Sudharsan Narayanan

Erdogan anuncia transformação da basílica de Santa Sofia em mesquita

10.07.20 15:54

A basílica de Santa Sofia (foto), um dos pontos turísticos mais belos e procurados de Istambul, na Turquia, será transformada em uma mesquita muçulmana.

A mudança de status do local foi anunciada pelo presidente da Turquia, Recep Tayyp Erdogan, em sua conta no Twitter nesta sexta, 10. “Foi decidido que a basílica de Santa Sofia será colocada sob a administração da Autoridade de Assuntos Religiosos e será reaberta para oração”, escreveu Erdogan. Logo após, um grupo de pessoas se juntou à frente do edifício para comemorar com a frase “Alá é grande!”.

A basílica de Santa Sofia foi construída no século VI. Em seu interior, foram coroados diversos imperadores bizantinos. As paredes internas foram preenchidas com mosaicos medievais dourados com cenas do cristianismo. Após a queda de Constantinopla para os otomanos em 1453, o local tornou-se uma mesquita e ganhou quatro minaretes. Foi Mustafa Kemal Ataturk, o fundador da Turquia moderna, que transformou o local em um museu.

A primeira vez em que Erdogan, um saudosista do Império Otomano, cogitou a mudança para mesquita foi em 2017, quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou em reconhecer Jerusalém como capital de Israel. Como o partido de Erdogan, o AKP, não foi muito bem nas eleições municipais de 2019, o presidente voltou a apelar para a religião com o objetivo de ganhar apoio.

Mais notícias
Assine agora
TOPO