Agência Brasil

Esquema nos Correios investigado pela PF causou rombo de quase R$ 100 milhões

04.08.20 09:38

Um esquema nos Correios desvendado pela Polícia Federal causou prejuízo de mais de 94 milhões de reais à estatal. Nesta terça-feira, 4, a Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Postal Off e cumpriu 12 mandados de busca e apreensão. Segundo apurações da PF, o esquema contava com a participação de trabalhadores dos Correios e de um empresário que tinha franquias de agências autorizadas pela estatal.

Os funcionários envolvidos na fraude subfaturavam o valor de postagem de cartas comerciais ou até dispensavam a cobrança do preço devido. Segundo a Polícia Federal, o comando da estatal colaborou para desvendar o esquema envolvendo pelo menos sete funcionários.

A PF cumpre mandados de busca e apreensão em três municípios de São Paulo e na cidade do Rio de Janeiro. Os agentes estiveram na casa de funcionários dos Correios e também em agências da estatal onde teriam havido as fraudes. Por determinação da Justiça, os trabalhadores da empresa acusados de envolvimento nas irregularidades foram afastados dos cargos.

Na primeira fase da Operação Postal Off, deflagrada em setembro do ano passado, a PF prendeu o ex-deputado federal Índio da Costa por suposto envolvimento em irregularidades nos Correios. À época, a PF cumpriu 12 mandados de prisão.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Os correios funcionavam muito bem no governo de FHC, parecia coisa do 1º mundo. Bastou Lula começar seu 1º mandato como presidente, q percebi q não se podia mais confiar nem no SEDEX! A qualidade dos serviços dos correios despencou vertiginosamente. É preciso privatizar todas as empresas estatais para evitar corrupção, cabide d empregos, privilégios sem fim! Precisamos acabar com a "privilegiatura" como diz o grande jornalista Fernão Lara Mesquita e por isso precisamos desestatizar as estatais.

    1. Em empresas privadas, há esse tipo de problema também. o importante é que há mecanismos que possibilitam a descoberta desses comportamentos. Empresas privadas contam com auditoria interna e externa, estatais com os órgãos de fiscalização e controle.

  2. Parece que o sindicato de ladrões conseguiu se reagrupar. Seus membros provavelmente já não 'sentem firmeza'. Percebe-se um Oba-Oba geralmente associado com momentos de reeleição. Como observou a Sra. Dilma Rousseff, sempre acolitada por seus Três Porquinhos, qdo se trata de reeleição, faz-se o diabo. Como vocês terão notado, mudou-se muito para que tudo ficasse mais ou menos no mesmo. Mas o País se salva; já sobreviveu a próceres movidos a cocaína, santo-daime, húbris emulsionado e calibrina.

    1. O que terá mudado no País é a disposição do contribuinte, do qual se extraem tributos de porte europeu em troca de bens e serviços públicos de padrão moçambicano, de votar segundo seus interesses legítimos. Como a todos remunera, o contribuinte abomina o reagrupamento de larápios que assaltaram o erário, estupraram fundos de pensão e fizeram de estatais e paraestatais vacas leiteiras de caciques políticos insaciáveis. O contribuinte tem na Operação Lava Jato seu aliado. Possivelmente o único!

  3. As questões são: por que uma empresa do Estado tem que prestar serviços de transporte de correspondências ou de bens e valores? Por que essa atividade produtiva não se restringe à iniciativa privada, devidamente regulamentada para que permita livre concorrência e níveis internacionais de qualidade? Se a política econômica deste governo é de tendência liberal, a privatização, a regulamentação e a abertura do mercado neste série é urgente. 🇧🇷 Menos corrupção e mais resultados para a sociedade.

    1. Talvez porque a iniciativa privada não se interesse por levar bens e serviços aos rincões desconhecidos desse imenso pais, onde, muitas vezes, os Correios são o único elo entre eles e a "civilização".

  4. É ou não é necessário privatizar as estatais? Em cada uma existe uma quadrilha especializada em desvios. Os que são contra as privatizações são os que se beneficiam com os roubos (funcionários e políticos). Privatização já!!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO