Marcelo Camargo/Agência Brasil

Eleições no Brasil são “modelo para o mundo”, dizem os EUA

19.07.22 22:25

Em nota divulgada na noite desta terça-feira (19), a embaixada dos EUA no Brasil descreve as eleições brasileiras (foto) como “modelo para as nações do hemisfério e do mundo”. É uma resposta aos ataques de Jair Bolsonaro contra o processo eleitoral em reunião com embaixadores na segunda-feira (18).

“As eleições brasileiras, conduzidas e testadas ao longo do tempo pelo sistema eleitoral e instituições democráticas, servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo”, afirmou a representação americana no comunicado.

“Os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras. O país tem um forte histórico de eleições livres e justas, com transparência e altos níveis de participação dos eleitores”, acrescentou a nota da embaixada.

 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sem as trampolinagens do cowboy americano ninguém vai na de Bolsonaro, no mundo. Talvez o russo assassino e mais 3 ou quatro. E olhe lá. Discurso para os fanáticos civis e militares. O problema é que estes tem tanques (queimando óleo (e bota fumaça nisto!). Pior, brasileiro morre de medo até de fumaça.

    1. Bilhão de urnas? Está totalmente perdido. Os fanáticos são irracionais. Não sabe nem do que está falando!

    2. Pergunta de quem não entende nada do assunto. Vc esqueceu de perguntar "pq o Banco Central não imprime bilhões de Reais e distribui para os necessitados e assim acabar com a pobreza". Isto é o Brasil na vanguarda. Na vanguarda da estupidez.

  2. Para esclarecimento , nos EUA não existe justiça eleitoral e cada Estado tem autonomia para definir o metodo de eleição. Em NY e outros lugares o voto por correio já existe há muitos anos. por exemplo. Em outros a votação é em papel e em outros ainda é em antigas máquinas de cartão. Por isso temos situações não padronizadas mas é óbvio que nosso sistema é muito mais eficiente e à prova de fraude do que o deles. Fraude aos montes era na época do voto em papel.

    1. Fraude era nos tempos da conferência do papel, o coitado do papel não tem nada a ver com essa história de fraude

  3. Modelo que nenhum país do primeiro mundo adota. Só existe aqui, e no grande Butão. Ou nos estamos errados, ou o mundo.

    1. Kkk...repetindo bobagens que ouve por aí...nem sabe o que está falando. Seguindo o berrante....rs

    2. Vera, vc não sabe nada do que está falando. Está apenas repetindo alguma bobagem que ouviu.

  4. Beleza Paulo. Esta é a pergunta a ser feita, e a resposta na prática contradiz esta afirmação do governo americano atual. Se nossas eleições são modelo pro mundo, por que os Estados Unidos não adotam as urnas e as eleições do modelo brasileiro. É uma afirmação simplesmente mentirosa. Mentira tem pernas curtas, e no nosso caso, o povo já conhece a alma mais mentirosa do Brasil, que é o Luladrão, em conluio com os supremos mentirosos.

    1. Acho que como alma mais mentirosa do Brasil o bolsonaro leva o troféu na disputa com qualquer um. Eles e seus filhos são especialistas em "fake news", o lula foi superado por eles há muito tempo!

    2. Contra fatos não tem argumentos que resistem uma babosice destas. EUA fazendo propaganda gratuita do sistema eleitoral brasileiro ?

    3. Precisa se informar melhor....dê uma estudada no sistema eleitoral americano e volte a argumentar...

    4. Olha que o bozo assassino e tmbm corrupto não esta muito longe de tomar o lugar do nove dedos como a "alma mais honesta do Brasil"...rs. s Se Lula e Bozo se abraçarem, ninguém mais consegue seperar eles.

    1. Antes existiam 3 possibilidades, agora cheguei à mesma certeza que os outros dois!

    2. Abaixo, três palhaços doutrinados, idiotizados e lobotomizados .

    3. Sim, o bolsonaro faz seus seguidores parecerem todos idiotas. Mas eu, particularmente, acho que alguns são apenas ingênuos ou ignorantes.

    1. tinha que ser esquerdista, até a identificação esconde, o tal 🤡

    2. Quanta ignorância...o tenente que virou capitão faz a cabeça de gente pouco esclarecida...

    3. Pq lá, como cá, isso depende de aprovação fo legislativo. E asdim como cá, lá existes um legislativo muito polarizado nos extremos e nas mentiras ideológicas sob o manto de teorias conspiratórias bem ao gosto da classe bovina. Nesse ambiente extremamente polarizado fica inviável tentar qualquer mudança cultural.

Mais notícias
Assine agora
TOPO