Roberto Casimiro /Fotoarena/Folhapress

Doria diz que escolha de segundo da lista garante ‘autonomia’ do MP

06.04.20 10:16

O governador paulista, João Doria (foto), divulgou um vídeo nesta segunda-feira, 6, para anunciar oficialmente a indicação do novo procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mário Sarrubbo. O tucano disse que a escolha do segundo mais votado na eleição interna do Ministério Público estadual significa “prestigiar” a instituição e “garantir a sua autonomia”.

“Como cabe à Constituição, tomei a decisão e fiz a escolha de Mário Sarrubbo.
Isso significa prestigiar o Ministério Público e garantir a sua autonomia.
Essa é a decisão constitucional do governador do estado”, disse Doria, ressaltando que escolheu um dos nomes enviados pelo MP.

No ano passado, o presidente Jair Bolsonaro ignorou a lista tríplice do Ministério Público Federal ao indicar Augusto Aras, que sequer participou da eleição interna, como novo procurador-geral da República.

Em São Paulo, quem venceu a eleição interna foi o candidato de oposição, o procurador Antonio Carlos da Ponte, com 1.020 votos. Nome da situação, apoiado pelo atual procurador-geral, Gianpaolo Smanio, e mais alinhado a Doria, Sarrubbo somou 657 votos.

Esta é a terceira vez que um governador paulista não escolhe o mais votado. No fim de semana, houve especulações de que Doria poderia escolher um nome fora da lista. Há um antigo parecer jurídico do estado que assegura essa possibilidade quando a instituição não envia ao chefe do Executivo a lista tríplice completa. Neste ano, foram apenas dois candidatos na disputa.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Alguém técnico, médico, poderia explicar como o prefeito Bruno Covas, com câncer, em quimioterapia, metástase, segundo gl1,fsp,veja, outros, NÃO adquire, contrai o vírus chinês?

    1. Tá difícil, só com muita reza, já esquerda, a mídia corrupta médicos nada sério estão com ele!

  2. O Doria é um traira do Bolsonaro que foi quem o elegeu! Também é traira o sempre errático Capitão, por ter traído o meu voto ( e de bem mais de uns 50 milhões, mais da metade de antipetistas roxos, cansados das roubalheiras da gang do Lula e outros crentes no “Mito”, já descrentes. Só lhe sobram agora seus alegres militantes desvairados e os miseráveis de sempre (que se agarram desesperados e ainda esperançosos, em demagogos baratas... digo, baratos... digo, quá: deixa ficar “baratas” mesmo, pô!

  3. Tão improbo quanto a tua conduta como ser humano, Doria. Tu não verás o próximo verão como gerente do Estado de São Paulo, porque o teu impeachment não o deixarás ver.

  4. Dória não precisa do fundão para a campanha próxima. Já tem palanque gratuito e garantido enquanto durar a epidemia. Fácil.

  5. Dória já tem chance de fazer apresentação de programa de TV, quando sair do governo já pode fazer apresentação de BBB etc. até que ele é bom de fazer Tv.kkk

  6. Esta lista tríplice é uma invencionice. É prerrogativa tanto do presidente como dos governadores escolherem quem eles acharem melhor para o cargo.A lista serve só como sugestão de nomes. O governante pode não escolher nenhum dos três citados na lista.

  7. DORIANA, saia do seu trono ( bacia da privada) e vai dar uma volta no centro de SP, Consolação, Ypiranga, São João, Duque de Caxias, Luz, Ifigenia, Itapetininga, 24 de Maio, Lgo. do Arouche e adjacencias, se você for MACHO??????

    1. Aí sim, eu também estou aguardando ansioso para cancelar a crosué. Muito fraquinha.

  8. Essa lista é apenas uma sugestão e a escolha do chefe do executivo, seja dentro ou fora da lista, revela quem ele é, de que lado está e o que lhe é caro.

  9. Garante a autonomia dele controlar o milho comido em sua mão. Esse pilantra vai longe. O Bolsonaro, Lula, Dilma, Temer, FHC e Collor serão lembrados como a piada do tenor que quando foi vaiado respondeu: se não estão gostando, esperem para ouvir o barítono.

    1. Dória já provou que tem os piores defeitos, é desleal e traidor, fora o fato de que não pode explicar ter mais de bilhão sem nunca ter trabalhado, além de servir de Intermediario entre empresários e políticos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO