Adriano Machado/Crusoé

Em reunião, presidentes de Podemos e Cidadania discutem federação partidária e possível apoio a Moro

17.01.22 15:07

Em busca de apoio para a eleição de Sergio Moro ao Planalto, a presidente do Podemos, Renata Abreu, reuniu-se com Roberto Freire, comandante do Cidadania, no sábado, 15. No encontro, Renata oficializou a Freire o convite para que ambas as siglas componham, juntas, uma federação partidária.

Antecipado por Crusoé, o movimento, em tese, ajudaria o Cidadania a eleger uma bancada mais numerosa de deputados federais, tendo em vista que se aliaria um partido que tem um nome competitivo ao Planalto. A eleição à Câmara é extremamente importante para os partidos em geral, pois é com base no número de cadeiras no parlamento que se definem o valor de fundo eleitoral e o tempo de televisão a que cada sigla tem direito.

“O Podemos informou sábado que tem interesse na federação partidária com o Cidadania. Agora, vamos discutir essa opção juntamente com as outras duas possibilidades colocadas, que são fazer federação com o PSDB e não fazer com ninguém. Há no partido quem prefira fazer federação com o Podemos. Há no partido quem prefira com o PSDB. A executiva nacional vai começar a discutir esse assunto nesta quarta-feira”, disse Freire.

Espécie de união estável que exige afinidade ideológica, compromisso de aliança por pelo menos quatro anos, o que inclui as eleições municipais de 2024, e a criação de um programa comum de atuação no Congresso, a federação partidária já vinha sendo negociada pelo Cidadania com o PSDB, que lançou João Doria à Presidência.

Diante do impasse nas tratativas, o Podemos se apresentou a Freire como alternativa, tendo em vista que há alinhamento de discursos entre o ex-juiz da Lava Jato e políticos do Cidadania, como o senador Alessandro Vieira, hoje pré-candidato ao Planalto. Se fechar o acordo com o Podemos, no entanto, o Cidadania passaria a fazer parte da aliança em torno da candidatura de Moro à Presidência.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A palavra das eleições de 2022 será consCIÊNCIA. Todos sabemos q tanto Lula, qto Bolsonaro, são contra a CIÊNCIA e a DEMOCRACIA. Bolsonaro osquestrou experimentos na pandemia. Lula vai voltar com os ultrapassados experimentos na economia. Bolsonaro é a matéria escura q atrai o Cometa Petista p/ destruir o Brasil. Em frente à urna, olhe para cima, e principalmente olhe p/ dentro, e tenha CONSCIÊNCIA q vai estar decidindo o futuro das próximas gerações. Moro Presidente 🇧🇷.

  2. O que mais temo na candidatura de Moro é seu partido o Podemos, não sob o aspecto ideológico ou programático, mas por falta de expertise em saber fazer uma campanha eleitoral já demonstrada na de Álvaro Dias, cujo resultado pífio pode ser colocado na conta de sua campanha absolutamente inábil sob todos os aspectos e eu cito um: uma palestra sua foi cancelada em Fortaleza por causa de um apagão. Nenhum dos escritos (sei por que havia arrastado uns 50) recebeu retorno sobre esse fato. Namastê!

  3. MORO PRESIDENTE ALEXSANDRO VIEIRA VICE! Esta chapa seria imbatível!!!! Vamos eleger essa dupla minha gente 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  4. Dupla imbatível para o renascimento do Brasil 🇧🇷! Que seja concretizado o sonho de Moro e Alessandro juntos na chapa da esperança!

  5. Com o Cidadania acho muito positivo, + com o PSDB do João Dória não, a vaidade do Dória é gigante.

  6. UMA CHAPA COM MORO E ALESSANDRO VIERA SERIA IDEAL MAS O DORIA INSISTE EM ATRAPALHAR A CANDIDATURA DO ÚNICO CAPAZ DE VENCER OS DOIS BANDIDOS E QUE HOJE SÃO ALIADOS POR SABEREM QUE COM MORO TERÃO QUE PAGAR PELOS SEUS CRIMES. ENTÃO A BLINDAGEM QUE BUSCAM É POR MEDO DA CADEIA, MOLUSCO SABE PORQUE JÁ PASSOU UMA TEMPORADA NO XADREZ SÓ FALTA O PSICOPATA PARA FECHAR A TAMPA. SIGO ACREDITANDO QUE NÃO EXISTE MAL QUE DURE PARA SEMPRE E QUE MORO SERÁ ELEITO JUNTO COM OS BRAVOS GUERREIROS DA LAVA JATO.🇧🇷⚖

    1. Os candidatos que abdicarem de suas candidatura em favor do candidato escolhido por eles mesmos e por presidentes dos partidos para enfrentar estes dois malfazejos receberão do povo brasileiro todo o respeito admiração

Mais notícias
Assine agora
TOPO