Foto: Pedro França/Agência Senado

No Senado, médicos bolsonaristas comparam Covid à Aids e dizem que vacinas causam câncer

14.02.22 15:24

Parlamentares bolsonaristas participaram nesta segunda-feira, 14, de uma audiência pública com médicos antivacina que se transformaram em celebridades pelos ataques à imunização. Durante a sessão, realizada no plenário do Senado Federal, com transmissão pelos canais oficiais do Legislativo, participantes fizeram declarações falsas ou sem nenhum embasamento científico, como a associação das vacinas ao aumento de casos de câncer. O evento organizado pelo senado Eduardo Girão, do Podemos, teve a participação de outros bolsonaristas críticos à exigência da vacina, como a deputada Bia Kicis, do PSL, e o senador Marcos Rogério, do PL.

Deputados federais e senadores contrários à vacinação da população e à exigência do passaporte da vacina discursaram durante a audiência. A deputada estadual de São Paulo Janaína Paschoal, do PSL, também participou do evento e criticou a possibilidade de demissão por justa causa de trabalhadores que se recusam a tomar os imunizantes. “Estamos tratando de restrição e de privação de direitos sem lei que permita”, argumentou a parlamentar, que pretende ser a candidata ao Senado do grupo do presidente Jair Bolsonaro.

Médicos bolsonaristas se sucederam na tribuna do Senado. Muitos deles ganharam notoriedade durante a pandemia pela defesa de medicamentos ineficazes, como a cloroquina, e pelo discurso antivacina. A médica potiguar Roberta Lacerda, uma das mais fervorosas defensoras do uso de ivermectina contra a Covid, associou a imunização a doenças cardíacas e casos de câncer – o despautério é rechaçado unanimemente pela comunidade científica. “Chamo a reflexão de todos aqueles que se submeteram a um screening (rastreio) muito detalhado de suas avaliações cardiovasculares e, como vou mostrar, oncohematológicas. O número de casos de cânceres vai aumentar muito”, afirmou Roberta. Ela citou o suposto caso de um paciente que morreu com “amostras patológicas de lesão pela RNA mensageiro da vacina” no coração. Não apresentou, entretanto, nenhuma comprovação sobre o caso.

O neurocirurgião Paulo Porto criticou as propostas de exigência do passaporte vacinal e colocou em dúvida a eficácia dos imunizantes. “A gente tem outras medidas tão ou mais eficientes que a vacinação, como máscara, uso de álcool em gel e isolamento. Não entendo essa sanha em vacinar todo mundo”, afirmou Porto.

O médico José Augusto Nasser, que se notabilizou pelas críticas à vacinação de crianças, virou uma referência dos parlamentares e influenciadores negacionistas. Ele citou o principal argumento do presidente Jair Bolsonaro e de seus aliados contra o isolamento social para combater a Covid. “Economia e saúde andam juntas”, afirmou.

“Não adianta achar que vai controlar uma doença vacinando 7,8 bilhões de pessoas, isso só faz sentido na cabeça de um sociopata, não na cabeça de um médico”. Nasser afirmou durante seu discurso que o presidente Jair Bolsonaro foi tratado por Vladimir Zelenko, um médico americano de origem ucraniana. Bolsonaro anunciou em julho de 2020 ter sido infectado pela Covid.

Zelenko ganhou fama internacional ao usar estudos sem comprovação científica para defender medicamentos ineficazes. Ao atacar o passaporte da vacina, Nasser fez uma comparação estapafúrdia entre e a Covid e o vírus Aids. “Uma pessoa pode entrar com tuberculose, hepatite ou Aids dentro de um estabelecimento, mas não pode entrar sem passaporte da vacina? E o que tem de diferente por trás de tudo isso?”, argumentou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A Paschoal é a versão de saias do ex-estudante, ex-aspone, e agora político profissional Lindbergh Farias Mas Acabou Não Fazendo Foi Nada: aproveitou uma jangada vazia flutuando por ali e embarcou. Grande senso de oportunidade (e oportunismo). Agora, a Dona Bella das leis parece mais um boneco de posto, não sabe para onde vai. É que agora, não tendo mais uma “causa para defender”, Dona Bella entrou no modo INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA.

  2. Todos estes negacionistas., sejam médicos ou não , o são por serem beneficiários eleitorais e econômicos de público bolsonarista . Comungar com a simpatia dos radicais lhes reverte em votos e dinheiro, afinal volume de seguidores permite ao Google e demais MÍDIAS digitais pagar-lhes pelo prestígio auferido junto a seguidores .

  3. Para os negacionistas da vacina contra a covid 19, recomendo tomar contra aftosa. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE. JAIR caindo fora.

  4. 1- Estes ditos doutores, são em última análise, palhaços fazendo piadas mórbidas, para aloprados baterem palmas. Me coloca numa sala para debater com 10 deles, e eu HUMILHAREI à limitação intelectual desses trastes. Isso, sendo apenas um autodidata, que estudou medicina, CRISPR..., para entender e buscar um tratamento p/ a minha filha, portadora de uma síndrome.

    1. 6- Se ele investe na compra de vacinas, e a aposição aponta como um investimento equivocado, bateríamos na oposição. O Bolsonaro toma a decisão de comprar às vacinas e vira oposição à sua compra. Bolsonaro me cansou. NÃO AGUENTO MAIS OLHAR PARA A SUA CARA NOJENTA.

    2. 5- Agora fato é, que este movimento capitaneado pelo Bolsonaro, pode colocar em xeque todos os bilhões investidos em vacinas. SE OCORRER ISSO, QUEM VAI PAGAR? Quem está arriscando a própria pele no negacionismo? Quem pagou pelas vidas perdidas, pela propaganda de medicamentos ineficazes? Imagina só, o Bolsonaro investe bilhões na compra de vacinas, e depois investe no comportamento antivacina. Isso é contra a lógica.

    3. 4- FRANCISCO, um governo não pode jamais fazer um investimento na compra das vacinas, e diuturnamente atacar a vacinação. Bolsonaro conseguiu provar que as vacinas são perigosas? Obviamente não. Que cientistas? Esses bolsonaristas VIVEM DISSO. Pergunta para eles quando as vacinas farão mal? Daqui 10 anos, 20 anos, 100 anos, 200 anos? É piada. Eles não conseguiram provar nada.

    4. PAULO entendi direito ou você está contra Bolsonaro ter comprado milhões de vacinas? você tomou por que quis assim como eu que avaliei riscos e optei corretamente e fiz também três e lá vou prá quarta para satisfazer agora o Dória .. mas por que então você tantas vezes o acusou de genocida exatamente por no seu entender não comprar vacinas? você que não é cientista mas curioso como eu quer debater nas criticou cientistas que mostraram eventuais problemas com vacinas .. vc precisa se entender.

    5. 3- Atitudes como essas, seria talvez aceitável, se orquestrada pela oposição, jamais pelo governo. Vivemos um período surreal no Brasil. MORO NELES 🇧🇷

    6. 2- Depois de bilhões de "cobaias", incluindo eu, minha mulher e a minha filha, que já tomamos 3 doses da vacina, não existe mais espaço para o NEGACIONISMO. O Bolsonaro investiu bilhões do nosso dinheiro na compra de vacinas. Então ele tomou uma decisão pelas vacinas. É inaceitável, depois de gastar com vacinas, A CORJA BOLSONARISTA, fazer uma audiência contra as vacinas. Isso tem que gerar consequências! Então o governo investiu nossos recursos, em algo perigoso para a saúde das pessoas?

  5. Chiquito Bozolulista, vá estudar vagabundo! Volta para a primeira série para aprender a escrever uma frase com coerência.

  6. Estes cafajestes emporcalham o nome da profissão médica, fazendo estas declarações estapafúrdias sem sequer cogitar de apresentar provas do que dizem. Isto aliás eles têm em comum com seu ídolo de barro que também não é homem o suficiente para assumir e provar o que diz.

  7. NÃO VOU COMENTAR AS ATITUDES DESSES CANALHAS ASSASSINOS. QUANTO AOS POLÍTICOS E CANDIDATOS, MEU VOTO AJUDAR A LIMPAR ESSA CORJA!

  8. É provável que todos já receberam a vacina (até a dose de reforço), inclusive o Bolsonaro. Depois de mais de um ano do início da vacinação, esta discussão já não tem sentido.

  9. O médico italiano Pasquale Bacco se arrependeu de ser um dos lideres, em seu País, contra as vacinas. Diz ter na consciência muitas mortes. Imbecis e/ou canalhas. mantém o comportamento negacionista. Janaína Paschoal, uma professora universitária, mostra que é uma política do naipe da Tarja Preta, da Zambesta e do locutor de quermesse.

  10. na verdade cientistas internacionais alertam para isto mas é coisa para daqui há dez anos .. a questão de abordagem devia ser outra .. a vacina ajudou a salvar? sim .. então o uso é justificado pior seria a morte.

    1. Nada Feitosa. Esta vacina é específica para bozistas em acelerado estado de degradação, tal como você, Nyco Penyco e Joãozinho.

    2. esta ai teriam de aplicar em primeira mão no Zé miolo mole kkkkkk

    3. E o Joãozinho uma vacina contra debilidade mental e moral...

    4. Incrível Amaury. Como estes muares ainda possuem autorização para atenderem pacientes pelo país? São uns criminosos genocidas! Cadeia neles!

Mais notícias
Assine agora
TOPO