Reprodução, Wikipedia

Estatal russa suspende fornecimento de gás para Polônia e Bulgária

26.04.22 17:41

A estatal russa Gazprom (foto) anunciou nesta terça-feira, 26, que vai interromper o fornecimento de gás para Polônia e Bulgária, dois países integrantes da Otan, a aliança militar do Ocidente.

Em um comunicado, a PGNiG, estatal polonesa de gás, afirmou que o contrato que previa o fornecimento do combustível pelo duto de Yamal foi suspenso pelos russos. Tanto a empresa quanto a ministra polonesa do Clima, Anna Moskwa, afirmaram que o país está preparado para a interrupção do fornecimento.

“Não haverá escassez de gás nos lares poloneses. Desde o primeiro dia da guerra [contra a Ucrânia], dissemos que estamos preparados para a plena independência das matérias-primas russas”, declarou Moskwa, segundo a agência de notícias France Presse.

Na Bulgária, o Ministério da Economia informou em nota que a Bulgargas EAD, empresa de gás do país, “recebeu uma notificação de que os fornecimentos da Gazprom Export serão suspensos a partir de 27 de abril de 2022”.

Depois que os países ocidentais impuseram uma série de sanções ao regime de Vladimir Putin pela invasão da Ucrânia, o Kremlin alertou que iria cortar o fornecimento de gás aos países que não fizessem o pagamento em rublos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. quem, realmente, sai perdendo neste corte? Os fornecedores ou os compradores? Acredito que estes países já tinham um plano de contingência para isso, ao contrário do Brasil com o cloreto de potássio. A velha máxima dos economistas de não colocar todos os ovos na mesma cesta, vale para a dependência extrema de produtos de um mesmo fornecedor.

  2. Acredito que seja mais um tiro no pe dado pelo Putin, a receita da Russia ja esta compromissada pelos embargos internacionais e pela desvalorização da moeda, fechar o fornecimento de gas so piora a situação financeira da Russia. Não acho certo nenhum pais invadir qualquer outro pais para domínio territorial, daqui a pouco a guerra vai chegar na própria Russia. Ai a população vai sentir o mal que uma guerra traz e vão se posicionar contra a guerra, ainda mais pelo laços entre os dois países.

  3. Estamos caminhando para a terceira guerra mundial, e a quarta será de arco e flecha, caso alguém sobreviva, segundo Einstein "profetizou".

Mais notícias
Assine agora
TOPO