Adriano Machado/Crusoé

Ex-chefe do programa de imunização critica governo: ‘Faltaram vacinas e campanha’

08.07.21 11:10

Ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Fantinato (foto) culpou o governo Jair Bolsonaro pelas dificuldades na inoculação da população contra o novo coronavírus durante depoimento à CPI da Covid, nesta quinta-feira, 8. A servidora de carreira afirmou que faltaram vacinas e uma ampla campanha publicitária para a conscientização da sociedade.

A saída de Fantinato do cargo foi anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na última quinta-feira, 1º. Na ocasião, o cardiologista afirmou que ela pediu para deixar o comando do PNI, mas não elencou as justificativas apresentadas pela servidora.

Fantinato elencou medidas adotadas enquanto chefe do PNI. A funcionária pública mencionou, por exemplo, que ampliou a equipe técnica — antes formado por 48 pessoas, o grupo passou a contar com 77 especialistas durante a pandemia.

A ex-coordenadora lembrou que o PNI funcionava, de forma exitosa, desde 1973, como “um programa de estado e, não, de governo“. “Faço a seguinte reflexão: Por que o maior programa de vacinação do mundo teve dificuldades em executar seu papel? Senhoras e senhores, o PNI sabia muito bem o que precisava fazer, sempre soube. É assessorado por conselhos, sociedades científicas, pelos maiores especialistas brasileiros na área de vacinação“, disse.

São 47 anos de ampla expertise em vacinação. Faltou para o PNI, sob a minha coordenação, quantitativo suficiente para a execução rápida de uma campanha e campanhas publicitárias para a segurança dos gestores, profissionais de saúde e população brasileira“, completou.

Fantinato alegou que, sob qualquer coordenação, o PNI falharia nas atuais condições. “Mesmo assim, me esforcei ao máximo para manter a comunicação alinhada com os estados, principalmente com os coordenadores estaduais de imunização. trabalhei incansavelmente. 24 horas por dia, sete dias por semana , para vacinar a população brasileira.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sei.. ela só saiu em junho.. depois q já tinha aparecido tudo quanto é tipo de rolo e problema.. problemas seríssimos que podem colocar mta gente em cana.. Aí, ela NOTOU QUE TINHA POLITIZAÇÃO NA VACINA.. me poupe. Sair correndo pq acha q ainda dá tempo de correr das consequências.. não é o mesmo que rejeitar uma situação antiética.. ainda mais q a situação tava instalada há ano e meio no país. Conta outra vestal...

  2. Fora governadores. Sabotadores que desejam apenas o poder pelo poder. Nunca buscaram a união, sempre buscaram um meio de aproveitar da situação e faturar alto. Vamos para os Estados com a CPI , vamos atrás do dinheiro. O resto é falácia, inclusive dessa servidora.

    1. Correto PB. André pensa que aqui é moradia de seres delinquentes como ele!

    2. Retardado mental, bozolula cretino! O cancer maligno está no topo do governo federal com suas sistematicas sabotagens no combate da pandemia. Volta pro esgoto bozista adorador da morte!

  3. Fora esses políticos corruptos que infestam os órgãos públicos de apadrinhados e prejudicamos programas e projetos de estado. Principalmente em um governo que entrou pela promessa e combate a corrupção e se mostrou tão corrupto e pior INCOMPETENTE.

Mais notícias
Assine agora
TOPO