Alex Silva/Estadão Conteúdo

EXCLUSIVO: Cabral diz que, a pedido de Lula, ajudou Lulinha a obter R$ 30 milhões

11.03.20 10:31

Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro e agora colaborador da Justiça, enviou um termo de autodeclaração à Polícia Federal em Curitiba no qual afirma ter recebido um pedido do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para favorecer uma empresa de seu filho, o empresário Fabio Luis Lula da Silva, o Lulinha, em um contrato milionário com a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro.

O pedido do petista, afirmou Cabral, resultou no repasse de 30 milhões de reais para empresas de Lulinha e de seus sócios. Realizada em 2008, diz o depoimento, a solicitação de ajuda por Lula teria como contrapartida parcerias do governo federal, então chefiado pelo petista, com o estado do Rio.

Como mostrou Crusoé, a PF queria explicações de Cabral no âmbito da Operação Mapa da Mina, que avançou sobre pelo menos 132 milhões de reais repassados por companhias telefônicas às empresas de Lulinha e de seus sócios. Na investigação foram encontrados e-mails que mostravam a relação entre Lulinha, seus sócios e Cabral.

À época em que Cabral ainda estava no executivo fluminense, a Secretaria de Educação do estado contratou uma empresa do grupo Oi para desenvolver um projeto contra a evasão escolar. A subsidiária da empresa de telefonia repassou parte do contrato para a Gol Mobile, uma das empresas ligadas a Lulinha — a firma, com sede no Rio, tinha como controlador o empresário Jonas Suassuna, sócio do filho de Lula e um dos proprietários formais do famoso sítio de Atibaia.

Cabral diz na declaração enviada à PF que logo após o pedido do então presidente, Lulinha e seus sócios Fernando Kalil e Jonas Suassuana foram até o Palácio Guanabara, sede do governo estadual, para uma reunião.

Na conversa com o então governador, eles teriam dito que gostariam de fugir da licitação para fornecimento de serviços de Tecnologia da Informação (TI) por meio da Oi, que já era contratada do governo estadual. Para viabilizar o pagamento, explicou Cabral, foi necessário conversar com os sócios da companhia telefonia em razão do valor expressivo dos repasses.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É preciso comprar na agenda do governador a existência dessa reunião com os nomes de todos os participantes e se possível o testemunho de alguém mais presente durante a discussão. É preciso dar mais materialidade à delação para Lulinha na cadeia

  2. Pelo menos dessa família já nos livramos da Vaca mor, funcionaria da AVON, e de um neto. Espero em breve ver o maior bandido do mundo morto. Esse não deve durar muito. a cachaça logo lhe dará um fim. Já que o povo de merda nada faz.

  3. E a imprensa comprada, tão raivosa quando se trata de apontar os os deslizes se Bolsonaro, não via nada, não divulgava nada. Nosso País, tungado em bilhões ou talvez trilhões, descendo a ladeira rumo à falencia e a grande imprensa caladinha, caladinha. A fonte secou, a gritaria ccomeçou.

    1. Não é verdade. Nem toda a grande imprensa ficou calada. Comprove lendo o livro "Lula é minha anta", coletânea de crônicas publicadas na revista Veja durante os mandatos de Lula. Todos os escândalos do petista e seus asseclas lá estão muito bem focados pelo Diogo Mainardi.

  4. Quem diria de limpador de bostas de elefantes a empresário de sucesso com a ajuda do pai Larápio Mor. Depois disso existem pessoas que acreditam que as instituições estão funiconando direito no país. Se fosse no exterior essas familias mafiosas: Silva, Suassuna, Bitar e outros já estariam encarcerados há muito tempo. Com a prescrição e a lerdeza de nossa justiça, vide Supremo, vamos presenciar à eterna impunidade dessa OCRIM.

  5. Incrível como esses filhos de " grandes presidentes " são predestinados ao sucesso, vide as filhas dos grandes Hugo Chaves (Venezuela) e Jose Eduardo dos Santos (Angola), e o filho do Lulla. Acho que o poder inspirou eles a ficarem ricos e ganhar a simpatia de muitos admiradores dos pais.

  6. Mentira do Cabral! Luladrazinho ganhou muito dinheiro limpando bosta de elefantes no zoológico, assim com a mamãe dele vendendo avon!

  7. É uma obrigação moral votar em Cabral para governador do Rio de Janeiro. Agora fica cada vez mais clara essa obrigação. Canalhas do inferno!!!

  8. Cada vez que ele abre a boca para dizer de suas proezas, causa estremecimento em muita gente das três esferas. A PF tem que guardar esse cara bem guardado,ele é um arquivo vivo, uma metralhadora rotativa.

    1. Por isso está solto e não duvido de conseguir concorrer a presidência em 2022.

    1. Difícil saber qual o bandido mais periculos, os 2 mostrados pela Dilma como ícones do empresariado, q levavam o PAÍS à sério, sendo p os demais, exemplos a serem seguidos: Lulinha e Eike Batista. dilmAnta sabe de tudo!!!Tudo o q ñ nos presta.

    1. Caio.. especialmente para você: muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu só não coma a alfafa do Miguel... pois o cara é gadinho raivoso.

    2. opa!! mugiu o de sempre! mas tu és meu burrico. não se esqueça!

    3. muuuuuuuuuuuuu e olha q não sou esquerda muuuuuuuuuuuuuuuuuuuu é que vocês, bitolados dessa pseudo "direita", conseguem ser piores que o da esquerda.

  9. O mais bizarro é que com evidências e depoimentos por todos os lados pai e filho permanecem soltos. Não dá para se orgulhar de ser brasileiro. Nem um pouco.

  10. Tudo tem seu lado positivo, os Lula da Silva já aprontaram tanta confusão que quando aparece algo novo, e o pior é que não para de aparecer, as pessoas não ficam mais perplexas, aquela revolta profunda, acho que estou me acostumando com esse cheiro podre.

  11. Metade dessa grana toda é do CORRUPTO LULA, o bandido cafajeste, falso, dissimulado e mentiroso que "COMPRA as HOMENAGENS" dos esquerdistas tipo PT, ou seja: fazem dinheiro pra sobreviver.

    1. Paulão, pior do que comprar homenagens é jornalistas ouvirem o "encantador de serpentes", falar que "não existe uma viva alma mais honesta d que ele". E todos aceitam calados, não questionam, porque será?

  12. Só faltam 4 dias para 15 de março, o #DIAdoFODA-SE ou #DIAdoFURO ou #DIAdoHELENÃO. Homenageados: Gal. HELENO, MORO e BOLSONARO. As guerras são vencidas NAS RUAS. Indo às ruas ESCORRAÇAMOS a dilmANTA, ENJAULAMOS o luLARÁPIO e ENFIAMOS a Reforma da Previdência pela GOELA ABAIXO do congresso. Dia 15 de março o #DIAdoFODA-SE . Em Copacabana às 10h no Posto 5. CONTRA AS CHANTAGENS DO CONGRESSO. Favor divulgarem outros locais e horários de encontros do #DIAdoFODA-SE - 15 de março.

    1. muuuuuuuuuuuuuuu miguel retardado muuuuuuuuuuuuuuuu

  13. Pé-de-macaco é sempre aquele tipo despreparado para o mundo. Se esse pé-de-macaco se tratar de um petista aí já não é só mais despreparo, passa a ser falta de caráter. Em se tratando de um ser com DNA lulista, aí a coisa já é pra outro grau, o da soberba e grandeza, algo como Jesus Cristo ou Deus.

  14. Mesmo assim esse bandido continua recebendo "as bênçãos" da Justiça Brasileira para transitar lépido e fagueiro pelo mundo afora, falando mal do país, no intuito de instalar o caos, pois, ver essa via a única maneira de chegar ao poder, voltar a roubar e permitir que seus comparsas façam o mesmo.

  15. #Dia15EuVou - MATO GROSSO DO SUL - Campo Grande: Obelisco, Av. Afonso Pena, 16h - Corumbá: Rua Frei Mariano, entre as Ruas Cabral e Joaquim Murtinho, 15h - Dourados: Pça Antônio João, 13h - MINAS GERAIS - Além Paraíba: Carreata –da Ilha do Lazarento, 16h - Belo Horizonte: Pça da Liberdade, 10h - Gov. Valadares: Pça dos Pioneiros, 10h - Ipatinga: Trevo do Caçula, 9h - Ituiutaba: Pça da Prefeitura, 16h - Juiz de Fora: Parque Halfeld, 10h - Montes Claros: Av. Sanitária em frente ao Senac, 10h

    1. muuuuuuuuuuuuuu miguel gadinho ratardado muuuuuuuuuuuuu

    2. Vai ter alfafa com mortadela de direita? se tiver eu vou lá e mugirei muuuuuuito!!!!

    3. Muriaé: Praça Cel. Pacheco de Medeiros, 14h - Patos de Minas: Praça Champagnat, 10h Ponte Nova: Ginásio Palmeirense, 15h - Sacramento: Praça do Rosário, 15h Sete Lagoas: Orla da Lagoa da Boa Vista, 10h - Três Corações: Praça Odilon Resende de Andrade/Centro, 14h - Uberaba: Praça Por do Sol, 14h - Uberlândia: Praça Tubal Vilela, 10h –

  16. #Dia15EuVou - GOIÁS - Anápolis: Pça Dom Emanuel, 9h - Goiânia: Pça Cívica, 15h - Iporá: Semáforo da Av. Pará, 15h - Porangatu: Parque Agropecuário, 17h - Rio Verde: Parque Ecológico-Espelho d’água, 10h – MARANHÃO - Imperatriz do Maranhão: Pça Brasil, 8h - Rosário: Praça do Banco do Brasil, 9h - São Luiz: Pça do Pescador, Av. Litorânea, 9h - MATO GROSSO - Cuiabá: Praça das Bandeiras, 15h (carreata); Praça do Choppão, 16h (concentração final) - Rondonópolis: Em frente ao Rondon Plaza, 15h

    1. Anderson, eu li, só aproveitei para me passar por gadinho de direita que não consegue somar 2 + 2, que dirá entender seu comentário.

    2. Palhaço Bozo. Leia com atenção meu comentário. se quiser se juntar a mim, estarei tomando cerveja e comendo torresmo a pururuca. Muito bom por sinal.

    3. Miguel muuuuuuuuuuuuuuu, ela fez isso com vc??? muuuuuuuuuuuu sei que vc tem dificuldade para raciocinar, mas sinto lhe dizer que ela adora pregar essas peças nos gadinhos lobotomizados muuuuuuuuuuuuuuuuuu...

    4. muuuuuuuuuuuuuuuu são caetano terá alfafa e mortadela de direita? se sim, confirmo miha presença agora!!! Muuuuuuuuuuuuuuuuu

    5. #Dia15EuVou - São Caetano do Sul às 12:00h no Buteco do Zé Brejo. Tem de pegar senha para o famoso Torresmo Pururuca!!!

    6. A VACA da sua mãe acordou? E está te chamando para colocar os supositórios de ITU?

  17. #Dia15EuVou - ALAGOAS - Maceió: Pça Vera Arruda, 9h. AMAPÁ - Macapá: Parque do Forte, 16h. AMAZONAS - Manaus: Ponta Negra, 15h. BAHIA - Ilhéus: Pra da Irene, 14h - Itabuna: Módulo Center, 10h - Salvador: Farol da Barra, 10h - Vitória da Conquista: Av. Brumado (próx. Glauber Rocha), 9h. CEARÁ - Fortaleza: Pça da Imprensa, 16h. DISTRITO FEDERAL - Brasília: Em frente ao Cong Nacional, 10h. - ESPÍRITO SANTO - Guaçaí: Pça João Acacinho, 15h - Vila Velha: Posto Moby Dick até a Pça do Papa, 14h.

    1. muuuuuuuuu muuuuuuuuuu muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...

