Mateus Bonomi/Crusoé

Eduardo, o 03, reluta em ir para o PL e planeja chapa só com bolsonaristas no PRTB

15.01.22 12:14

O deputado Eduardo Bolsonaro (foto) não deve seguir o mesmo destino partidário do pai. O filho 03 do presidente Jair Bolsonaro reluta em se filiar ao PL e já planeja montar uma chapa no PRTB só com candidatos bolsonaristas à Câmara dos Deputados.

O plano é filiar ao menos 15 aliados no atual partido do vice-presidente Hamilton Mourão em São Paulo e atuar como um puxador de votos na legenda nanica. Eduardo espera ter cerca de 1 milhão de votos e, com isso, eleger ao menos mais dois bolsonaristas só com sua votação.

Na eleição de 2018, o 03 foi o deputado mais votado do país, com 1,8 milhão de votos. Concorreu pelo PSL, partido que Jair Bolsonaro deixou ainda em 2019, após romper com Luciano Bivar, presidente da sigla. Depois, Eduardo esteve à frente do fracassado projeto da Aliança pelo Brasil, sigla que seria criada para abrigar os bolsonaristas do PSL.

Sem legenda durante dois anos, Jair Bolsonaro decidiu se filiar ao PL no fim do ano passado para disputar a reeleição. Foi acompanhado pelo filho 01, o senador Flávio Bolsonaro, e deve levar com ele outros parlamentares da base do governo. Nem Eduardo, ainda no PSL, nem Carlos Bolsonaro, do Republicanos, foram para o partido de Valdemar Costa Neto.

Segundo uma fonte próxima a Valdemar, Eduardo queria ter o poder de montar a chapa de candidatos à Câmara, mas o “dono” do PL descartou essa possibilidade. A meta de Valdemar é eleger 70 parlamentares — hoje são 43.

Eduardo Bolsonaro tem dito a aliados que não quer que seus votos ajudem a eleger deputados que não sejam bolsonaristas — se ele for para o PL, de fato, existe esse risco. Por isso, resolveu bater na porta do PRTB de Hamilton Mourão.

Nos últimos dias, o 03 recebeu carta-branca para montar sua chapa. O partido nanico, que não tem representante na Câmara, é comandado atualmente por Aldinéa Fidelix, viúva de Levy Fidelix, que morreu em abril do ano passado. O 03 já tinha tentado convencer o pai a se filiar ao PRTB no ano passado, mas o presidente preferiu “casar” com Valdemar.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse aí deveria devolver aos paulistas a grana que recebeu durante esse tempo todo e nada fez, além de não ser eleito a mais cargo algum já que só sabe fazer nada, igual ao seu progenitor...

  2. Conseguimos controlar a epidemia causada pelo vírus Bolsonaro no Brasil, através da vacina Moro. Mas infelizmente, a doença causada por esse vírus, UM TIPO DE VACA LOUCA q acomete humanos com baixa inteligência, não vai desaparecer de vez na próxima eleição. O vírus se tornará endêmico. Aos eleitores sensatos, resta não votar em nenhum bolsonarista, e divulgar a segurança e eficácia da VACINA MORO. Moro Presidente 🇧🇷

  3. Paulistas, vocês darão um milhão de votos para este delinquente serial? Se isso acontecer, vocês assinarão o atestado de estado com a maior concentração de beócios no Brasil.

  4. O 🐥 crápula patetóide embachapeiro uílçu xúrxiu bananinha poderia mesmo é ir 'pra tonga da mironga do kabuletê' e deixar de empestear o BRASIL junto com seus comparsas do meio onde chafurdam.

  5. Parabéns Eduardo! Sou fã de sua família! Queria mais 12 anos de governo Bolsonaro! Mas os babacas querem voltar pra trás! Mas vamos vencer, se Deus quizer!

    1. o que o bananinha fez pelo Brasil? com tanta gente bem intencionada com projetos, trabalho para mostrar, paulistas dêem uma banana 🍌 para o bananinha

    2. KKKKKKK, na verdade ele está se preparando para fugir do vexame do pai. E penso que o curral será fechado em 2023, e o gado ficará órfão, ele já entendeu isso.

  6. O que chamam de partidos, na verdade são organizações criminosas. Só pensam neles, e onde podem ganhar mais grana desviada dos fundos partidário e eleitoral, uma vergonha. O povo serve só pra votar nestes bandidos, depois são esquecidos. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 MORO 22 - última esperança.

    1. Paulo, o povo está passando fome, e eles passeando, comprando mansões, surfando, espero que o Bolsonaro e todos os zeros filhos percam em 2022

    2. Este 03 é um imbecil. E conta como certo, um milhão de votos. Não duvido que ganhe. O povo é muito idiota.

Mais notícias
Assine agora
TOPO