Foto: Reprodução/Youtube/Band

Entre Lula e a Lua

29.08.22 10:40

Vamos começar pelo assunto do dia. Logo depois que Jair Bolsonaro atacou a jornalista Vera Magalhães, porque ela perguntou a Ciro Gomes “em que medida a desinformação difundida pelo presidente pode ter agravado a pandemia de Covid”, publiquei no Twitter: “Para quem precisa muito do voto feminino, Bolsonaro deu um tiro no pé”. Eu não acredito que foi um episódio de pura misoginia, embora o presidente da República esteja na média superior dos brasileiros misóginos: a jornalista, que fez uma pergunta correta no conteúdo, com pitada provocativa na forma, não esconde a sua antipatia por Jair Bolsonaro e a recíproca é verdadeira. Nas redes sociais, é constante a troca de tiros entre Vera Magalhães e os bolsonaristas. Ela é considerada inimiga figadal, o que não dá direito a ninguém de ser grosseiro com a jornalista. Não importa, contudo, o que acho ou deixo de achar neste caso: o episódio está sendo tratado como misoginia e assim foi abordado pelas duas candidatas presentes ao debate, Simone Tebet e Soraya Thronicke. Diante do estrago, a campanha do presidente passa, neste momento, por reavaliação.

Até cometer o ataque, Jair Bolsonaro estava na faixa da mediocridade geral dos presidenciáveis. Não tem projeto nenhum para o país e se enrolou ao não explicar as lambanças do seu governo. Conseguiu emplacar o tema da corrupção nos governos do PT, puxando os outros candidatos a fazer o mesmo. Já Lula (foto) tentou fugir dessa raia e desapontou os seus partidários. Continua negando os seus crimes e mentindo que foi inocentado, mas parecia tomado pela lassitude. Apesar de a sua campanha vender a imagem de um senhor cheio de energia e amor para dar, a verdade é que ele está velho. Em outubro, completará 77 anos, e é normal que a idade bata. Simone Tebet sobressaiu-se um pouco. Resta ver se isso se traduzirá em votos. Ciro Gomes, por sua vez, teve um desempenho correto e proporcionou, a meu ver, o melhor momento do debate em termos de entretenimento, ainda que com o microfone desligado. Quando Lula lhe disse que não havia saído do Brasil para não votar em Haddad, numa referência ao fato de o oponente ter ido para Paris em 2018, após ser derrotado no primeiro turno da eleição presidencial, Ciro Gomes respondeu tranquilamente: “Você estava preso”. Remeteu-me a quatro anos atrás, quando, na campanha de segundo turno da eleição, durante um ato em favor de Fernando Haddad, Cid Gomes disse a petistas que o vaiavam: “Lula tá preso, babaca!”, constatação que virou bordão famoso na ocasião. Lembrar a prisão de Lula é sempre instrutivo e os irmãos Gomes cumprem uma função didática e, como não adianta chorar, divertida.

Quem venceu o debate ou teve o desempenho menos ruim? As respostas sempre serão subjetivas, mesmo quando ficam evidentes descontroles e  despreparos. É preciso medir o impacto do debate de ontem com pesquisas quantitativas, não qualitativas. Eu, pessoalmente, teria ganhado mais se tivesse assistido ao segundo episódio da série House of Dragon, ainda que ela seja bastante inferior a Game of Thrones. Debate decisivo de verdade é o do segundo turno. Em 2006, Geraldo Alckmin atacou Lula com violência inaudita (pois é, velhos tempos), vários tucanos acharam que ele havia ido muito bem e, quando as urnas foram apuradas, Geraldo Alckmin conseguiu a façanha de ter menos votos no segundo turno do que no primeiro. É que, para além da avaliação extremamente subjetiva que ele carrega (em 2006, os telespectadores acharam que o tucano foi arrogante, apesar das culpas do petista), debate está sempre inserido no contexto. De vez em quando, essa obviedade é deixada de lado pelos jornalistas. Há 16 anos, apesar do mensalão, a economia brasileira dava bom respaldo a Lula e obnubilou a corrupção no seu governo. Este ano, Jair Bolsonaro depende eleitoralmente também da velocidade com a qual os cidadãos perceberão a melhora que já se desenha na economia.

O que acho do panorama geral, o chamado big picture? É simples: hoje, depois de 53 anos da chegada do homem à Lua, os Estados Unidos, a Europa, o Canadá e o Japão iniciaram o projeto Artemis, que levará novamente seres humanos ao satélite da Terra, desta vez para instalar uma base permanente lá. Os países democráticos que fizeram, se não todas, uma boa parte das opções certas miram a Lua. Nós continuamos com Lula. E entre Lula e a Lua, temos ainda Jair Bolsonaro e todos esses candidatos que, sinceramente, são incapazes de nos proporcionar um lugar permanente no concerto das grandes nações.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Foi um prazer ler este excelente artigo, Mario! Concordo totalmente com sua opinião a respeito de House of Dragon. kkk

  2. Como sempre, excelente. Correto, apesar da civilização moderna mirar a lua, nós ainda, achamos que Lula e Bolsonaro são soluções para o país. Os dois estão mais para as décadas de 1940/1950, era Getúlio Vargas.O máximo que o país pode mirar é de binóculo, enxergar a lua. O populismo, uma ideia de dinossauros, é o que impera em nossos governantes, escolhidos pelo povo, com carência de discernimento político. O bonde ainda trafega nos trilhos do atraso, em nosso país. Simone Tebet, a esperança.

  3. Interessante observar que ninguém da grande mídia, exceto você Mário Sabino, teve a honestidade de ressaltar a grande mentira dita por Lula ao afirmar que ele foi inocentado pelo STF. É muito triste constatar isso.

  4. Sabino seu comentário indelicado e sem noção de que pessoas com 77 anos são velhos e que a idade bate, não corresponde com a verdade tem muita gente nova que não tem a disposição a capacidade e a vontade de trabalhar de uma pessoa de 77 anos. É lamentável sua matéria.

  5. Exato, exatíssimo, Sabino! Esse é o ponto. Enquanto brasileiros estão pensando em encher os olhos de sangue pra defender o medíocre de sua eleição, há quem esteja indo pra lua

  6. Depois dos dois mandatos do Fernando Henrique Cardoso, temos visto a falta que faz um estadista com preparo intelectual e liderança verdadeira. O futuro está nas mãos do destino.

  7. A Simone Tebet, ex-integrante da CPI circense, acusou o governo do PR de que houve corrupção no caso da vacina Covaxin. O PR, serenamente, respondeu: "Como que houve corrupção se não houve a compra da vacina?, Mas tudo bem, me apresente as notas fiscais", .... kkkkkkk!! _ Senti que a feições eqüinas queria um buraco só pra ela se esconder.

    1. Quem preparou crime? __ Vamos lá, quero nomes devidamente documentados, não aqueles tipo: "ouvi dizer".

    2. Nyco, a preparação de um crime é crime . É assim no Brasil e no mundo. Só vc não sabe e Bozo finge não saber.

  8. O debate ficou claro. O mito é único, não me sinto representado por essa esquerda maldita, nem por aqueles que ainda estão escondidos. É lamentável que a escória da imprensa brasileira continue tentando enganar o povo. Tirem os olhos da pergunta e vejam o lixo que é essas pessoas torcendo para o caos. No segundo turno vão todos se juntar. Observem. Bolsonaro 22.

  9. O PR perguntou para a Simone Tebet 'feminista' e componente da CPI circense, onde ela estava qdo a bandidagem (Ruinan, Randolf, Aziz anta) humilharam e esculacharam as Dras., Nise Yamaguchi e Mayra Pinheiro. A Percanta ficou cheia de dedos, deconversou, gaguejou e foi evasiva.

