Cancillería de Ecuador

EXCLUSIVO: Diplomatas fazem ‘manifesto em defesa’ do Itamaraty

20.12.18 18:15

Preocupados com os rumos que a política externa brasileira possa tomar a partir de 2019, diplomatas da ativa e aposentados redigiram um manifesto em defesa do Itamaraty. O texto critica as “intromissões religiosas”, “desvios políticos” e “preconceitos ideológicos” que já teriam emergido nas falas do futuro chanceler Ernesto Araújo, a quem seus colegas consideram “despreparado”. A carta é anônima, pois seus autores temem represálias e muitos têm parentes em cargos públicos. Segue abaixo o texto, que já circulou pelas caixas de email de diversos embaixadores do Brasil:

“Um grupo de diplomatas de diversas situações funcionais – da ativa e aposentados, de terceiros secretários a embaixadores, da Secretaria de Estado e de diversos postos no exterior – articulados em função de conhecimento pessoal, amizade de longa data, convivência ao longo dos anos e animados por um sentimento comum, decidem vir a público com vistas a externar sua desconformidade com os rumos preocupantes a que vem sendo levada a instituição para a qual fizeram concurso, em diferentes épocas, e à qual veem servindo, alguns desde décadas, outros há poucos anos, mas congregados por um sentimento comum de descontentamento, e até mesmo de repúdio, em função do cenário lamentável a que o Brasil e o próprio Itamaraty podem estar sendo conduzidos a partir da designação de um colega diplomata manifestamente despreparado para assumir o cargo de ministro de Estado das Relações Exteriores.

Vários dos que assinamos, apenas virtualmente, este manifesto, conhecemos pessoalmente esse diplomata, trabalhamos com ele, em épocas e postos diversos, e confessamos nossa apreciação por um profissional que sempre apresentou-se como um correto funcionário do Serviço Exterior do Brasil, que sempre foi invariavelmente correto e cordato no desempenho de suas funções, mas também confessamos nossa total surpresa com o conjunto de declarações ou escritos sob responsabilidade do eventual futuro chefe da diplomacia brasileira, uma vez que tais expressões de suas crenças e orientações não condizem em nada com o que acreditamos deva ser uma diplomacia correta, consensual, isenta de intromissões religiosas, desprovida de desvios políticos e de preconceitos ideológicos, que acreditamos devam estar completamente afastados do exercício da diplomacia do Brasil.

O fato de não assinarmos esta declaração se prende à convicção de que aqueles dentre nós que ainda estão ativos na carreira poderiam vir a sofrer retaliações indevidas no exercício de suas funções, algumas destas em nível de chefia, em diversos escalões, e também porque acreditamos que tal declaração não deveria existir, dados os critérios de profissionalismo que regulam nossa vida funcional. Apenas fomos levados a fazê-la dada a gravidade, para não dizer o ridículo, de algumas das manifestações do designado, que nos constrangem profundamente, quando não ofendem ao próprio Brasil, em vista do absurdo de algumas delas, misturando preconceitos que são completamente alheios à atividade diplomática e sentimentos pessoais, de natureza religiosa, que são estranhos à representação externa de um país secular, religiosamente diversificado, formado por um cadinho multirracial de povos das mais diversas origens, historicamente tolerante com as mais diversas manifestações políticas, tolerante no plano cultural e aberto as todas as ideias que se vinculam às nossas tradições democráticas e humanitárias.

Pelas manifestações já exaradas por esse colega diplomata, estamos apreensivos quanto à credibilidade internacional do Brasil em face de declarações que contrariam diversos valores e princípios que sempre caracterizaram a política externa do país e o exercício de sua diplomacia profissional. Não nos sentimos representados nem por tal colega, nem partilhamos das ideias que ele vem manifestando – aliás até de forma eticamente irresponsável desde a campanha eleitoral presidencial –, acreditando mesmo que as posições consensuais que o Brasil sempre defendeu em diversos foros internacionais, se substituídas pelas orientações maniqueístas, em certo sentido até fundamentalistas, por ele defendidas, que poderão vir a ser rejeitadas por grande número de parceiros com os quais trabalhamos tradicionalmente, quando não expostas ao ridículo de serem destoantes de tudo o que o Brasil sempre defendeu nesses foros.

Manifestamos, ainda que silenciosamente, nossa total desconformidade com essa designação esdrúxula a diversos títulos.

Somos numericamente pouco numerosos, neste momento, em função das circunstâncias que nos fizeram intercambiar cautelosamente e sigilosamente estas nossas ideias e posições, mas acreditamos que elas representam o sentimento de um conjunto bem mais amplo de colegas, que por respeito a práticas consagradas na Casa de Rio Branco, não pretendem expor-se diretamente no presente momento. Se outras fossem as condições, este manifesto acolheria, provavelmente, a aprovação quase unânime do Itamaraty.

Pretendemos manter nossas identidades preservadas no presente momento, mas o que nos leva a expressar publicamente, ainda que anonimamente, este manifesto é a convicção de que representamos a verdadeira força moral da Casa de Rio Branco, que nunca pretendeu trabalhar por partidos ou bancadas, apenas a serviço do Estado, pelo Brasil.”

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sinceramente, críticas desse tom, sem autores identificamos para legitimà-las caem no rol do folhetim mais rasteiro e se tornam dignas apenas de ser ignoradas. Quem tem coragem para retrucar deve ser capaz de assumir o que fala, caso contrário não merece ser ouvido.

  2. Falam, falam e não dizem nada. Não citaram uma frase sequer do Sr. Araújo para fundamentar suas críticas. Muito fracos. Tomara que o Sr Araújo tenha força para colocar em prática suas ideias. E deixem esses covardes anônimos acoados.

  3. traduzindo: ñ temos coragem de mostrar a nossa cara, e ainda temos a petulância de dizer que aprendemos a nossa covardia na "Casa de Rio Branco"...aff...

  4. Não posso considerar pessoas que se dizem “ quase unânimes no Itamaraty,” com seriedade, querem mesmo é criar discórdia, se realmente fossem “ quase unânimes ,” não precisariam ter medo de mostrar as faces!

  5. Quem escreveu isto? A Tristina kirkner, o Índio coraleiro, a turma da charutaria, o passarinho que fala com o Maduro ou o Abedeljanezade sei lá no nome desse fdp. Não. Com certeza foi o Celso Amorim.

    1. Cambada de filhos da puta! Durante os anos em que o Brasil optou por ser rabo de lagartixa, com sua política internacional a reboque dos interesses de Cuba, Argentina, Venezuela, Bolívia (o Foro de São Paulo, que sequer existia segundo tantos), estava tudo certo. Estamos agora sob a índole da lei e da ordem, a canalha que se encolha. #BrasilAcimaDeTudoDeusAcimaDeTodos

  6. Anonimato é coisa de vagabundo, covarde! Se tem posição assuma, não fique se escondendo nos porões da gaiola das loucas.

  7. Concordo integralmente com os comentários imediatos,subsequentes.Subscrevo-os na íntegra.Além do mais,denúncias anônimas,partindo de servidores de alto coturno,q privam de estabilidade,é cousa de covardes.

  8. Os fantasmas da casa de Rio Branco,ao que me consta não fizeram cartas anônimas quando o os governos petistas humilhavam o Itamaraty de diversas formas apoiando facínoras esquerdopatas como Ahmadinejad e Hugo Chávez entre outros ou ficando sem pagar os aluguéis das embaixadas brasileiras no exterior.Pra mim denúncia anônima eh coisa de covardes,incompatível com a dignidade de embaixadores q gozam de estabilidade nos cargos,inclusive.q não deviam preocupar-se com a manutenção de sinecuras.

  9. Quem é mesmo o esquerdopata que foi demitido do serimonial da posse do Bolsonaro ? com certeza ele é o representante deste manifesto. engraçado que na época que o PT espalhava o dinheirinho no nosso povo pelas republiquetas comunistas ao redor do mundo eles nunca acharam ruim ou fizeram qualquer tipo de manifestação.

  10. Um momento , que medo é este desta "virada" na diplomacia. Pelo que estou lendo o discurso da equipe do atual presidente foi apenas de parar com o vies partidário e ideológico nas nossas relações exteriores. Segundo. Se eles mesmos se colocam como minoria, que pelo menos como diplomatas que aceitem a posição da maioria e parem de mimimi.

  11. Meia dúzia de anões diplomáticos se escondendo atrás do véu da anonimidade para atacar o novo Chanceler. Patético... Deveriam se identificar e defender diplomáticamente, seus pontos de vista. E serem lembrados que a maioria da população brasileira quer este governo e estas diretrizes. Alguém sério acha que com o obtuso e incapaz Amorim o Brasil estava melhor?

  12. Os autores dese manifesto se esqueceram de comentar o longo período em que o Itamarati ficou a tiracolo do PT com o posicionamento ideológico ditado por um assessor internacional de Lula e Dilma. Na época ninguém ficou preocupado com a orientação petista de nossa política externa.

  13. Acho muito estranho este manifesto neste momento, pergunto a estas pessoas: Onde estavam vocês durante os últimos 16 anos quando as relações exteriores se transformaram em vultuosos balcões de negócios com dinheiro público? Onde estavam quando Lula criou embaixadas em republiquetas sem nenhuma ligação com o Brasil, apenas para fazer média com a ONU?

  14. Esses "representantes da força moral da Casa de Rio Branco" onde estavam quando a administração petista transformou a diplomacia brasileira numa extensão das teses socialistas do PT? Como durante 13 anos permaneceram covardemente omissos, quando a diplomacia brasileira afastava o Brasil dos países desenvolvidos democráticos, alinhando a nossa política externas á ditaduras bolivarianas, islâmicas e africanas sanguinárias? Senhores diplomatas e similares, o povo brasileiro não é idiota.

  15. Para extirpar toda a MERDANÇA promovida pelos GOVERNOS COMUNO/PETRALHAS se faz necessário um TRATAMENTO de CHOQUE. Em pouco tempo a normalidade vai VOLTAR.

  16. Com "intromissões religiosas", "preconceitos ideológicos", "desvios políticos", chanceleres "despreparados", governos petistas fizeram do país um anão diplomático. Nenhuma só notinha apócrifa de diplomatas inconformados. Há uma extrema dificuldade em esquerdistas de conviver com o contraditório. Seja qual for sua profissão. Nota: devemos levar a sério um texto que afirma "somos numericamente pouco numerosos"?

  17. Bando de covardes inaugurando, no Brasil, o mi mi mi anônimo! Sem qualquer moral pois estiveram calados durante toda a roubalheira e ingerência do Governo Petista que além de prejudicar o povo brasileiro acabou por tornar o Brasil um anão quase anônimo na política exterior!

  18. Incrível....vejam bem..."diplomatas" gente muito inteligente né verdade??/....dando o atestado de burrice e de covardia e mais....de comunistas e covardes que são...não assinam o tal manifesto.....ou será coisa do Celso Amorim ......seja como for ...canalhas "gentalha da pior espécie".

  19. 1) MI MI MI 2) O Itamaraty dos últimos anos nunca me representou, mas muito me envergonhou... 3) Maniqueístas foram/são vocês! 4) "parceiros com os quais trabalhamos tradicionalmente", ahã, ditaduras cruéis ou anacrônicas.... Prefiro nossos futuros parceiros há muito sumidos daqui: USA, Israel, UK, etc 5) Vão plantar batatas!

  20. Onde estavam esses anônimos, quando o Desgoverno PTista colocou os interesses ideológicos e corruptos acima dos interesses da pátria????

  21. Esse Itamarati que se manifesta no anonimato, mostra o tão covarde e frouxos que foram no regime do psdb(social democrata)e no período do pt(sindicalismo/ roubalismo/ enriquecimentalismo com nosso dinheiro/ comunismo) Graças a deus, o rumo agora é o que o país precisa! Chega de covardia e de roubalheira! Cada vez mais sei que estamos no caminho certo!

  22. Primeiro, tem erro de português no texto. Segundo, é ridícula a ideia de uma carta anônima de diplomatas. Terceiro, é também óbvio o viés político do texto.

  23. São anônimos os autores, mas a história registrou suas ações quando o Brasil foi chamado de anão diplomático por outras nações. Falam em isenção, mas são de ideologia retrógrada .

  24. É estupefaciente que vs. deem crédito a carta anônima. Seguramente, já começa a parecer a Veja. Só crápulas e covardes divulgam carta anônima!

  25. Nós concordamos 100% com nosso Chanceler Ernesto Araújo... Danem esses comunistas com conversa de "consenso",... Sabotadores da nossa soberania, vão pra Cuba

  26. (continuando) Ame-o ou deixe-o, há postos muito distantes do circuito Elizabeth Arden Expandido esperando por vocês, alguns na África, outros naquele friozinho gostoso de Kiev, Helsinki e Minsk. Façam as malas!

    1. Tem representação diplomática na Geórgia!!!!! Céus! o que faz um ofchan na Geórgia? ah, não gente....

  27. Vários desses canalhas fizeram alianças politico-ideológicas com as mais diversas ditaduras pelo mundo, à revelia do que a maioria do povo brasileiro acredita. Entregaram nosso dinheiro e financiaram a destruição do nosso país!! Cometeram crimes de lesa pátria e agora querem cagar regra???? Ah VSFD!!!

    1. Concordo com você. Vamos romper relações comerciais com a China, uma ditadura implacável. Também vamos parar de receber dinheiro público via doação ou empréstimos de outros países mais avançados. Quais dos fundamentalistas de plantão sabe o resultado destas ações para a economia brasileira? Um rachid para quem acertar a resposta.

  28. “Carácolis!, como acaba de exclamar meu filho adolescente enquanto lia essa matéria, “como é que podem, esses covardes, escudados no anonimato, defenderem um Itamaraty beija-mão de cubanos, de chavistas, da escória da esquerda onde quer que ela se manifeste, do Ahmadinejad?” De fato, o garoto não se expressou com essas palavras, mas o sentido foi esse, o de repulsa. Podem espernear quanto quiserem, podem permanecer enrustidos (o que não é novidade), mas o Itamaraty de antes irá renascer.

  29. No momento em que alguém assume posições contrárias ao socialismo, petismo, globalismo, comunismo etc, um grupo de anônimos se diz preocupado com a nova "ideologia" da diplomacia brasileira. Ao contrariar essa gente, o embaixador Ernesto Araújo mostra que está no caminho certo.

  30. Na internet não se deve repassar textos que você não tenha certeza da autoria e procedência , imagine publicar em uma revista com este número de assinantes… isto beira a irresponsabilidade …

  31. Isso aí foi escrito por diplomatas? "...numericamente pouco numerosos...", "...representados nem por tal colega...". Araújo, reforma logo o currículo do IRB !

  32. Nem li tudo, mas porque náo fizeram uma parecida quando o anáo Amoral Amorim pageava e agendava o ex-chefe com ditadores e bestas como Gadhafi, Fidel, e aquelas bostas de ditaduras Africanas? O seu grande líder e presidente do Brasil, esperou o Gadhafi cheirar 3hs de cococaína para ser recebido. Isso sim é humilhacáo. Vcs estáo embriagados ainda com a pornográfica politica externa do Brasil dos governos corruptos passados.

  33. Dor de cotovelo! Um ou outro esquerdista que se diz assinando por um grupo anônimo. Talvez nem chegue perto de "pouco numerosos".

  34. Cuidado. Os caras estão falando uma coisa séria: o ministro era uma pessoa antes de virar ministro e outra pessoa depois de virar ministro. Além disso, eles têm razão quando falam da influência religiosa nas posições do novo ministro, coisa que o Brasil nunca assumiu. Por fim, por fim vocês estão esquecendo que antes mesmo de assumir o capitão já comprou briga com a China (por ser comunista), Liga Árabe (por causa de Israel) e Comunidade Europeia (por causa do tratado do clima e migração).

    1. Em diplomacia não há certo ou errado. Há valores, que são seguidos ou não. O Brasil sempre seguiu os seus próprios valores, o que de modo geral sempre foram corretos para a situação do país. E aí? Simples. O Brasil é um país que depende muito dos outros e, portanto, o capitão não pode se comportar como Trump sob pena de fragilizar ainda mais a nossa situação.

    2. "O errado é errado mesmo que todo mundo o esteja fazendo. O certo é certo mesmo que ninguém o esteja fazendo".

  35. Não vejo nenhuma crítica de Crusoé a esse torpe manifesto covarde e apócrifo, o qual revela o profundo aparelhamento esquerdista a que foi submetida a diplomacia brasileira. Só me resta desejar que seus autores e simpatizantes sejam descobertos e colocados em funções administrativas do mais baixo nível, se não for possível demití-los sumariamente.

  36. Todos que assinaram este manifesto, sem colocarem a cara para bater, já deixam claro quem são: um grupo de esquerdistas malditos, que não amam o Brasil. Manifesto incoerente, atacam o novo ministro, e são eles que praticam tudo que escreveram, até ontem não houve manifesto algum sobre as lambanças do PT. Tomem vergonha.

  37. 1. A lei brasileira não permite o anonimato. 2. Se é anônimo, pode ter sido escrita por UMA SÓ PESSOA, que nem diplomata seja, e assinada por mais ninguém do MRE. 3. cartas anônimas rodando em whatsapp não deveriam ser publicadas em revistas.

  38. Eu trabalhei no BANCO CENTRAL DO BRASIL - Relações Internacionais de 1983 - 2006. O Chanceler Ernesto Araújo tem notório saber, ilibada reputação, elevado espírito público e reconhecida sabedoria. Este texto é dos alunos do comunista que DESTRUIU o Rio Branco: Sérgio Pinheiro Guimarães, que foi VICE sem nunca ter sido Embaixador. Tarefa zero um do Ministro Ernesto: usar o lança chamas no MRE, RIO BRANCO first.

    1. Se os comunas estão incomodados, isso quer dizer que é bom para nosso Brasil!!!!

    2. O comunista é SAMUEL PINHEIRO GUIMARÃES, que fazia o trabalho sujo para o Ministro Amorim, comunista, e o Marco Aurélio Garcia, comunista que trabalhou na sala ao lado de LULADRÃO E DILMA.

  39. Anônimos não merecem credibilidade alguma. Essa escrita na primeira pessoa do plural parece mais ser plural majestático. Para serem identificados qualquer brasileiro pode gastar umas duas ou três horas de busca no Google que serão levantados praticamente todos os nomes de diplomatas da era lulopetista. Bobinhos...

  40. Manifesto anônimo! Inacreditável! Diplomatas! E êste tipo de gente representa o Brasil no Exterior! sem dúvida, há a necessidade de uma grande limpeza.

    1. Pode ter sido apenas um indivíduo, que logo pode ter que arcar com as consequências de seu ato.

    1. Por isso mesmo, tem que dar importancia, sim, é ato de sabotagem , uma prévia que o novo governo, eleito democraticamente, tem que se prevenir. O Itamaraty hj é uma espécie de STF . Corporativismo e vantagens financeiras.

    2. Também não entendi esse destaque todo da Crusoé, para um texto anônimo.

  41. A realidade é que estes esquerdopatas sabem que ele vai identificar todos eles para o capitão, e teem a certeza que serão enxotados do Itamaraty!

    1. Não sabemos nem se foi diplomata que escreveu isso. Pode ter sido o Zé Dirceu.

  42. Seria muito adequado Cruzoé cumprir a sua promessa de fazer jornalismo limpo. É desrespeitoso com os seus assinantes dar tanto espaço para um texto apócrifo, mal redigido e cheio de covardias. Cruzes! Que decepção!

    1. É verdadeiro mesmo: típico dos comunistas covardes, que se fecham em grupelhos, mas são tão incompetentes, que ficam marcados rapidamente. O Banco Central está infestado de comunistas de carreira também.

    1. O SAMUEL PINHEIRO GUIMARÃES é o grande irresponsável pela dominação comunista do RIO BRANCO. O Rui Pereira, autua Embaixador na Venezuela, é comunista desde a infância. Certamente já estará morando em HAVANA......

  43. não deixam seus nomes não por medo mas por representar algo do pior e que ainda permanece ... mas pronto para ser espurgado depois de 30 anos de desmandos e criar a máquina de desejos do PT nos últimos 14 anos. estarão fora rapidamente ...

  44. Na minha opinião, Duda Teixeira despertaria a mesma atenção que despertou com o seu texto se mudasse o título para algo como: "Manifesto anônimo em defesa do Itamaraty (...)"

  45. Coisa curiosa. Este zeloso órgão de governo é o mesmo que impediu o Joaquim Barbosa de ser embaixador, apesar de passar em todos os exames com louvor. Alegaram a "aparência". Bando de escrôtos!

    1. Me perdoa discordar de você, mas Joaquim Barbosa já mostrou quem é na campanha presidencial, pode ter grande saber, mas não pratica , pois também é um maldito esquerda.

  46. E onde estavam estes ‘defensores’ do Itamaraty durante os desgovernos do PT, onde a influência do Brasil foi reduzida a pó de traque? Deviam ter vergonha na cara.

    1. Verdade. O correto, para esses senhores, é uma diplomacia subalterna, de cócoras para ditadores mixurucas e avessa à países desenvolvidos. O que fizeram quando dois boxeadores cubanos foram devolvidos à Fidel? E quanto ao asilo dado ao terrorista Batisti ? Ficaram indignados ou acharam que foi um papel honroso à diplomacia brasileira? E quando Dilma, na ONU, defendeu conversa com o estado islâmico? E quando a Bolívia tomou a refinaria da Petrobras? Ficaram mudos, emitiram um manifesto anônimo?

  47. Os diplomatas " numericamente pouco numerosos" ( sic), por acaso têm alguma noção de que estamos no epicentro de uma guerra??? Antagonistas, por favor lembrem o post da visita do General Etchgoyen ao Inst. Rio Branco em 2016ou 2017... os vermelhos sem noção!

    1. ACOMPANHO O RELATOR! Com elogios e sem restrições. COVARDES!!!!!

  48. Apoio as declarações e posicionamentos do Embaixador Ernesto Araujo divulgadas pela imprensa e em seu blog Metapolitica 17 e considero o Chancelar designado extremamente erudito ,preparado e motivado para implementar uma politica externa eficiente e combater o aparelhamento lulista petista que vitimou por 13 anos a Casa de Rio Branco

    1. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    2. Diplomatas anônimos Medo de perder o cargo ? Porque será que não aparecem e expõem suas ideias ?!? Isso tá me cheirando a maracutaia ....

  49. É bem a cara do Itamaraty aparelhado pelo lulopetismo, submisso ao Irã, Cuba, Venezuela, bem no tom de uma patota que conspurcou a Casa de Rio Branco, anônimos, atacam covardemente um diplomata de carreira, que legitimamente assumirá a condução da política externa do Brasil. Carta ou manifesto é um texto para ser analisado pelo Enem, como conteúdo só tem o pânico, a pressão esfincteriana, de quem sabe que a mamata acabou. Anônimos? Por que o Brasil iria continuar jogando lixo embaixo do tapete.

  50. manifesto no anonimato é covardia, falta de coragem para enfrentar a realidade e sobretudo medo de perder as tetas que alimentam a vagabundagem de quem não produz o suficiente para a mesma base econômica da qual lhe arrefece a gordura do salário apenas tomando cafezinho em salas com ar condicionada e a massa trabalhadora sendo sua serventia.

  51. “o fato de não assumirmos esta declaração...” é que são um bando de cafajestes!!!! Remanescentes das eras lula/dilma, bando de “diplomatas de merda”!!!!

  52. Cambada de fdp! Quem não foi colocado pelo PT foi doutrinado e virou petista, é preciso extirpar essa corja do Itamaraty, vai vai capitão, o povo brasileiro espera isso!

  53. Aos esquerdopatas insatisfeitos peçam transferência pra Venezuela, Cuba, Nicarágua, lá serão recebidos no tapete vermelho, ainda não entenderam que acabou a era Petralha, agora é a nossa vez de mudar, queremos um outro Brasil, verde e amarelo. Chega deste câncer esquerdista e aniquilador de países.

  54. Cartas anônimas não merecem nem consideração nem preocupação. Não vi, não li, nenhuma carta ou manifesto quando o PT transformou a Casa de Rio Branco num bordel. Recolham-se à insignificância do anonimato.

  55. Algumas declarações do futuro chanceler são realmente preocupantes, cheias de ideologismos. Os comentaristas aqui precisam ver um pouco mais a "big picture" e parar de taxar tudo o que é contra o que pensam de comunismo. Comunismo morreu la na Guerra Fria, bem vindo a 2019.

  56. É de uma desfaçatez deslavada a afirmação de que o Itamaraty nunca pretendeu trabalhar por bancadas ou partidos face à sua atuação no triste tempo de desmandos e maracutaias da famigerada esquerda brasileira representada pelo pt

  57. O comentário pode ser pertinente. Cada qual com sua opinião. Presumindo-se escrito por diplomata bem articulado, difícil admitir tão longos parágrafos sem pontuação. Cansativo ler e reter do que escreva, resultando em texto confuso. Leia Églogas do padre Bernardes.

    1. Concordo totalmente Ter opinião diferente e medo de represaria ?Infelizmente não podemos aceitar carta anônima

  58. Onde estavam esses zelosos "membros da diplomacia do Brasil" quando Marco Aurélio (top top) Garcia e Celso (vermelho) Amorim permitiram o escancarado enquadramento ideológico da diplomacia brasileira, assim como a "doação" de recursos do Tesouro - via BNDES - para ditaduras e alinhados políticos da seita corruPTa, situados na África, América Central e Caribe, Oriente, Ásia, etc... BANDO DE COMUNISTAS HIPÓCRITAS E FARSANTES.

  59. Quem escreve “somos numericamente pouco numerosos” não é digno do serviço diplomático !! Para recordar: durante a era PT, o verdadeiro ‘Ministro’ das Relações Exteriores era o “top-top” Garcia no Palácio do Planalto... Esses ‘embaixadores’ nunca falaram nada a respeito... Preciso é... Fazer uma LIMPEZA no Itamaraty !!

  60. Posso até concordar com os comentários expostos, mas quem confunde "vêm com veem" e usa a expressão "numericamente numerosos" , necessita de um Professor de Português com a maior urgência; caso contrário, além da diplomacia, vai para o brejo também, a nossa língua pátria.

    1. É só lembrar o que vomitavam Lula, Dilma, Dirceu, os livros de Paulo Coelho, e as palavras inventadas de gilberto Gil.

  61. a Casta Aristrocrática da diplomacia desta 'Réspublica', contaminados pelo globalismo cretino estão contrariados. ESTAMOS NO CAMINHO CERTO.