  18. #Dia15EuVou - RIO DE JANEIRO - Araruama: Pça Antônio Raposo, 10h - Barra Mansa: Pça da Matriz, 15h - Macaé: Orla da Praia dos Cavaleiros, 10h - Niterói: Praia de Icaraí, Reitoria da UFF, 10h - Petrópolis: Pça Dom Pedro, 14h - Resende: Parque das Águas, 15h - Rio das Ostras: Centro da Cidadania, 9h - Rio de Janeiro: Posto 5 Copacabana, 10h - Saquarema: Carreata – Posto Ipiranga Bacaxá, 9h - Vassouras: Carreata – Posto Chapisco Madruga Vassouras, 9h - Volta Redonda: Pça Brasil, 9h

  19. #Dia15EuVou - RIO DE JANEIRO - Araruama: Pça Antônio Raposo, 10h - Barra Mansa: Pça da Matriz, 15h - Macaé: Orla da Praia dos Cavaleiros, 10h - Niterói: Praia de Icaraí, Reitoria da UFF, 10h - Petrópolis: Pça Dom Pedro, 14h - Resende: Parque das Águas, 15h - Rio das Ostras: Centro da Cidadania, 9h - Rio de Janeiro: Posto 5 Copacabana, 10h - Saquarema: Carreata – Posto Ipiranga Bacaxá, 9h - Vassouras: Carreata – Posto Chapisco Madruga Vassouras, 9h - Volta Redonda: Pça Brasil, 9h

    1. muuuuuuuuuuuu muuuuuuuuuuu quero alfafa com mortadela de direita! muuuuuuuuuuu muuuuuuuuuu

  20. Concordo com Alziro... Enquanto esses bandidos travestidos de políticos tiverem a certeza de que, em último caso (última instância) eles, no máximo, vão cumprir "prisão" domiciliar, garantida pela quadrilha do STF, vão continuar dilapidando o Erário... Também acho que o STM é a única solução pra esses 4 ou 5 ministros (minúsculas mesmo) corruptos e comprometidos com essa esquerdomerda...

    1. muuuuuuuuuuuuuuu jose ficou nervoso.... muuuuuuuuuuuuu..

    2. Eswuerdopata, MUDA daqui seu filho da puta? Se tirar o retrato do saco do Lulinha saberemos a cor de batom que usa esse canalha.

    3. Rapaz, vira o disco! Que a esquerda fede a merda isso todos estão cansados de saber. Mas agora estamos vendo um presidente de "direita" escorregando nessa mesma merda! Ele fechou lindo com toda essa escória em 2019 e não vi nenhum bolsominion retardado de direita cobrar do presidente que leve adiante os compromissos de campanha no que se refere ao combate a corrupção. Coitado do Sergio Moro...

  21. A roubalheira do Carniça e família não tem fim! E os vagabundos estão soltos, acobertados pelo STF! Alta Côrte de Republiqueta Bananeira de 5a categoria.

  22. Brasil é um país ROUBADO pelo seu CONGRESSO, DIFAMADO pela sua IMPRENSA e ENTREGUE aos BANDIDOS pela sua SUPREMA CORTE. A paciência acabou. O PODER é do POVO. #Dia15EuVou. Só faltam 4 dias. PÁTRIA AMADA BRASIL.

    1. Muuuuuuuuuuuuuu, eu não entendo. Muuuuuuuuuuuuu, meu presidente escolheu um petista para PGR, mas muuuuuuuuuuuuuuuu, ele não está fechado com os corruptos contra o combate a corrupção né? muuuuuuuuuuuuuu vou as ruas dia 15 pelo meu Rei do Gado!!!! Muuuuuuuuuuuuuuuuuu não entendo as atitudes do meu JB em 2019 em favor dos bandidos do colarinho branco, mas vou as ruas dia 15 por ele!! Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...

  23. Brasil é um país ROUBADO pelo seu CONGRESSO, DIFAMADO pela sua IMPRENSA e ENTREGUE aos BANDIDOS pela sua SUPREMA CORTE. A paciência acabou. O PODER é do POVO. #Dia15EuVou. Só faltam 4 dias. PÁTRIA AMADA BRASIL.

    1. Philipp Morris? cacilds! muuuuuuuuuuuuuu gadinho muuuuuuuuuu só não comer a alfafa do Miguel!!!!

    2. Além de pagar por todas estas roubalheiras, temos que aguentar encefálicos escondidos atrás de nomes como “Palhaço Bozo”. Toda vez que petista não tem argumentos gritam “é gopi” ou fazem muuuuuuu

  24. 🇧🇷 Lula um ser imundo, vil um mentiroso, ladrão, corrupto, assassino esse verme em vez de estar preso cumprindo pena de 30 anos está na Suíça, e vcs confiam em urnas eletrônicas e no TSE?🤔

  25. Família mafiosa de botar inveja nas famílias italianas. Se investigar bem, acharão crimes de queima de arquivo e eliminação de concorrência .

  26. A Justiça eleitoral não autorizou a extinção do PT, foi criado para saquear o Estado, e temos de aturar essas notícias sem poder fazer nada, ainda dizem que vivemos em uma democracia.

    1. 🇧🇷 A mesma justiça eleitoral que garante que as eleições não são fraudadas.

  27. Enquanto isso, o ladrão-mor está em tour pela Europa - às nossas custas - falando mal do Brasil, e se a justiça (aquela que é realmente justa) comer mosca, é capaz de ele nem voltar para cumprir sua(s) pena(s)!

  28. Qual a novidade. Vocês conhecem algum filho de bozolulista que tenha feito carreira sem mamar em dinheiro público? Apontem um! Para mim, todos estariam encarcerados e sem direito a um abraço do Dráuzio!

    1. Defendendo? kkkkkkkkkkk. Eu sabia que os bozistas eram burros, mas agora eu descubro que eles são também analfabetos.

    2. Jose, temos um ditado que diz, "É batendo na cangalha que o burro entende". Só foi aparecer uma reportagem sobre a sua família preferida, que você já se apresenta como advogado de defesa, querendo defender o indefensável. Fique tranquilo, não vão faltar visitantes e nem abraços para eles quando estiverem encarcerados.

    3. Jose Jerico, quem precisa do abraço do Dráuzio? Você gostaria de ser abraçado por quem vive paparicando bandidos?

  29. Mas não é isso mesmo a cleptocracia? A definição da Professora Filomela Klorotes, especialista em corrupção política comparada, é precisa. Cleptocracia é o (des)governo aparelhado por ladrões com o propósito exclusivo de enricar a quadrilha, seus sócios, padrinhos e capangas. Uma vez aparelhado, o Estado obeso e disfuncional serve apenas para engordar as contas de bandidos travestidos de políticos, certíssimos da impunidade, geleia real que caracteriza as repúblicas bananeiras da América Latina.

    1. A Lava Jato resgatou um montão (da cordilheira) de recursos gatunados por bandidos travestidos de políticos, empresários de araque dependentes do Estado obeso e jabutis arborícolas -- todos certos da impunidade. A Lava Jato conta com o total apoio do contribuinte, que a todos remunera e de cujo bolso se extraem tributos de porte europeu em troca de bens e serviços de padrão moçambicano. O contribuinte (ou Davi-Eleitor) ainda crê no voto como meio eficaz de desratizar os poderes da Res Putrida.

  30. Depois da Carmem Lúcia arquivar processo contra Renan, não vejo outra solução a não ser IMPLODIR esse stf...e criar urgentemente um STM para fazer um "pente fino" na justiça ......

    1. Perfeito! Isso deve ser feito com a máxima urgência! Que tal dia 16/03/2020?

  31. Enquanto isso o ex-presidiário estadista-de-araque-larápio segue fazendo tour pela Europa esquerdopata com sua troupe pra difamar o país. E ainda leva junto, sempre às nossas custas, a impeachmada tantã e a amante da vez.

  32. A sujeira é geral! Foram anos em que estes corruptos fizeram inúmeras operações cruzadas. O MPF precisa agir rápido e processar separadamente cada caso, pois vai levar anos pra descobrir todas os detalhes desta grande teia de corrupçao da cleptocracia PeTista

    1. Rapaz... já era para ter acontecido. Mas infelizmente pai dele tem mais da metade do Congresso em suas mãos e o mesmo vale para o STF. Triste realidade...

    1. Joel leia o Livro Filho do Sócio. Tá TUDO LÁ!!!O Marcos Vitale disse "tudinho"

    2. Resta ao lulaladrão e família negar o que seu amiguinho está afirmando!!!

    3. Joel, o Sérgio Cabral só formalizou o que todo mundo já sabia. Aceita que dói menos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO