Reprodução/internet

Ex-chefes das Farc anunciam ‘nova etapa da luta armada’

29.08.19 09:24

Um vídeo com ex-líderes das Farc (foto), incluindo o antigo número dois do grupo guerrilheiro colombiano, Iván Márquez, foi divulgado na internet nesta quinta-feira, 29, para anunciar “uma nova etapa da luta armada”.

“Anunciamos ao mundo que começou a segunda Marquetalia (cidade de fundação das Farc, há mais de 50 anos), sob a proteção do direito universal que assiste a todos os povos do mundo de levantar-se em armas contra a opressão”, declarou Márquez.

Com uma pistola na cintura, o ex-número dois das Farc afirmou que a decisão de voltar à luta armada é uma “resposta à traição do estado no acordo de paz de Havana”, referindo-se à negociação que levou ao fim das atividades da guerrilha na Colômbia.

Márquez disse que não tem como objetivo soldados nem policiais “respeitosos dos interesses pessoais”, mas “essa oligarquia excludente e corrupta, mafiosa e violenta que crê que pode seguir trancando a porta do futuro de um país”.

O paradeiro de Márquez era desconhecido há mais de um ano. A suspeita é de que ele e os outros antigos integrantes da Farc reunidos no vídeo estejam vivendo na Venezuela.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Muita gente desinformada para responder a sua pergunta. Gente que responde sem saber, sequer, sobre o que está falando. Esse tipo de organização criminosa tem como "fonte de renda" o narcotráfico, sequestros e extorsões. Tudo isso visando dinheiro, muito dinheiro mas sempre com a desculpa da "causa revolucionária"...

    2. Os drogados do Brasil e dos Estados Unidos. Geralmente os filhos dos bozistas ou petistas, no Brasil, ou dos membros da KKK, nos Estados Unidos.

  1. Dinheiro conseguem com a esquerdalha corrupta brasileira. Não tem limites pra missões que prejudique povos, em favor de causas e ideologias comunistas. Destruição de experiências avançadas (cuidado Embrapa!); cuidado Vale!!!; cuidado Salles com as florestas; tudo de grande magnitude...museus...parques ecológicos...

  2. As Farc estão sem dinheiro. Depois da eleição do Bolsonaro acabou a boquinha do dinheiro fácil. Com Cuba e Venezuela quebradas, só restava voltar pro crime.

    1. Exato. E tem gente que prefere matar a vítima para os bandidos “não serem obrigados a fazer vítimas”. Grande JB.

  3. Traíram os compromissos. São narcotraficantes na realidade. A ideologia de esquerda é mero discurso. O pior é outro foco de guerrilha na Colômbia (além do já existente), que poderá incendiar a região, já que as Farcs são protegidas pela Venezuela. A base aero-naval russa em construção é outra fonte de problemas e de sustentação do governo Maduro. Risco de aumentar em muito a tensão local e desestabilizar a Colômbia.

  4. Estejam vivendo na Venezuela? Eu não tenho dúvidas. O modus operandi é sempre o mesmo: a culpa é das oligarquias, a opressão dos governantes, o imperialismo americano, etc.. E pior tem "idiotas úteis" que acreditam e seguem esses espertalhões.

  5. Os acordos do governo colombiano com as FARC foram rejeitados pela população em plesbicito . Mas o governo Santos implantou mesmo assim . As FARC se dividiram em duas . Uma parte se aproveitou das concessões do governo : cinco deputados não eleitos , emissoras de rádio e dinheiro para montar um partido . A outra parte continuou fazendo narco terrorismo . Conclusão : terrorista se prende , anistia não acaba com terrorismo . 🇧🇷

    1. Caio...o que o povo decidiu na Colômbia foi implementado. Não pelo Santos, que saiu logo depois do plebiscito, mas sim por seu sucessor de extrema-direita. Esta é razão pela qual a FARC está voltando à guerra. A FARC não tem ideologia alguma. Nas últimas décadas se transformou apenas em um grupo de traficantes de drogas, que alimenta, inclusive, o narcotráfico na Amazônia brasileira com a cumplicidade dos bozistas grileiros e madeireiros ilegais. As redes são mais complexas do que se pensa!

    2. As FARC são um grupo revolucionário que deseja implantar uma ditadura comunista , como em Cuba e na Venezuela . A única resposta que eu espero das FARC , em qualquer ocasião , é o narco terrorismo . 🇧🇷

    3. José, não se esqueça que a proibição das armas também teve rejeição no Brasil, em plebiscito, e foi aplicada igual. Faz mais sentido do que você acha, é ditadura velada.

    4. Se foram rejeitadas em plebiscito, como foram implementaras? Não faz sentido. Também o Santos foi substituído logo por um extrema direita que começou a jogar lama em todos os avanços que tinham sido feitos. Você queria o que como resposta da FARC depois de tudo isso? Beijinhos no ombro? Você realimente distorce o que aconteceu e acontece na Colômbia.

  6. Diante disto, faz todo o sentido ampliar o porte de armas aqui no Brasil. Afinal, todos sabemos que a petralha tinha todo apoio das Farcs. Mandaram até instrutores para treinar o MST!

  7. A corrupção é uma doença cujos efeitos danosos a sociedade aparecem na forma de grupos de guerrilha e sofrimento de todos envolvidos.

    1. Grupos de guerrilha e, principalmente, de políticos corruptos, como aqui.

    2. Ao mesmo tempo, a elite colombiana não é flor que se cheire. É igual â brasileira, roubam muito, mas muito mesmo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO