmente. Deveria calar a boca de onde só vo mi ta impropérios e falra de eduxação

Mais notícias
Assine agora
TOPO