Reprodução/redes sociais

Evo Morales anuncia novas eleições na Bolívia após OEA falar em fraude

10.11.19 09:34

O presidente da Bolívia, Evo Morales (foto), anunciou na manhã deste domingo, 10, que vai convocar novas eleições presidenciais e renovar os membros do Tribunal Superior Eleitoral. Segundo ele, a Assembleia Legislativa Plurinacional vai acordar com todas as forças políticas os procedimentos do novo pleito.

Morales fez o anúncio logo após a Organização dos Estados Americanos, a OEA, afirmar que houve irregularidades na eleição presidencial de 20 de outubro, quando o atual presidente foi reeleito em primeiro turno, e recomendou que uma nova votação fosse feita.

Ele havia vencido as eleições com 47,07% dos votos, contra Carlos Mesa, que teve 36,51%. Como é uma diferença de mais de 10 pontos percentuais, Morales foi reeleito em primeiro turno. O resultado foi contestado pela oposição e, em 30 de outubro, o governo de Morales e a OEA concordaram em realizar uma auditoria.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Leiam o primeiro comentário lá embaixo, bem antes da renúncia. É simples. Sem legitimidade nenhum governo governa. Que sirva de lição para o Bozo. Ele está para cair também.

    1. O apoio ao presidente Bolsonaro é vontade da maioria dos brasileiros.. só não vê quem não quer...

  2. Há uma grande lição na queda de Evo: é necessário revidar a violência com muito mais violência, direcionada aos aliados e familiares do ditador.

  3. E isso aí viva os bolivianos por terem coragem e sair para a luta e espero que os capachos brasileiros Saiam do mimimi e parem de ficar com manifestações frouxas esperando que alguma coisa mude, não foi o suficiente o que se viu até agora? Povo frouxo

  4. Temos que exigir uma Emenda Constitucional que determine a prisão após a condenação em primeira instância, não em segunda! Para que serve o Juiz de primeiro grau, que ganha uma fortuna, se independente de condenar ou não, o réu continuar solto?!?

  5. Sou brasileiro e moro na Bolívia. A pressão popular foi quem conseguiu essa Vitória. O país está parado, ninguém consegue ir trabalhar, os manifestantes liberam um dia da semana pra reabastecer de comida. A discussão é que o Evo tem que ser penalizado por fraudar as eleições. Muitos querem a renúncia, mas ele tem direitos constitucionais de ficar no cargo até Janeiro 2020. O que acabou com o Evo é que a polícia e o exército negaram enfrentar a população que eles juraram defender.

  6. Evo Morales vai fazer novas eleições porque sabe que vai ganhar novamente. O sistema eleitoral Boliviano foi manipulado para Evo ganhar sempre. Igual máquina de cassino adulterada. E aí? Como duvidar de uma nova vitória? É a malandragem bo"leviana".

  7. E quero ver agora o que diz o presidente eleito da Argentina que parabenizou Evo Morales pela “vitória “. Em espanhol também se diz chuuuupaaaa.

  8. O povo quer a renúncia imediata de Morales, e depois disso novas eleições. Na Venezuela aconteceu exatamente o mesmo, Maduro convocou novas eleições e continuou no poder... e não vai sair. É a receita do manual do ditador bolivariano.

  9. É verdade, mas ele ainda insiste em participar, apesar da constituição da Bolívia proibir 4 mandatos consecutivos e após o povo boliviano rejeitar sua participação em referendo - ele perdeu e ainda assim se candidatou e roubou pra ganhar. Um sem vergonha criminoso, cara de pau. Vamos ver se o povo se mobiliza e toca a Llama de Franja pra fora desta vez!

    1. Mas esse índio cocaleiro é mestre da malandragem, ele mudou o nome do país para conseguir uma nova candidatura. Exemplo: República da Bolivia para Estado Plurinacional de Bolivia, com isso ele concorre como se fosse outro CNPJ (kkkk)

  10. Eles fraudam tudo para continuarem no poder e ainda dizem que tudo está dentro da democracia...! É sempre esse o discurso !!! E aqui no Brasil se não exigirmos a impressão de votos também será igual !!! Nossas urnas são vulneráveis simmmmm

  11. Não irá adiantar nada se continuarem com as fraudes. Vamos imaginar que a outra parte ganhe o novo pleito, o que acontecerá com a outra parte? Vai acontecer a mesma coisa, só que em sentido inverso. Não se formou uma maioria ampla, o país está dividido.

  12. Estamos perdendo tempo com esse babaca quando no nosso quintal fazem coisas piores. Foram os bolivianos quero colocaram lá assim como os brasileiros colocaram Luladrão e Dilmanta. Lamentável!!!!

  13. O povo vai banir essa esquerda demoníaca do América do Sul. Logo logo esse bandido nove dedos estará preso novamente. Em frente !

    1. Rodrigo eu tb quero justiça. Mas com esse STF e Congresso nos brasileiros de bem estamos perdidos

  14. Somente agora o idiota percebeu o óbvio? Ele nunca terá legitimidade depois de ter reformado a constituição a revelia do povo para conseguir um novo mandato.

Mais notícias
Assine agora
TOPO