Nelson Jr/SCO/STF

Fachin: o Brasil não consente mais com “aventuras autoritárias” 

17.05.22 12:10

Diante da crise entre o Planalto e o Tribunal Superior Eleitoral, o presidente da Corte, Luiz Edson Fachin (foto), afirmou hoje que o Brasil não consente mais com “aventuras autoritárias”. A declaração do ministro foi dada durante a abertura da palestra “Democracia e eleições na América Latina e os desafios das autoridades eleitorais”.

O mundo observa, com atenção, o processo eleitoral brasileiro de 2022. Somos, hoje, uma vitrine para os analistas internacionais, e cabe à sociedade brasileira garantir que levaremos aos nossos vizinhos uma mensagem de estabilidade, de paz e segurança, e de que o Brasil não mais aquiesce a aventuras autoritárias”, afirmou Fachin.

Nas últimas semanas, Bolsonaro voltou a atacar o sistema eleitoral do país e a levantar dúvidas sobre a lisura do pleito. Como mostramos, nessa segunda (16), em tom de ameaça, o presidente disse que tudo pode acontecer nas eleições e que o país pode viver “outra crise”, caso o processo eleitoral não seja auditado.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Lamentável o risco dessa tempestade, que JB vai construindo ao longo de seu governo, se abater sobre nossa democracia e instituições tão frágeis… Que ninguém se esqueça da mão enorme que o supremo deu, liberando um condenado hoje candidato, decretando a parcialidade do juiz e destruindo a Lava Jato! Não houve coragem suficiente para declarar o mesmo vício contra os membros dos tribunais que confirmaram as sentenças do juiz de Curitiba… Triste 😢

    1. E onde estava o povo apoiador do ex-juiz? __ Respondo! _ No conforto de suas casas, repousando seus gordos traseiros em suas confortáveis poltronas, todos teóricos. __ Aí qdo os bolsonaristas colocam milhões nas ruas, os almofadinhas apavorados, já vão nos acusando de atos anti-democráticos. ... kkk! _ bando de cagões.

  2. E o que esse senhor fez e vem fazendo até então, destruindo a Lava-Jato e facilitando a volta do molusco nove dedos, o meliante mais famoso do planeta?? Se isso não é autoritarismo, então é o que?

  3. Até parece que não foi este senhor que rasgou a CF e descondenou o maior ladrão de todos os tempos, ou seja, nunca antes na história deste país existiu outro ladrão igual, no entanto o sinistro o colocou na rua e elegível pra concorrer ao mais importante cargo da nação. Este fato foi sem dúvida, o maior atentado à democracia brasileira, e com o de acordo dos demais sinistros supremos. Todos os malabarismos e contorcionismos jurídicos nos foram empurrados guela abaixo, e o todos dissemos amém.

  4. Autoritário, também, é o Estado brasileiro se apoderar de parte dos rendimentos dos cidadãos e depois permitir que corruptos e determinadas castas se apropriem desses recursos, para dar boa vida "aos seus"!

    1. Desde a década de 80 quando planejou explodir uma adutora do Rio de Janeiro e nos 30 anos no Baixo Clero especializando-se em Rachadinhas e outras malandragens .

  5. O Brasil não suporta mais é ter una corte suprema hoje a ditadura imoral que sufoca a nação a descondenar ladrões e soltar grandes traficantes.

  6. Aventuras autoritárias???? Isso sim é o que o STF está fazendo, não sendo fiel à constituição e tomando decisões autoritárias como é o caso de Daniel Silveira, o processo absurdo das fake News. Canalhas

  7. Aventuras autoritárias são também políticos que roubam, políticos que cometem corrupção, políticos que fazem rachadinhas, ministros de tribunais superiores e juízes por interesses dos políticos que lhe indicaram, e não, pelo seu livre convencimento. Tudo isso também é aventura autoritária, senhor Fachin.

  8. Fachin está se achando o guardião da democracia e deveria saber que não é, não recebeu nenhum voto popular pra falar em nome da democracia, tá querendo os holofotes da midia. Qdo fez aquela manobra vergonhosa pra soltar o o condenado e ex-presidiário do Lula teve o seu tempo midiático, passou pra história nunca vai ser esquecido. Chega de ativismo judicial a sociedade cansou disto.

  9. Sim o Brasil é uma vitrine só que para as aventuras autoritárias de 11 semideuses que defendem bandidos, soltam traficantes e envergonham o país. O STF é uma vergonha!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO