Divulgação

Em ano eleitoral é pior: gastança de deputados com passagens e diárias já começou

23.01.22 16:03

Os deputados federais já deram início à temporada de gastança de recursos públicos com passagens e diárias. No ano passado, apesar da pandemia, a Câmara dos Deputados despendeu 1,6 milhão de reais com viagens nacionais e internacionais de parlamentares — quase cinco vezes mais do que em 2020. Neste ano, com as eleições, a expectativa é que a agenda dos deputados se intensifique. E os gastos, aumentem.

É o caso da primeira viagem da deputada Carla Zambelli em 2022. A parlamentar pediu à Câmara o pagamento de três diárias para participar da Marcha pela Vida, evento conservador realizado em Washington. Durante a missão representativa, organizada pelo senador Eduardo Girão, do Podemos, a parlamentar bolsonarista, ainda filiada ao PSL, se encontrou com uma mulher que nasceu a partir de um estupro e virou ativista antiaborto. Para exibir em suas redes sociais a participação no evento, Zambelli recebeu três diárias de 428 dólares, o equivalente a cerca de 2,4 mil reais.

No ano passado, a Câmara já havia financiado uma série de viagens internacionais dos parlamentares. Márcio Marinho e Rosangela Gomes, por exemplo, ambos do Republicanos, participaram da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Guiné-Bissau, na África. O evento ocorreu em julho. Os dois deputados são da Igreja Universal do Reino de Deus, entidade com forte presença e interesse nos países africanos. Os parlamentares viajaram de classe executiva e cada bilhete aéreo custou 37 mil reais.

No mês seguinte, foi a vez de Edio Lopes e Altineu Côrtes, ambos do PL, viajarem a Houston, nos Estados Unidos, para uma conferência de tecnologia na área de óleo e gás. As passagens, em classe econômica, custaram mais de 13 mil reais cada.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Os deputados não trabalham para o cidadão. Os cidadãos que trabalham para manter todas às mordomias dos políticos. E tem imbecil que fica defendendo esses absurdos. Pergunta para um recém morador de rua, que ficou desempregado e não conseguiu mais pagar o aluguel, se ele acha certo pagar imposto no feijão, para bancar a viagem desta deputada. Políticos gastam em cima da FOME DO POVO. MORO PRESIDENTE 🇧🇷

  2. A nobre deputada Zambelli deveria organizar uma marcha contra o aborto aqui no Brasil, onde ela foi votada e eleita. Nos EUA a vida é bem outra.

  3. Se instauradas as métricas de custo vs beneficio, estas missões ao exterior poderiam ser avaliadas objetivamente por nós contribuintes-eleitores.Cabe aos deputados este trabalho de prestação de contas, não pelos gastos apenas mas pelos resultados esperados ao longo do tempo.Se estes são tangíveis, ótimo.Mas se supérfluos,faltou discernimento e respeito dos deputados ao eleitor-contribuinte.Agora, quero saber se viajaram mesmo de primeira classe ou se sobrou um troco para o bolso deles.

  4. Por que o povo tem que pagar turismo para esses bandidos aproveitadores e ladrões? Essa cachorrada vai acabar, aguardem seus FDP… MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  5. Da nojo. O pior esses deputados são oportunistas, sem conhecimentos, participam só para gastarem o nosso dinheiro. Vamos dar uma basta nisso.

  6. ACABOOU! _ Enquete 'eleiçõesaovivo.com.br' iniciada em 23/11/21 e finalizada em 22/01/22. Eis os números: Total de Votos: 3.099,285 - MITO: 50,4% _ Ex-Detento Cachaceiro: 21,0% _ Iscariotes: Supinos 15,3% _ CangaCiro: 6,4% _ Chuchu: 2,7% _ CB-Daciolo: 1,5% _ Datena: 1,4% _ Marina ET: 0,5% _ Felipe D'Avila: 0,4% _ Agripino: Altaneiros 0,3%. __ ATENÇÃO TODOS OS ASININOS! Acabei de montar uma "Boca" de Alfafa da hora, preços atrativos, podem chegar, ... kkkk!

    1. Kkkkkk. Como é bom ver dois muares Bozistas zurrando juntos a mensagem ditada pelo Carluxo. Seres decrépitos, recolham-se as vossas insignificâncias. O Bozismo acabou. Entenderam muares? Acabou!

  7. Engraçado que este folheto não se escandalizou qdo o ex-detento cachaceiro e sua comitiva de ladravazes fizeram um tour pela europa, muito menos qdo a ex-presiDENTA inoCENTA dilmANTA 'A Feia' viajou por toda a Europa para falar mal do Brasil, todas essas despesas por conta dos impostos do contribuinte.

    1. Kkkkkkkk. Nyco Penyco está cada vez mais delirante. Todo mundo sabe que o Brasil está em ruínas por causa do Bozo. Ninguém precisa ouvir isto pelas bocas malditas do Lularápio e Dilmanta. Os zurros do Bozo e da sua gang são suficientes!

  8. Somos uns otários, bancando diários pra malandros. Porque não pagam com recursos próprios, como qualquer mortal. Acorda Brasil!!! MORO 22, última esperança.

  9. Que subespécie oportunista repugnante.... mas a solução agora é simples.... faxina radical nas urnas e a posteriori.... cadeia neles!!! Uma vez marginais, não deixarão de sê-lo nem após a perda da imunidade parlamentar.... aí nós os pegaremos!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO