Reprodução

EUA ajudam Ucrânia na área mais crucial desta guerra: a artilharia

10.05.22 15:43

Com russos e ucranianos bem entrincheirados nesta guerra, ficou mais difícil para que um dos exércitos consiga ganhar o terreno do inimigo. Por causa disso, os sistemas de artilharia ganharam um papel fundamental neste conflito. Com disparos de obuses, morteiros e canhões, é possível acertar as forças inimigas sem se aproximar perigosamente delas. Alvos podem ser atingidos mesmo quando estão atrás de uma colina, a quilômetros de distância.

Nas últimas semanas, os Estados Unidos, o Canadá e outros países prometeram equipamentos de artilharia para os ucranianos.

Os compromissos estão sendo cumpridos. Segundo disse uma fonte do governo americano para a CNN, 89 dos 90 canhões M777 howitzer de 155 milímetros (foto) que foram anunciados já estão em mãos ucranianas.

ReproduçãoReproduçãoSoldados americanos treinam com um howitzer
Por pesar 4 toneladas, o que é considerado leve, o howitzer pode ser transportado por grandes caminhões e helicópteros militares. Cada obus é operado por entre oito e dez soldados. Seus projéteis são capazes de destruir alvos a 30 quilômetros de distância. Quando é carregado com armas de precisão, atinge um alvo com uma margem de erro de até 10 metros.

Quase 370 soldados ucranianos já completaram o curso de duas semanas para saber como disparar com essas armas. Os treinamentos têm sido dados pelos Estados Unidos e por outros membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan, em países próximos à Ucrânia.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sou assinante; mas meu comentário por ser diferente do dos editores , são recusados. Diga-se de passagem que sou educada e nenhuma palavra do que escrevo é de calão sequer, duvidoso.

    1. Vera, não sabe porque os seus comentários são recusados? Porque só existe um culpado pela guerra na Ucrânia: Putin; o seu entendimento sobre o assunto chega a ser ofensivo às pessoas inteligentes e de boa-fé.

  2. Justamente por Zelensky querer que a Ucrânia fizesse parte da OTAN e da UE é que houve o ataque da Russia; não sofro de russofobia por tanto, no meu conceito, tanto Putin como Zelensky são culpados, e os EUA responsáveis por uma possível 3ª guerra mundial.

  3. Tem que entregar mais armas modernas aos ucranianos capazes de causar grandes baixas nos invasores e faze-los recuar. Só ao ver a derrota iminente Putin ficará propenso a negociar a paz em termos que a Ucrânia possa aceitar.

  4. 👁👁 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 👁👁 NÃO PERCAMOS NOSSA ÚNICA CHANCE, COMPATRIOTAS BRASILEIROS!!! 👁👁 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 👁👁... 🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞 PRESIDENTE DR. SÉRGIO FERNANDO MORO e o SEU TIME DOS NOSSOS SONHOS EM 2022 para desinfestarmos, desinfeccionarmos e reconstruírmos o BRASIL!!!🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞 TODOS NÓS PRECISAMOS DELE. O POVO BRASILEIRO PRECISA DELE. O BRASIL PRECISA DELE. 🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞 O PLANETA PRECISA DE MAIS LÍDERES COMO ELE!!!! 🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞

  5. Ótimo!!!! Mas incomparavelmente melhor ainda é o conjunto dos expoentes das forças de Inteligência e Segurança planetária extraírem cirúrgicamente o maldito verme putin e seus vermes asseclas. ELAS PODEM FAZER ISSO. Já aproveitem e removam o lixo da Venezuela, o da Síria e os demais do mesmo gênero. Faxina radical no PLANETA!!!! Todos nós acreditaremos de bom grado que "apenas chovia e caiu um raio na caixa craniana acéfala deles".

    1. Bem, não tem nada a ver com a notícia, mas a causa é justa: É MORO! É Moro ou nulo!! Ou, quem sabe, o gal. Santos Cruz.

    2. Se no 15 de Maio tivéssemos uma boa mobilização nas ruas, teríamos uma chance.

    3. SÓ ELE está fora destas politicas , os outro estão atolados ; executivo, legislativo, judiciário, autarquias, tudo igual, e são todos empregados do povo.... Cadê o presidente deste nefasto congresso??? Diga a que veio , por favor.sr

    1. kkkkk, dizem que vaso ruim não quebra, mas vamos torcer para esse quebrar

Mais notícias
Assine agora
TOPO