Adriano Machado/Crusoé

Documentos levantados por Ciro Nogueira atrapalham oposição na CPI

28.05.21 14:25

Aos poucos, a tropa de choque do governo na CPI vai conseguindo, a seu modo, tumultuar os trabalhos da comissão. As centenas de documentos recebidos pela CPI da Covid no Senado sobre o uso de recursos federais por estados e municípios tem atrapalhado a atuação de assessores parlamentares, que precisam trabalhar dobrado para levantar informações e filtrar o que realmente importa para a investigação.

A interlocutores, o próprio relator da CPI, Renan Calheiros, se queixou. São mais de 300 gigabytes recebidos de diversas autoridades, incluindo ministérios, Polícia Federal, prefeituras, governos estaduais e Ministério Público. Uma parte importante dos arquivos que têm chegado é produto da devassa solicitada por Ciro Nogueira nas contas de estados e municípios, com o objetivo de verificar desvios de verbas federais destinadas ao combate à Covid-19.

Nogueira, um dos líderes da tropa de choque do Palácio do Planalto na CPI, solicitou cópia de todas as notas de empenho, ordens bancárias, notas fiscais, processos administrativos de despesa, extratos bancários e documentos bancários de comprovação de todos os débitos e créditos. A ordem deve ser cumprida por todos os estados, pelo Distrito Federal e por cidades com mais de 200 mil habitantes.

Parte da documentação, de natureza sigilosa, fica armazenada em uma sala-cofre do Senado. Nesta sexta-feira, 28, Renan Calheiros e Randolfe Rodrigues, vice-presidente da CPI, devem ir ao local pela primeira vez, acompanhados da imprensa. O presidente da comissão, Omar Aziz, pretende baixar um ato para disciplinar o acesso a dados sigilosos levantados pela comissão de inquérito.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quando a Presidencia ou a Relatoria da CPI, funcionando como assistentes de acusação, juntam documentos é em nome da transparência, isenção e busca da verdade. Quando a situação junta documentos de estados e municipios que usaram recursos federais indevidamente, então aí está "atrapalhando" e "tumultuando" como se fosse desprezivel apurar o que fizeram com os bilhoes recebidos na pandemia. Menos, né seu André.

  2. Diante dessa tosca e explícita manobra diversionista dos capangas do Bolsocheio na CPI, entulhado-a de documentos totalmente inúteis aos objetivos e metodologia da investigação, caberiam algumas perguntas singelas: Por que só agora a atenção aos possíveis desvios, quase um ano depois da alocação dos recursos; por que os órgãos de fiscalização e controle federais não detectaram os ilícitos; será tão irresponsável esse governo, que distribui bilhões sem conhecimento da sua correta aplicação???

    1. Vamos ver, né? tem gente que ainda não se convenceu que o bozolino é genocida elevado ao cubo. Gado cego.

  3. Como pode uma CPI comanda por Aziz e Rezan ter credibilidade? É mandar bandido investigar o assaltado. Só no Brasil.VEEERRRGGGONNNHA.

  4. Coitadinho do Renan, até "se queixou" ??? Muito trabalho, é? Será q ele arrumaria tempo para verificar aquelas notas fiscais frias q ele apresentou de venda de bois, e como o dinheiro da construtora foi pagar a mãe da filha dele em Brasília? Chama-se Renangate. Não teve um final porque ele renunciou ao mandato na época. Trabalha aí, Renan. Ajuda o filho, Governador de Alagoas, com uma boa herança.

  5. André, que tal vc investigar a lambança do Dória sobre " chinês ser levado pelo pescoço " à CPI? Ou resquícios do Mamata Connection passam pano para o genocida de SP?

    1. Pegar pelo pescoço para ter mais vacinas. Era o que o teu mito genocida e débil mental deveria ter feito se fosse uma pessoa normal

  6. Pensaram que ia ser fácil? Perderam muito tempo politizando a porra da CLOROQUINA. Todos eles sabem da ineficácia dessa droga. Era para se pautarem na ciência provando que o BOSTANARO não queria a vacina desde o começo. Governadores,Prefeitos,Secretarios de Saúde devem ser investigados e interrogados mais não pela CPI. É claro que eles se aproveitaram a pandemia. Foi a chance grande para essa turma de ladrões.

    1. E tem mais uma coisa. Uma CPI como essa da trabalho e os senadores devem está preparados e ter o mínimo de conhecimento sobre a pandemia. Deu para vê que as perguntas muitas vezes não faziam sentindo de serem feitas. As respostas eram longas e sem nexo. Ninguém argumentava,só brigavam e tinha baixaria também. Não vai dar em nada porque da muito trabalho uma coisa que político não gosta é de trabalhar. Muito tempo e dinheiro perdidos para uma discussão que todos sabemos quem são os culpados.

  7. Essa cpi é uma palhaçada. Sabíamos que seria assim. A situação só quer tumultuar e desviar a atenção ao que interessa. Não vão falar do dinheiro que o governo federal liberou a municípios sem necessidade? E que isso encheu os olhos dos prefeitos????

    1. O foco da cpi é a vacina, cuja falta patrocinada pelo teu mito provocou a morte de centenas de milhares de brasileiros

    2. Agora essa CPI Vai moderar seus instintos de destruição do presidente. Pois vai ter que engolir as roubalheira de governos prefeitos e secretarios com o dinheiro para amenizas sifrimentos e vidas.

Mais notícias
Assine agora
TOPO