Reprodução

EUA, União Europeia e Reino Unido anunciam sanções contra a Rússia

22.02.22 16:38

Líderes das maiores potências ocidentais anunciaram nesta terça, 22, sanções contra a Rússia ou prometeram medidas duras para breve.

As medidas são uma resposta à decisão do presidente da Rússia, Vladimir Putin, de declarar como estados soberanos duas regiões da Ucrânia e de enviar soldados para essas áreas pretensamente para “manter a paz“.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (foto), disse que as investidas russas recentes representam o começo da invasão da Ucrânia. “Vou impor sanções muito além do que nós e nossos aliados implementaram em 2014″, prometeu Biden. “Esta é uma flagrante violação da lei internacional e demanda uma firme resposta da comunidade internacional.”

Biden falou em sanções contra duas grandes instituições financeiras russas, VEB e o banco militar. Também disse que haverá medidas contra a dívida soberana russa. “Isso significa que vamos impedir o acesso do governo russo ao sistema financeiro ocidental“, acrescentou. “Eles não poderão mais levantar empréstimos no Ocidente e não poderão comercializar sua nova dívida no nosso mercado ou no mercado europeu.”

Também serão implementadas, a partir desta quarta, medidas contra membros da elite russa e seus familiares. “Eles compartilham dos ganhos das políticas corruptas do Kremlin, e devem também compartilhar suas dores.”

Horas antes, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que as decisões de reconhecer Donetsk e Luhansk como estados soberanos e de enviar soldados são ilegais e completamente inaceitáveis. “Não podemos aceitar isso. Essas decisões violam a soberania e a integridade da Ucrânia“, disse Ursula ao prometer um pacote de sanções. “A União Europeia está unida e agindo rápido.

Ursula também elogiou a decisão do chanceler alemão, Olaf Scholz, de cancelar a certificação do gasoduto Nord Stream 2 foi acertada. “O governo alemão está absolutamente correto. O Nord Stream 2 tem que ser considerado sob a ótica do suprimento energético de toda a União Europeia. Essa crise mostra que ainda somos muito dependentes do gás russo. Temos de diversificar nossos fornecedores e investir mais em energia renovável.”

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, declarou que os ativos de cinco bancos russos serão congelados. O patrimônio de três bilionários russos também será imobilizado, e eles serão proibidos de viajar para o país.

Johnson afirmou que as medidas são apenas uma primeira barreira contra a Rússia, mas que novas ações poderão ser anunciadas.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Analisar a Rússia do século XXI sem considerar a mudança da dissolução da URSS, é desfilar bobagens.Putin é fruto do antigo regime da URSS e tem apoio de outros iguais deste período.Os antigas repúblicas soviéticas eram barreiras de proteção da Rússia dos imperialistas( ex-aliados).Recuperar estas terras e os admiradores do socialismo russo, é muito mais uma questão econômica do que ideológica, mas expansionista.Só desejo que não haja guerra,chegam os mortos pela COVID no mundo.

  2. Na História tudo se repete. O Ocidente tinha duas opções: a desonra ou a guerra. Escolheu a desonra e terá a guerra.

  3. Medidas mais que necessárias. São imprescindíveis para conter o “putinismo”. Afinal, a parte mais sensível do corpo humano é o bolso, conforme ensinava Shigeaki Ueki, (acho que era assim o nome) ministro de minas e energia do Governo Geisel. Secando as nascentes e tributários, o espelho d’água restante vai refletir a dimensão real de Vladimir, circunscrito à desimportância de seus rublos.

  4. Uau, o Ocidente fazer algo contra seus donos, já é algo impressionante. Enquanto isso Nero e essa falsa direita demonstra apoio integral a Rússia

  5. Infelizmente, essas sanções só vão servir pra dar argumentos a Putin pra reagir contra o Ocidente, ganhando o apoio do povo russo, que é quem realmente vai sofrer as consequências delas... Todo mundo já viu isso acontecer em Cuba. A nossa esquerda passou décadas afirmando que o comunismo cubano só não deu certo por causa das sanções impostas pelo EUA... Putin é tão ganancioso e doente quanto Napoleão e Hitler. O tabuleiro de War III está armado. Quem vai jogar dessa vez?

Mais notícias
Assine agora
TOPO