  10. Que Simone TEBET, a grande figura desse debate, seja a grande vencedora nas urnas e a nova presidente para o bem do Brasil 🇧🇷

    1. Com relação à pergunta da Vera Magalhães, ela seria ótima se tivesse sido feita diretamente para o Bolsonaro, e não para o Ciro. Da forma como foi feita, é óbvio que não se esperava nenhum contraponto à pergunta, mas um endosso ao ponto de vista da jornalista. Quer dizer, na verdade não foi uma pergunta.

  11. Excelente resumo da situação precária em que o Bananão está enredado, e quanto mais se mexe mais exala mau cheiro no caminho do vertedouro da singularidade que nos levará de vez para dentro do sumidouro...

  12. Zeitgeist! Sinal dos tempos! A mediocridade é a marca destes tempos. A Tebet levou vantagem.pq estava tranquila, bem à vontade, ao contrário de alguns que pareciam bem tensos. O troféu " humor no debate" ficou para Ciro Gomes ( as usual ). Eu ri com suas tiradas irônicas , o que salvou o programa de domingo à noite! Quem ganhou mesmo com o debate foi a Band , que arrebanhou a maior audiência, suplantando o Fantástico.

  13. Exatamente Mario, nossos "representantes" estão muito longe de entender, e incorporar, o papel de Estadistas. No máximo, tratam dos interesses paroquiais que, não raro, são pouco republicanos.

  14. Seria a imprensa, incluso essa onde lamentamos agora nossa mediocridade democrática por ausência de proposituras, sócia da falência de nação com consequente escravidão? Nos EUA na fase anterior à promulgação de sua democrática Constituição, coube à imprensa, oferecer opções e dar voz à pessoas comprometidas com soluções para saírem de avassaladora guerra de secessão, não muito diferente de nós, brasileiros. Depois coube, numa segunda fase, novamente com grande participação da imprensa, ...

    1. *Onde está nossa imprensa? O movimento para mudarmos de patamar e irmos, pra Lua, se dará por uma imposição da sociedade, devidamente educada e esclarecida. É inútil e sem futuro aguardar que 1 político nos mostre o caminho da 'salvação', pelo simples fato de que não existe e jamais existirá. Democracia somente existe com o engajamento da Sociedade. Nem Moro tem esse poder, nem ninguém. Uma pena q mentes tão brilhantes como a sua, Mário, de Mainard e Dantas, ainda não se atentaram a isso

    2. .. vivendo um surto de corrupção e crimes variados de organizações criminosas, talvez bem mais grave que nosso atual momento, foram, uma parte da imprensa sobretudo, buscar soluções na Suíça, tropicalizando o sistema eleitoral de voto distrital puro, recall, leis de iniciativa popular, referendos, etc. Buscaram mostrar à sociedade que a única solução para uma vigorosa Democracia é: limitar extremo poder nas mãos de políticos e agentes públicos, transferindo-o p/ a sociedade. Kd nossa imprena?

  15. Ou seja, mediocridade geral. Achei todos com discurso populista, só o do Novo que não, mais técnico, mas não fala pro povão. Brasil, sendo Brasil. Lula desapareceu, Bolso o mesmo, Simone e Ciro melhorzinhos.

  16. É TRISTE SEU ARTIGO !!! VÁ BEIRA A MISOGINIA E ATACA A LIBERDADE DE IMPRENSA . AFINAL VC ESTÁ NO CANTO QUE MERECE , 2o DI DIOGO !

    1. Letras maiúsculas mostram falta de educação. E o conteúdo de sua resposta é agressivo e sem sentido algum. E o português deixa a desejar...

  17. Os discursos de Lula e Bolsonaro cheiram a naftalina. Lula parou nos anos 70/80, pré-Real com o Brasil estatizante de Geisel e ressentido com os EUA na guerra fria e o de Bolsonaro parou nos anos 60/70 auge da guerra fria com ditaduras a granel . E ambos abraçados na corrupção. Ciro foi bem embora suas propostas econômicas sejam inexequíveis. D'Avila foi apagado. Soraya firme mas com proposta de imposto único totalmente furada. Sobrou Tebet. Claramente a melhor. Serena, firme e competente.

  18. Tenho grande admiração pelo colunista,desde sempre,mas não consigo entender como ainda não enxergou o brilho da candidata Simone Tebet,sem uma falha sequer em todo o debate! Em todos os momentos da campanha,a bem da verdade,desde que venceu a batalha dentro do próprio partido e se viabilizou como candidata Bom prestar atenção!

    1. SEMPRE será o 2o do Diogo ! Míope !

  19. Concordo com Sabino, o leque de candidaturas é estarrecedor. Agora esta história de vamos ter uma mulher na presidência tem um antecedente. Tivemos o privilégio de ser governados pela queridíssima Dilma que demonstrou com muito brio que o fato de ser mulher não é necessariamente uma garantia de performance

  20. Comparado c/ as entrevistas amadoras de Bonner e Renata na Globo, a Band prestou um grande serviço ao Brasil e mostrou algo que expôs os candidatos, permitindo à população analisar e ter um pouco de noção sobre os concorrentes à presidência. Globo 0 - Band 10!

  21. Gostei das mulheres candidatas, especialmente a Simone Tebet. Torço pra que aumentem suas chances. #nemlulanembolsonaro e #LulaJamais

    1. Isso é impressionante, desolador e um sinal da nossa incompetência como sociedade.

  22. Eu preferi ver um episódio do Peaky Blinders, que é menos violento que debates com aqueles dois estú.pidos que são Bozo e Nine. Pelos demais candidatos talvez até tivesse valido a pena. Estou me deliciando agora em ler os comentários aqui na Crusoé e no Antagonista. Aliás, hoje cedo no Jornal da Globo nem citaram o debate que ocorreu na concorrente.

  23. COITADO DO POVO BRASILEIRO SÓ ELEGEM PORCARIA DESDE 1989 O MENOS PORCARIA FOI FERNANDO HENRIQUE NO PRIMEIRO MANDATO NO SEGUNDO UM TIRO NO PÉ COM REELEIÇÃO PARA PRESIDENTE

    1. Perfeito, Gonspae. Presidencialismo só deu certo nos Estados Unidos, mas já tá derrapando por causa do Trump. Parlamentarismo já!

    2. Precisamos do Parlamentarismo para acabar com esses mediocres como Chefe de Governo. É preciso dar mais responsabilidades ao Congresso e acabar com o toma lá dá cá e Centrões.

  24. Meu caro, medíocre é o seu comentário. Desde quando a ênfase na educação é medíocre? Desde quando a ênfase na privatização é medíocre? Desde quando a forma de erradicar a pobreza é medíocre. O Antagonista e a Crusoé por enquanto estão bem. Não estrague tudo como nessa sua condenação a investigação da PF com relação aos empresários. OS 4 sem votos foram muito bem. Sinceramente acho que o senhor está cansado, deveria fazer como o Diogo.

  25. Onde estão os líderes visionários desse Brasil? Na política não estão, mas é preciso que venham e rápido. Até o candidato do Novo não se mostrou preparado para uma liderança visionária. O Brasil é um atraso pq as mentes na política são atrasadas

  26. Já temos o Rei Sol tutor do Estado curador da nação e as urnas acabarão se xogunato mas teremos +4duros anos de fogo e dureza ... na verdade a tal sra. Magalhães em sua insana, cínica e criminosa campanha contra o "homem" em favor da quadrilha finalmente levou a cutucada que tanto merecia e podem estar certos o canelau entendeu .. triste ver o jornalismo se tornar lixo sob as patas de jornazistas cínicos .. no sertão se diz "quem pranta cói" e finalmente a arrogância levou o vermelhim.

    1. Boa Eduardo! Lembro que em 89 o Collor era desconhecido e estava na rabeira. No final virou. Força Ciro!!!!!!

  27. Ótima análise Mario. Entre Lula e a Lua, prefiro a Lua pois ela me dá algumas fases durante o mês. Já o Lula está na estaca zero.

Mais notícias
Assine agora
TOPO