Adriano Machado/Crusoé

Ex-chefe da AGU de Temer no TSE é ‘surpresa negativa’, diz Marco Aurélio

24.04.19 18:10

O ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello (foto) afirmou que a ex-advogada-geral da União Grace Mendonça ter sido a mais votada na lista tríplice do Supremo para a vaga de ministro do Tribunal Superior Eleitoral foi uma “surpresa negativa”.

“Eu já disse isso à própria Grace”, afirmou o ministro, para quem a indicação dela rompe a tradição de respeitar a antiguidade dos integrantes que já atuam no TSE.

Grace Mendonça obteve dez votos dos ministros do STF, enquanto os ministros-substitutos do TSE Sérgio Banhos e Carlos Horbach tiveram sete votos cada. Na sessão da tarde desta quarta-feira, 24, dos 11 ministros do Supremo, apenas Gilmar Mendes estava ausente. Ele não havia voltado de Lisboa, onde participou de um evento do Instituto Brasiliense de Direito Penal, do qual é sócio. Todos os presentes votaram em Grace.

Marco Aurélio ressalvou ter votado na ex-advogada-geral da União como a terceira opção. “Votei nela, votei segundo a cédula recebida”, contou. “Votei primeiro no Sérgio, em segundo, Carlos, e no terceiro, ela, que está dando o primeiro passeio na pista”.

Na definição da lista, cada ministro do Supremo pode escolher três nomes. A partir daí, os mais votados são enviados ao presidente da República para a escolha final.

Grace Mendonça comandou a AGU no governo de Michel Temer e almeja a vaga que pertence hoje a Admar Gonzaga, cujo mandato acaba no sábado, 27.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se MARCO Aurélio é contra...É sinal que ela deve ser a escolhida.Já que foi a que ganhou mais votos.E sabemos todos que tudo por lá também é confuso.

  2. se eles não gostaram, é sinal que é bom para o brasil, e tambem podera atrapalhar as tratativas ja feitas, para os processos da lavajato que irão para tse

  3. Não sabia disso... que para escolher o advogado da UNIÃO, os Ministros do STF metem o bedelho. E esses Ministros tão queridos preferem essa indicada porque será?

  4. Gilmar Mendes não pode ficar entre ser ministro do STF e ser sócio em negócios ligados ao direito. Isto tem que ser proibido, existe inúmeros conflitos de interesses, como a esposa do Barroso ser dona de um escritório em Brasília. Tá tudo errado. Barroso comprou um imóvel avaliado em R$70 milhões na Flórida usando uma offshore em nome de solteira da esposa. De onde veio este dinheiro, quem são os clientes desta família? Precisa de lei p/ o STF tanto o cidadão e cônjuge não podem ter negócios.

  5. Tarefa fácil:é só escolher os contrários a indicação do grupo Darth Vaider do STF.Os ministros das sombras.Que temem a luz.

  6. Acho que o Presidente Bolsonaro deveria escolher o candidato que mais simpatizasse e os critério da escola dele, nao empurrar de goela abaixo nao goste, PRESIDENTE ESCOLHA O SEU, A NÃO SER QUE A LEI PROÍBA.

  7. O Gilmar não é Ministro do STF ? , PORQUE ELE SÓ COMPARECE QUANDO QUER E AINDA SAI NO MEIO DA SESSÃO PARA TRATAR ASSUNTOS PARTICULARES ? , é preciso botar ordem na casa de mãe " JOANA " .

  8. Tempos Estranhos Vsa Ministro prudente, com saber juridico, sem medo, como tem que ser um Magistrado, Imagine num futuro essa candidata, tenha que jugar o EX-PRESIDENTE, tem que ser impedida, conflito de interesse. Como a corte gosta de criar problemas pra corte, esses atos de oficio, sabemos o quanto e estranho, a costituiçao, nao se cale Vsa, seja voto vencido, mas nao concorde, com esses vicios de oficio, o absurdo travestido de discurso de pirotecnia verbal, teve ser espelido.PARABENS.

    1. Advogada geral da união do Temer, deve ter uns oitenta anos no mínimo. O ministro collor de Melo não quer idosos no tse. Os julgamentos lá costumam levar décadas

    2. Também achei! Fi aprimera coisa Que pensei ! Temos que renovar estas casas! Todos já estão há muito tempo, com raras exceções!

  9. Sem julgar a motivação de MAM, essa moça NÃO É BOA INDICAÇÃO! Não para o país, bem entendido. Vejamos: ela é jovem, bonita, ambiciosa e mineira. Até aí, nada a ver. Mas é CONTRA cumprimento da pena após condenação no 2º Grau. Só por isso será um perigo, no atual momento nacional. Por ela molusco e mais uns milhares de presos estariam na rua amanhã. Avaliem processos por corrupção, além de crime eleitoral, caindo em suas belas mãos. Outro demérito: apoiada fortemente por Rosa Weber. Garantistas.

    1. Mais: ela é advogada pública, ocupou cargo diretivo sob Temer e pela lei da quarentena, até fins de MAI/19 não pode assumir outro cargo público. A Associação dos Juízes Federais já se posicionou contrária à sua nomeação. Espero que JB esteja bem informado e dê outra solução.

  10. 'Passeio na pista"? Esse asqueroso está fazendo uma 'gracinha', usando a imagem das éguas (cavalos, em geral), antes das corridas?

  11. Tá na hora de acabar com essa panelinha. Esses cargos são tão importantes quanto de um senador ou deputado federal. Deveria ser eleição aberta à sociedade. Os candidatos deveriam debater sobre suas ideias e linha de atuação e o povo escolheria.

    1. Consultando a CRFB, art 2º: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Lááááááááááááááá bem depois arts. 101, 104, 111-A, 119 e 123, no Título IV - Da Organização dos Poderes, fala que o Presidente (Executivo) escolhe e o Senado (Legislativo) sabatina. Não é de espantar o mensalão: onde o Executivo comprou o Legislativo e aparelhou o Judiciário. Ué? Mas isso é golpe!!!

    2. Perdão, Marcelo, mas o povo não sabe sequer eleger vereador; como teria preparo para eleger um juiz? Povo sem cultura age com paixão e jamais teria estrutura para escolher alguém para um cargo tão técnico. Acho que deveria haver votação não pelos de agora, mas por pessoas da área jurídica.

  12. Esse STF é um antro. Como pode o Gilmar Mendes, ir cuidar de serviços em causa própria, em seminário de seu grupo empresarial, patrocinado em grande parte pela ITAIPÚ no final do governo Temer, em pleno dia de expediente normal, pra qualquer outro servidor público e privado. Merece nosso veemente repúdio!!!

  13. Ultimamente, o MAM tem me dado a impressão que está querendo liberar algum fardo da consciência. Creio em bruxas, mas não na sinceridade dele. Por fás ou por nefas, e me prevenindo de ser injusto, se sincero, estas atitudes poderiam limpar a barra da toga do MAM.

  14. Gostaria de saber se o presidente é obrigado a escolher uma dessas três pessoas. Já que está vindo com uma ideia diferente (e que eu aprovo), acho que ele poderia acabar com isso também... Que assuma alguém com mérito para o cargo.

    1. Tambem fiquei curioso e procurando achei informação do jornal Estado de Minas em que afirma que sim o Presidente tem que escolher 1 dentre a lista Tríplice.

    2. Tenho a mesma dúvida. o presidente é obrigado a escolher um dos três?

    3. Penso igual. MUDAR, Mudança do velho e surrado sistema viciado na incompetência, no partidarismo e na subordinação as velhas raposas.

Mais notícias
Assine agora
TOPO