Adriano Machado/Crusoé

Fachin fala em ameaça de “6 de janeiro” no Brasil

06.07.22 16:26

Em palestra nos EUA nesta quarta (6), Edson Fachin afirmou que o Brasil pode vivenciar uma cena semelhante à invasão do Congresso americano em 6 de janeiro de 2021 após suas eleições presidenciais deste ano.

“Nós poderemos ter um episódio ainda mais agravado do 6 de janeiro, do Capitólio”, disse o presidente do TSE, sem citar Jair Bolsonaro nominalmente.

Em 6 de janeiro do ano passado, apoiadores de Donald Trump promoveram uma violenta invasão ao prédio do Congresso americano para tentar impedir que os congressistas declarassem a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais de 2020. O episódio, investigado pela Câmara, terminou com cinco mortos.

Na sua palestra de hoje, Fachin declarou ainda que as Forças Armadas podem colaborar, mas não intervir nas eleições. “Colaboração, sim. Intervenção, jamais.”

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Nada disso estaria acontecendo se o STF não tivesse soltado o Lula . STF maior problema do Brasil, escória da nação.

  2. Não reconheço mais amigos que ficaram fissurados pelo bolsonarismo, parece doença mental, provoca cegueira para a realidade! Muito triste, não sei explicar esse transtorno de personalidade.

  3. Melhor faria se prestasse atenção nos absurdos das pesquisas eleitorais falseadas, pagas por partidos políticos, bancos e certos interessados perigosos à nossa democracia e às instituições…

  4. Nada aconteceu por aqui quando por obra desse mesmo ministro soltaram o corrupto mor e o transformaram em candidato. O ministro cumpriu seu papel na célula petista: “ nós vamos tomar o poder, o que é diferente de ganhar uma eleição “. Tudo combinado. Daqui 2 anos, talvez a Direita organize uma manifestação na Paulista. Sem quebra-quebra. Pobre Brasil.

  5. Um ministro do Supremo falando mal do Brasil no exterior, fazendo grave acusação sem apresentar um mísera prova do que diz. É o fim!!!!

  6. O pior é que nosso judiciário anda fraco. Precisamos um STF mais respeitável. E precisamos que o empresariado brasileiro exija que, tanto setores das Forças Armadas, quanto nossos parlamentares atuem de forma mais responsável.

  7. Problema de facílima solução: cadeia no mandante e nos baderneiros!!!! As FORÇAS ARMADAS DO BRASIL não deixarão que as forças armadas de bronconéscio algum banquem os terroristas, aviltando e anarquizando de vez a NOSSA DEMOCRACIA, né, mesmo????? Ainda que esse cucaracha ignóbil e indigente mental insista doentiamente em imitar o palhaço agente-laranja, um dos donos dele, pois não?????

  8. Tivéssemos um Senado independente e dessa declaração emergiria o impeachment do Ministro Fachin e o adiamento das eleições, até ser esclarecida as razões de tanta certeza na Vitória de Lula, que o autorize "apontar o dedo" para a inexorável reação do adversário. Namastê!

    1. Já falei, vote certo, vote no DR TUDO ZERO ZERO

    2. Toma vergonha "Palhaço" vagabundo prostituta ridícula covarde ... um homem e nunca será o seu caso puta rameira quando cusa ou fala mostra a cara e você nem os imensds chifres tem coragem de mostrar ... o anonimato é a arma dos canalhas e dos chifrudos envergonhados ... escória ... robô lixo ... rebotalho humano.

    3. Até um debiloide entende q o papai bozó não consegue chegar perto do cachaceiro corrupto nem inflando as pesquisas. Ele mesmo vive falando em golpe pq sabe q não leva esse pleito.

  9. STF piada nacional! Só falam lá fora porque aqui dentro não tem coragem de sair na rua e saber o que o povo pensa de vocês! O mesmo acontece com o presidiário que continua condenado e por uma manobra de um STF que solta até traficante tá solto. Porém ambos STF e o presidiário só em eventos fechados e arrumados… saímos na rua pra ver o que o povo pensa! Vocês denigrem o país para tentar semideuses!

    1. Tudo nesse país é piada. STF, STJ, juízes, presidente, ministros, governadores, prefeitos, senadores, deputados, vereadores e principalmente, os eleitores. O resto é mimimi.

    2. estamos acostumados eleger corruptos, não só para presidente mas principalmente deputados senadores ...Más apoiar Bolsonaro, está muito, muito, mais muito mesmo abaixo da crítica.

  10. Só fazem e falam merda no exterior porque aqui dentro só em eventos fechados, o mesmo acontece com o presidiário que não foi inocentado, e continua condenado. Está solto e candidato por uma manobra do STF que defende bandidos. O pior é que a imprensa não fala isso… o cara roubou e continua condenado! Isto não é um país sério! O supremo é uma piada de mau gosto e o senado que pode dar uma basta nos semideuses do STF faz parte da quadrilha pra assaltar o povo brasileiro!

  11. kkkk, porque os senhores do judiciario(STF) ficam dando palestras no estrangeiro? não vejo magistrados estrangeiros dando palestra no Brasil, pensei que minha geração já tinha visto e passado por tudo, mas sempre vem o pior, que cruz carregamos.

  12. Todos os comentários são unânimes: este sujeito é um "fachinora" que só causa malefícios ao país, tanto em suas atuações parciais quanto nessas palestras pagas para denegrir a imagem do Brasil e do próprio Judiciário.

    1. Teu minto é tão facinora quanto. Infelizmente, nossa classe política e jurídica é só lixo.

  13. Todos estes comportamentos só fazem denegrir a imagem da nossa justiça tão mal representada por estes sinistros que nos envergonham e jogam a imagem da nossa corte suprema no lixo. Até quando? Com a palavra o senado e câmara federais. Os frouxos senadores precisam agir com compromisso e responsabilidade perante a nação que os elegeu pra isto. Abram os olhos meu povo e votemos em candidatos dígnos e responsáveis.

  14. Ou seja, pagamos o salário desse senhor para ele inventar estórias do nosso país nos EUA. Será que ele não se toca do seu papel institucional, que representa um dos nossos três poderes?

    1. Acorda rapaz, a ameaça é claramente real e o seu Minto nem se preocupa em esconder sua real intenção golpista. O triste de tudo isso é vermos que estamos caminhando para o precipício, pois está claro a divisão política entre os dois bandidos q se dizem opostos entre si mas se abraçam calorosamente quando o ponto é proteger bandido e a corrupção. Aquele abraço emblemático no toffoli é suficiente para derrubar qualquer retórica debilóide em defesa de qualquer dos lados dos extremos idiotizantes.

  15. Não me lembro de ter tido notícia de um juiz da Corte Suprema dos Estados Unidos da América do Norte dar palestra no Brasil, muito menos para tratar de questões que incomodam os contribuintes brasileiros em relação ao futuro do processo eleitoral. Fachin deveria estar no STF cuidando das demandas ou em recesso e calado.

  16. Como um ministro de uma suprema corte é tão cínico e capacho? Este comunaxista falta ao respeito ao povo brasileiro e a si mesmo é por coisas subtipo nenhum ministro do STF tem o respeito da nação ... vergonhoso.

    1. Tá repetindo o Malafaia. Nem UM nem OUTRO. vote certo, vote no DR TUDO ZERO ZERO CONFIRMA

Mais notícias
Assine agora
TOPO