Ricardo Stuckert/PR

Em 4 meses, Lula gastou R$ 12,1 milhões no cartão corporativo

15.05.23 07:47

Apesar de criticado intensamente o governo Jair Bolsonaro por gastos no cartão corporativo do governo federal, durante os quatro primeiros meses deste ano o governo Lula arcou com R$12,1 milhões em despesas com esse tipo de modalidade de pagamento.

Os dados fazem parte de um levantamento de Crusoé, com base em informações do Portal da Transparência, plataforma de divulgação de contas do governo federal gerida pela Controladoria-Geral da União (CGU). Os dados consideram as estatísticas publicadas até 10 de maio.

O governo petista, porém, reduziu o número de servidores que possuem o cartão para pagamento de despesas.

Entre 2022 e 2023, ou seja, na saída do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e chegada de Lula, o número de cartões caiu 59%.  O total passou de 5.845 integrantes do governo com o CPGF no ano passado, para 2.395 agora.

Esse é o menor número desde 2019. Durante a gestão bolsonarista, o montante mais baixo de servidores com cartão foi em 2021, quando 3.945 pessoas o possuíam.

O CPGF, conhecido como cartão corporativo, é utilizado para pagamentos de despesas. A lei é clara, a despesa é autorizada desde que “caracterizada a necessidade em despacho fundamentado”.

O cartão é um instrumento de pagamento, emitido em nome da unidade gestora e utilizado exclusivamente pelo portador nele identificado.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Otavio, esta postagem não traz dados necessários para uma mínima análise crítica…. Quanto o governo anterior gastou no mesmo período, poderia até se estender a análise por todos os mesmos períodos no 4 anos do governo anterior. O número de cartões emitidos não significa redução ou aumento de despesas. Desculpe a sinceridade, mas sem dados objetivos e de, isto perigosamente beira mais um mero post de média social do que uma reportagem. Pode atualizar o post com mais dados?

  2. CENSURADO VOLTO ..... é por isto wue a imprensa cúmplice se apressa em acusar o "outro" minimizando a irresponsabilidade do ditador da vez? Em vez de manipular idiotas deveriam mostrar gastos reais de um e outro ou isto deixa o rei nu?

  3. Eis por que a imprensa vagabunda cúmplice se esmera e acusar ao "outro" dos crimes deste canalha ... o país vive sob narrativas criminosas mas os ditadores de nomeada só enxergam o que querem ou o que lhes é permidido ... e o fumo vai entrando no ignaro canelau sem piedade.

Mais notícias
Assine agora
TOPO