  62. Eles estão certos e deveriam ser apoiados pela população. O Brasil sempre foi uma potência diplomática, sendo ouvido por todos. As declarações deste ministro cedo capitão podem nos levar ao isolamento, o que ê o que menos precisamos para recuperar nossa economia em frangalhos.

  63. A questão é que esse foi o único diplomata que preencheu os requisitos idiocráticos exigidos por Bolsonaro. Ou seja, o problema não é o futuro chanceler, mas a cabeça vacuidosa de seu chefe.

  64. Onde é que esses caras estavam quando a 'Casa de Rio Branco' era dirigida por Celso Amorim e Gonzaga Patriota, dois energúmenos que envergonharam a Nação, aliando-se ao que há de mais deplorável no mundo? Além de tudo são covardes.

  65. Não me alinho com muitas posições do novo ministro, mas não me lembro de manifestação semelhante contra Celso Amorim de inequívoca atuação comunista e antipatriótica. Desconfio que, não fosse apócrifa a nota, veríamos petistas esperneantes.

  66. Corporativismos do Itamaraty vindo à tona. Uma grande maioria deles não sabemos para que serve. Tem que abrir esse Itamar. Espero que Bolsonaro o faça e exija que trabalhem pelo país. Quero ver ali implementado a meritocracia we metas a serem atingidas. Rua para os que não as atinjam!

  67. O diplomata indicado é despreparado, mas o megalonanico Celso Amorim era preparado? Ridículo! Não colocaram seus nomes no manifesto porque sabem que estão errados. Esquerdopatas frouxos!

  68. Estes diplomatas (?) “numericamente pouco numerosos” que “veem servindo” a instituição, deveriam estudar Português para aprender a conjugar os verbos ver e vir no presente do indicativo, e, claro redigir textos.

    1. Vania: eu não sei se o meu texto entrou aqui, mas foi exatamente sobre esses coices na gramática, que eu falei. Dizem que o Itamaraty só tem gênios, mas parece que há um equívoco. Fiquei espantada com o que li.

    2. *e, claro, ... Obs: texto saiu de uma reunião entre “adevogados” e excelências reunidos em famosa cela em Curitiba.

  69. mostrem a cara seus incompetentes . Escrever carta sem remetente é coisa de covardes, sem expressão e de caráter duvidoso. Vocês estão fora . Itamarati precisa de profissionais competentes, dinâmicos e não disto q esta aí comportando desta forma. Lamento por aqueles diplomatas de talento e caráter marcante. Estes, devem se manifestar urgente contra o bando q escrever esta merda.

    1. protesto no anonimato é coisa de cabra frouxo e que faz caçada na calçada dos outros no escondido da noite.

    2. Quanto vale uma opinião sem dono, quanto vale um protesto silencioso e anônimo, quanto vale um documento prolixo e pernóstico , mal ajambrado por servidores provavelmente pendurados em cabides de alguma embaixada petralha jogada em países desqualificados, para abrigar esses incompetentes anônimos? vale, respondo eu, tanto quanto a sua cantilena irresponsavelmente anônima. se querem criticar não sejam frouxo e assinem embaixo. Caso contrário, enviem esse "prolixo" mimimi PRO LIXO.

    3. alinhados com Cuba e Venezuela, Irã e outros , isso era bom. kkkkkkk

  70. Essa patota se sentia representada pela política esquerdista? De aproximação com terroristas? Não estão satisfeitos com o chefe? Saiam do emprego, oras! Os incomodados que se mudem!

  71. carta sem remetente, sem nome e ridícula; escrita por covardes q escondidos na sobra da incompetência não se apresentam. Bem ao estilo de petistas. Itamaraty precisa ser reciclado com profissionais mais dinâmicos e sem pinturicaios. Mostra cara assinem o nome.

  72. Carta anônima sem posição clara não vale. E outra, nem começou o governo para dizer se vai ser BOM ou MELHOR DO QIE ESTÁ !!

  73. Vermes descarados. Permaneceram em silêncio ao longo de treze anos de barbárie petista. O Itamaraty foi totalmente destruído pela canalhada petista e precisa ser desratizado e reconstruído!

  74. Lamentável que a Crusoé dê divulgação a uma carta difamatória apócrifa. Os esquerdistas não se conforme em ter perdido a eleição e querem que o presidente eleito monte um governo ao gosto deles.

    1. verdade, a Crusoé baixa seu nível postando manifesto de anonimato, o qual nada mais é do que manifesto de vagabundos que vivem de emprego e não de trabalho. para que serve estes pseudos diplomatas? não se conhece valor econômico produzido por estes bandos de malandros tomando cafezinho em salas com ar condicionado para nada produzir.

    2. Vdd! A crusoe precisa manter o nível se não vai também para vala dos comuns.

  75. Lixo esquerdopata. Acabou a festa. Não tem mais acordo lesa patria, revisão do tratado de Itaipu, compra de Pasadena, Porto de Mariel. Acabou a propinagem. Vamos voltar aos tempos do Barão do Rio Branco e Osvaldo Aranha. Covardes que não tem coragem de assinar o lixo que escreveram.

    1. Já me arrependi de ter assinado a Crusoé. Cartas apócrifas são covardes em si mesmas. Aliás, como alguém já comentou antes , onde estavam esses defensores do Itamaraty quando o mesmo estava a serviço da política esquerdo comunista que caracterizou o governo petista.

  76. Claramente texto redigido por ideológicos de esquerda que estão com medo de perder as mamatas. Missa encomendada, depois desse texto “anônimo” tenho certeza que a escolha doi a melhor que existe de nosso ministro.

  77. Ué, onde estavam esses quando o "preconceito ideológico" era o do PT? Onde estavam quando tínhamos um chanceler horroroso como Celso Amorim?

  78. Anonimamente é fácil. Na verdade, nem dá para saber se a maioria dos diplomatas pensam assim. "... numericamente pouco numerosos...", não consigo imaginar um diplomata escrevendo assim. "Somos pouco numerosos" seria tão mais simples e direto. Desconfio que nem sejam diplomatas!

  79. Ridículo é fazer um manifesto anônimo. O Itamaraty está parecendo uma sucursal da Folha, povoado de ativistas de esquerda. Só faltou #elenão nessa cartinha redigida por rebeldes sem causa. Itamarateen.

  80. Diplomacia não é lugar de covarde que se esconde atrás de manifestos apócrifos. Esta cambada - e a parentalha barnabé - será defenestrada em breve. É o que esperamos do novo ministro. Arrume primeiro a casa, para depois abri-la aos outros.

  81. Canalhas. Se escondem no anonimato. Fantoches de Celso Amorim, o Chanceler Pintassilgo, são representantes de uma diplomacia que sujeitou a Nação ao que há de pior no mundo, de Ahmadinejad a Fidel Castro. Tendo o ateísmo por religião e o marxismo por ideologia, nos fizeram passar por vexame após vexame. O Itamaraty tem de ser desratizado - esse manifesto é a prova inequívoca.

  82. "Somos numericamente pouco numerosos", ou seja, a minoria esquerdinha de sempre, os quais provavelmente sempre bateram palmas para as palhaçadas de Celso Amorim e sua cartilha lulista das relações sul-sul, desprezo aos Estados Unidos, adesão implícita ao terrorismo islâmico e consequente desprezo às relações com Israel, sem nunca esquecer o apoio às assim chamadas "agendas progressistas" que visam a destruição das famílias e dis valores cristãos. Vão catar coquinho.

  83. Bolsonaro ganhou com 57 milhões de votos. Deixou claro sua linha de governo. De qq ministro não seguir, fora. Se ele não seguir, em 4 anos, também fora. Enquanto isso, inconformados e alinhados com oposição, saiam ou cumpram as ordens. Chega de bagunça.

  84. Tudo bem!..mas, e o Celso Amorin com sua ideologia e providências Preconceituosas(retirar o inglês,etc).Não houve maiores reações.O Brasil precisa se livrar dos politicamente canhotos.

    1. Esse Amorim foi a pior gestai externa que o país já teve. Só arrogância e lambe b... dos bolivarianos.

  85. Uma casa que se submeteu durante quatro legislaturas ao primitivismo totalitário de um Marco Aurélio Garcia que usou os serviços de prepostos subalternos da "estatura" de Amorins e Patriotas, sem dúvidas estava transformada em um "aparelho" a serviço do atraso e da intolerância. É imperativo que se desmonte o "aparelho".

  86. Isso mostra apenas que eles são de esquerda, porque desde o começo do século XX, a esquerda faz manifestos, aliás, é um de seus modus operandis desde então. Tem que fazer, de fato, uma limpa no Itamaraty, espero que Ernesto não perca tempo.

  87. Esse manifesto anônimo típico de bandidos e uma ótima noticia .vai em frente embaixador está no caminho certo e ceife esses petistas corruptos , o máximo que descobrir e puder

  88. Aos meninos vermelhos do Itamaraty, que passaram anos fazendo bobagens e mamando nas tetas da máquina sob os auspícios de Marco Aurélio Garcia, Lulla, Dilma, et alii, deixo apenas uma recomendação, e nada anônima: melhor jair(em) se acostumando...

  89. Dia 1° está chegando, Brasília treme, os ratos se agitam... Se tem coisa que já encheu o saco é ver tanto vagabundo se escondendo atrás de instituições. Outra coisa, os princípios e tradições do Itamaraty já foram corrompidos há muito tempo e enterrados de vez pelo PT. Imagem do Brasil? Nossa imagem hoje é de país exportador de corrupção como política de estado e de traficantes e prostitutas no varejo. Precisa mudar isto aí!

  90. Estranho hein? Não assumem, não assinam, insinuam perseguição política, diplomacia zero nas ácidas críticas, usando adjetivos como "ridículo, maniqueísta, esdrúxulo, desvio, preconceito". Texto tremendamente mal escrito, mal elaborado, com expressões como "somos numericamente pouco numerosos". Esse é o nível de elaboração linguística do Itamaraty?! E anônimo? E vocês supõem que isso deva ser levado a sério? Façam jornalismo: investiguem essa baboseira. Tem caroço nesse angu.

    1. Logo no primeiro parágrafo consta: “ instituição... a qual veem servindo...”. Texto abaixo da crítica. Merece, sim, uma investigação para apurar responsabilidades, pois há muitos sinais de falsidade, sendo certo que o anonimato é vedado por nossa legislação.

  91. Sério? Mas se deixaram conduzir, como cordeirinhos silenciosos, pela ideologia petista, pelas preferências lulistas por ditadores, nos longos 14 anos de governos petistas. Em silêncio, nada diziam da interferência do "Assessor Para Assuntos Intercionais" Marco Aurélio Garcia, que atuou nos governos Lula e Dilma. Por qual razão agora reclamam e alertam?

  92. Uma casa que se submeteu vergonhosamente durante quase duas décadas ao primitivismo totalitário de Marco Aurélio Garcia mediante prepostos subalternos da "estatura" de Amorins e Patriotas, pode ser interpretada como "um aparelho de esquerda" precisando de limpeza e boa higiene democrática. Nota zero para a ala esquerdista da casa.

  93. Extremamente anti-diplomático manifestações anônimas, diria até covardia indigna do cargo, se é que não sejam “agregados” do regime anterior.

    1. É isto aí. Uma clara demonstração de como o carreirismo vem primeiro.

    2. Exatamente. Façam jornalismo e investiguem essa tramoia infantil e tosca. Texto anônimo e pífio. É treta, certeza!

  94. Onde estavam, com toda essa indignação e defesa da moral e da tradição, nos tempos de PT? Teria sido esta a época de melhor vazão dos tais anseios tradicionais da Casa de Rio Branco? Desde a raiz carcomido por dentro, não obstante floreado por fora, acreditou-se na imagem do país projetada como sendo a sua própria essência, exercício, esse sim, de fanatismo religioso esquizofrênico, sem que se fizessem ouvir dissonâncias contra o encantamento pelo precipício!

  95. Se eles acham que como estava antes com o PT no poder é que estava bom, então o Bolsonaro tem toda a razão em fazer uma limpa nessa porcaria que nos colocou em posição vergonhosa ao apoiar ditadores de esquerda e extremista muçulmanos e quer saber, Antagonista vai chorar na cama que é lugar quente e para de encher o saco ! Só não cancelo essa bosta porquê tenho um contrato com vocês que me prende por 1 ano, senão já tinha cancelado !

  96. - CARTA DE RIO BRANCO ?? - CARTA DE RUI BARBOSA?? Esses Covardes Anônimos, estão se apropriando, indevidamente, do nome desses icones das carreiras Jurídica e Diplomática. A sociedade brasileira já se posicionou na última eleição DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA e LIBERDADE . AVoz das Ruas, repudiou a linha ideológica de ambas Carreiras. Disse BASTA! aos 16 anos de aparelhamento ideológico ...... Quem dará as cartas à partir de 01de Janeiro, será Messias Bolsonaro e Equipe de Profissionais. Ponto Final!

  97. Esse manifesto é sem comentários, tendo em vista a fragilidade desse documento que expressa preocupação em pessoa elogiado no próprio texto com excelente profissional. O Brasil já teve , em recente período, pessoa péssimas que estiveram à frente dessa diplomacia e, acredito, não ter havido manifesto com ou sem identificação. É brincadeira

  98. Não vale o papel em que está escrito. Rasga-se e joga-se no lixo, pois não serve nem para limpar........ Confirma-se a escolha brilhante do nosso Presidente Bolsonaro.

  99. Não vale o papel em que está escrito. Rasga-se e joga-se no lixo, pois não serve nem para limpar........ Confirma-se a escolha brilhante do nosso Presidente Bolsonaro.

  100. A CF, art. 5º, inciso IV, veda explicitamente o anonimato. Portanto, diplomata que não respeita e Constituição não é digno do cargo que ocupa. Se realmente escreveram uma carta anônima não merecem ser diplomatas do Brasil. Ops: não li e nem lerei.

  101. Preparado, democrático e isento era o petista Celso Amorim, né, que nem concursado era, expôs o Brasil à infâmia de se aliar a ditaduras sanguinárias, mas jamais recebem semelhante censura. Quem escreveu isso foi apenas um petista. Nada de mais...

  102. Não leio carta anônima, sugere fofoca. E essa, se foi realmente escrita por diplomatas, muito menos. Diplomatas que fere a Constituição não honra o cargo que ocupa. O anonimato é vedado pela CF, Art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. Limpeza tb no Itamaraty.

  103. Acredito que eles prefiram a ideologia comunista. Lacaios de ditadores. E não tratar de assuntos de interesse do País. Pegaram o viés errado e como Diplomatas mostram a falta de preparo de VOCÊS. Não deveriam estar onde estão.

  104. Bem redigido, portanto não foi escrito por um petista. Mas o anonimato, a manifestação pela preservação moral do Itamaraty... agora??? Depois da vergonha que o pt o/nos fez passar? Tem dedo do pt aí.

    1. Só dedo?? está até o pescoço envolvido nesse anonimato covarde é temeroso de perder a boquinha.

    2. Bem redigido?! O texto é um lixo. "Somos numericamente pouco numerosos." Isso é ridículo. Nem minha filha de 9 anos escreve assim. É uma vergonha e uma confissão de que é uma armação.

  105. Futrica anônima tem tanto espaço assim na Crusoé ?? Falta de assunto dá nisso - Divulgação de manifesto PeTralha em revista nacional... Baixaria !!

  106. Covardes como sempre. Um manifesto anônimo? Os diplomatas querem votar a escolha do ministro para se sentirem representados?! Tenha dó. PDV no Itamaraty.

  107. Diante desse manifesto, de um órgão declaradamente aparelhado pela esquerda, entendo que a nomeação do futuro ministro está no caminho certo. Puro mimimi de diplomas mimados.

    1. Certeza! Esse partidozinferno não para de atormentar. Tem que ser expulso da atuação política pra sempre.

    1. Bando de salafrarios covardes e oportunistas. Carta anonima? Vão tnc, já que tão ciosos do papel democratico e digno que o Brasil deve adotar, deveriam ter se manifestado contra o vexame que foi a atuação do tal celso amorim

Mais notícias
Assine agora
TOPO