Arthur Max/MRE

Ernesto Araújo ajudou Weintraub a deixar Brasil às pressas

27.07.20 18:27

O Ministério das Relações Exteriores solicitou visto a pedido de Abraham Weintraub, em passaporte diplomático, em virtude da indicação do ex-ministro por Paulo Guedes para ocupar um posto como diretor executivo do Banco Mundial. O pedido foi feito no dia 18 de junho, dois dias antes da chegada de Weintraub em Miami, mesmo dia em que a demissão do então ministro foi anunciada. A operação, portanto, contou com a colaboração do chanceler Ernesto Araújo, em “procedimento habitual”, segundo a pasta.

A informação foi confirmada pelo Itamaraty, por meio da Lei de Acesso à Informação. “Em 18 de junho de 2020, o Ministro de Estado das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, foi informado pelo Senhor Abraham Weintraub, então Ministro de Estado da Educação, sobre sua designação, pelo governo brasileiro, para o cargo de Diretor-Executivo do Banco Mundial. Na ocasião, o Senhor Weintraub apresentou carta, datada de 17 de junho de 2020, pela qual o Ministério da Economia informava o Banco Mundial sobre a indicação, e solicitou os bons ofícios do Ministério das Relações Exteriores para requerer visto de entrada nos Estados Unidos. O Senhor Weintraub limitou-se a indicar a intenção de viajar a Washington com a brevidade possível”, diz o Ministério.

O Itamaraty diz que o procedimento é praxe do Ministério em indicações de representantes brasileiros para organismos internacionais. “Com base no teor da mencionada carta do Ministério da Economia, o Ministério das Relações Exteriores passou nota à Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, datada do mesmo dia, solicitando a emissão de visto correspondente em favor do Senhor Abraham Weintraub. Trata-se aqui de procedimento habitual em casos de designação de representantes do governo brasileiro junto a organismos internacionais. A nota informa os dados do passaporte apresentado pelo Senhor Weintraub e indica, como período da missão, o restante do ano de 2020”, justifica a pasta.

Abraham Weintraub não foi recebido por funcionários brasileiros em Washington nem em Miami. Crusoé apurou que o ex-ministro não consta também na lista de hóspedes da Embaixada do Brasil na capital americana. 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que bando de corruptos , enganando os brasileiros, mandando esse imbecil com um salário milionário !!!!Estelionato Eleitoral !!!!

  2. Antigamente, o fato de se viajar em missão oficial já bastava p solicitar emissão de passaporte diplomático. Uma vez, o meu pai assinaria um acordo junto a uma associação de veteranos de guerra, na Itália, e a família inteira viajou c esse passaporte diplomático.

  3. É bom lembrar que por conta do vazamento absurdo do vídeo da reunião presidencial, determinada pelo ministro Celso de Mello, começou um cerco ao ex ministro por parte do STF... qualquer um na situação dele, dava um jeito de fugir!!

  4. Então a culpa é d'Ele? Ah Ernesto, por favor repatrie o craque, precisamos do Cara prá acabar com esta pouca vergonha na educação brasileira, a tal "pátria educadora" da Anta, que contratou a propaganda a preço insuportável, e retirou a grana da educação. Esses psolistas nos pagam, ah pagam!!!

  5. O Falastrão fugitivo, o pior ministro da Educação da história do Brasil, foi se refugiar lá nos EUA para não ser responsabilizado pelas asneiras que proferiu, visando atacar um poder constituído, só porquê nao concorda com as decisões que são proferidas que vão de encontro às pretensões da caterva.

    1. O boquirroto tem coragem pra falar as maiores asneiras, mas é covarde para enfrentar a lei? foragido

    2. Pq saiu correndo? Ficava no Brasil para pagar pelas besteiras que falou!

    3. Que tal: 1) proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decôro do cargo, e 2) cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade. Está tudo lá. Lei 1079.

    1. prefiro falar na farra dos respiradores e governador roubando dinheiro da educacao

Mais notícias
Assine agora
TOPO