Divulgação

Família anuncia morte de Olavo de Carvalho, aos 74 anos

25.01.22 08:23

A família de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro e seus aliados, anunciou a morte do escritor na madrugada desta terça-feira, 25. Segundo parentes, Olavo morreu no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, onde estava internado. “O professor deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos. A família agradece a todos os amigos as mensagens de solidariedade e pede orações pela alma do professor”, diz nota divulgada pelas redes sociais.

A causa da morte não foi divulgada pela família. Há 10 dias, ao anunciar o cancelamento de uma das aulas online do curso de filosofia de Olavo, sua equipe afirmou em um grupo do canal Telegram que ele havia sido diagnosticado com Covid.

No ano passado, durante passagem pelo Brasil, Olavo de Carvalho ficou internado durante quatro meses para tratar um quadro de insuficiência renal e cardíaca. Ele deixou o hospital em São Paulo às pressas, viajou 1,4 mil quilômetros de carro até o Paraguai, de onde partiu para os Estados Unidos. Investigado pelo Supremo Tribunal Federal, Olavo temia ser alvo da corte.

Nos últimos meses, o guru do bolsonarismo passou a criticar o presidente Jair Bolsonaro. Em dezembro, disse se sentir “usado” pelo chefe do Executivo e afirmou que Bolsonaro recorreu a ele apenas como “garoto propaganda”, para se eleger.

Em nota divulgada nas redes sociais, o presidente brasileiro lamentou a morte. “Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o filósofo e professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”, disse Bolsonaro.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Concordo Integralmente com a nota de pesar do Presidente da Republica Eleito democraticamente Jair Messias Bolsonaro OLAVO DE CARVALHO foi um Heroi na defesa do Brasil como sociedade democratica e aberta

  2. Fiz o curso do OC. Realmente o pensamento do astrólogo sintetiza o bolsonarismo. Tem argumentos p/ destruir a esquerda caquética, mas ñ consegue colocar nada no lugar q contemple os anseios da sociedade contemporânea. Destruir sem construir nada de bom no lugar, é apenas DESTRUIÇÃO. Ñ acredito em Deus e tão pouco em vida após a morte. Se tiver, desejo paz ao professor. Ele lutou a luta errada. Mas ele lutou por algo, e por isso merece o meu RESPEITO. MORO PRESIDENTE 🇧🇷

  3. Ademir, desculpa emendar seu desabafo: Pho dam se todos da laia Bozo Lula: do MDB PSL PP PT PSOL PCdo B PSB PSDB ao PQP !

  4. Mister Olavo de Carvalho nâo era fã das "H.Q. CRIPT OF TALES", pois se o fosse não teria sucumbido a uma pifia "HISTÓRINHA DE TERROR", Famiglia Bolsoghay em processo acelerado de orfandade . Alguns dias atrás faleceu a genitora BIOLÓGICA de Bolsoghay...Ontem, detonado por uma " HORROR STORY", faleceu o pai INTELECTUAL dessa manada de asininos,muares,bovinos e outros kretinos !!!

  5. OLAVO FOI MAS UM NEGACIONISTA ABANDONADO PELO MAIOR TRAIDOR DA PÁTRIA QUE COSTUMA LARGAR SEUS MALUCOS PELO CAMINHO, NO MEIO DA GUERRA E NOS BRAÇOS DO STF. NÃO SERIA DIFERENTE COM O TAL "GURU" QUE SEGUNDO O MESMO ANTES DE MORRER CONFESSOU QUE APENAS FOI USADO PELO PSICOPATA PARA CHEGAR AO PODER ASSIM COMO FEZ COM MUITOS INCLUSIVE COM MORO. NO ENTANTO É MAIS UMA PROVA QUE ESTES BOZONAZISTAS AOS POUCOS VÃO SUCUBINDO EM MEIO A ESTA IDEOLOGIA MALDITA. ESQUERDA+DIREITA=ORCRIM! SALVE MORO PRESIDENTE🚔

  6. Fico extasiado com alguns comentários. Sempre pensei que com a morte acabavam as divergências ideológicas e os ódios políticos, mas já vi que não. Que Deus esteja em nossos corações.

    1. Neste caso ano e divergência e nem ódio político. Aqui estamos falando de um charlatão criminoso que contribuiu com a morte de milhares de pessoas. Não há motivo para êxtase, a não ser que você seja um sadomasoquista.

    2. Deixa de ser dengosa...aqui no Parquinho nâo guardamos rancores e nem nos assustamos com "HISTORINHAS DE TERROR"...

  7. NÃO FARÁ FALTA ALGUMA AO PAÍS. FOI POUPADO DE PRESENCIAR A DERROTA RETUMBANTE DO BOLSOLAVISMO EM OUTUBRO PARA O SÉRGIO MORO. FOI TARDE. TCHAU QUERIDO.

  8. O Charlatão sobre o vírus “O medo de um suposto vírus mortífero não passa de historinha de terror para acovardar a população e fazê-la aceitar a escravidão como um presente de Papai Noel.”. O que fazer com a memória deste genocida? Pisar, arrasar, queimar e aprender que há sempre gente nociva querendo destruir o Brasil.

  9. Pois é, o destino é cruel, Olavo Carvalho morreu de “historinha de terror”, vulgo COVID-19, como ele nominava a pandemia.

  10. Me sinto muto aliviado com a notícia do cancelamento do CPF do pior idealizador contra o Brasil , e a maioria absoluta dos brasileiros de bem , foi tarde 😬

    1. O Brasil só teria alguma chance se mais, pelo menos, uma meia dúzia de CPF fosse cancelada, dentre os quais, do maior ladrão do país e do maior psicopata da história!

  11. Um babaca a menos no mundo e especificamente aos Bostonaristas. Provavelmente te deve ter morrido de overdose de cloroquina. Não entendo como ainda não houve a baixa do cpf dó Bolsonaro.

  12. Como a missão deste folheto de esquerda é a desconstrução do oponente, já jogou que o professor morreu de covid-19, FAKE! __ Na real, o Prof., era portador de enfisema pulmonar causado pelo tabagismo, a pouca ventilação começou a afetar o coração e, por ser uma doença irreversível, veio a falência múltipla do sistema cárdio-respiratório. Vai com Deus, Guerreiro.

    1. Nyco Penyco está de luto, kkkkkkkkkk. Nyco Penyco está de luto, kkkkkkk. Confesse Nyco Penyco, agora você acredita que a COVID mata? E que cloroquina não tem efeito algum? Nyco Penyco, o negacionista mais fétido entre os Bozistas!

    2. A covid ataca exatamente o pulmão e sobrecarrega o coração. O cara parecia o avatar perfeito para encarnar aquela música do Arnaldo Antunes, O Pulso. Morreu por consequência da covid que contraiu 8 dias antes. Mas farão de tudo para negar essa relação, afinal, mentira e desinformação é a tônica de tudo q rodeia e envolve o Olavo e sua ideologia de araque.

  13. Será que esta notícia não é fake? Será que ele, que fugiu da justiça do Brasil, não estaria em alguma ilha usufruindo dos dinheiros que recebeu de seus fãs? Só acredito vendo o DNA...e olhe lá !!!

  14. É essa ralé raivosa que vai militar para o Iscariotes? __ Parece que abriram os portões dos infernos, coitado do ex-juiz, está ilhado pelo mal. Isso trás uma azaração impensável.

    1. Nyco, tire a tapa-visao do cavalo e se abra para a realidade.

    2. Olha o medo dos adoradores da mentira com a montanha chamada Sergio Moro...rs...

  15. Olavo morreu? Não acredito! Pensei que ele era tipo um Mumm-Ra do mal com vida eterna...rs... Se realmente existir vida a após a morte, desejo do fundo de meu coração que você receba de retorno para si, multiplicado, tudo aquilo que ofertou aos outros quando em vida! Não posso lhe desejar paz, pois quem alimentou e disseminou o ódio e o caos não merece descansar em paz...

  16. Sinto a perda o Professor. Mesmo que possam haver críticas quanto a sua postura na era bolsonarista, a sua contribuição para o pensamento e compreensão do Brasil é única e de elevado valor. Quantos intelectuais brasileiros podem ostentar uma obra tão vasta quanto a do OC? Pra mim ele continuará sendo referência. Descansa em Paz!

    1. Ricasrdo. Muito bom. Definitivamente você está errado sobre o Olavo. Não é minha opinião. É a verdade! Passar bem!

    2. Engraçado! Apenas externei a MINHA opinião sobre a morte do Olavo. E olha a quantidade de xingamentos e críticas!!! Eu, assim como qualquer pessoa, tenho um conjunto de informações que uso pra me situar no mundo. Posso estar certo ou não. No entanto tenho caminhado pela vida com isso. Cada qual que externou aqui sua opinião também. Àqueles que "são" mais do que eu parabéns, não percam seu tempo comigo, meu comentário não depende nem pediu da opinião de ninguém.

    3. Rodrigo, creio que você deveria mesmo voltar a estudar...Não usei xingamento algum. Charlatão, genocida e medíocres são termos muito bem definidos em qualquer dicionário!

    4. Rodrigo, o que dizer do Olavo então? de cada 10 palavras, 9 eram palavrões... Perfeito para um "estudioso" de filosofia né?..rs. Não sei quanto ao Jose, mas eu votarei com certeza em Sergio Moro. Se sou ácido e beligerante com bozolavistas é pq eles só reconhecem esse tipo de diálogo.

    5. Jose, volte a estudar por favor. Os seus comentários recheados de xingamentos não condizem com um estudioso de filosofia.

    6. Um bozolavista raivoso reclamando de intolerância e beligerância ideológica? E eu que pensava que já tinha visto de tudo...

    7. Ricardo. Eu aprendi filosofia e ciência política diretamente dis grandes mestres mundiais. Ler Olavo Carvalho seria mesmo que voltar ao pré-primário. Concordo com você que opinião é livre. Tem gente por aí que opina que a terra é plana e que a COVID não mata. É direito deles serem ignorantes. Entretanto, não venha para cá colocar o charlatão como um pensador e estudioso dos problemas brasileiros, porque isso ele nunca foi e nunca será. No máximo, foi um medíocre que contribuiu para um genocídio.

    8. Meus cumprimentos Ricardo. Botou os intolerantes no seu devido lugar. Fico assustado com esse povo ultimamente. Duvido muito que apoiem o digníssimo Sérgio Moro, defensor da democracia e do livre pensamento.

    9. Cada qual tem o direito de opinar. Mantenho minha posição. Se não serviu para os senhores, pra mim foi e ainda é muito útil. A propósito quantas páginas do Olavo os senhores leram? Aparentemente nenhuma. Pessoas como os senhores prontas a atacarem qualquer opinião da qual não concordem não tem valor nenhum pra mim. Divergir não é problema. Intolerância e beligerancia ideológica é.

    10. Pensamento? Compreensão do Brasil? O Ricardinho deve estar sofrendo de alguma alucinação. Ele está possivelmente sob efeito de uma overdose de cloroquina.

    11. O cara misturou um monte de mentiras e distorções da realidade. Engarrafou o pensamento de uma "extrema direita" e rebaixou todos aqueles que não aceitavam cegamente os seus delírios ideológicos sem sustentação lógica nenhuma para a posição de "comunistas esquerdistas globalistas"...rs... parece piada mas não é e muito mal fez para o Brasil.

  17. Já foi tarde. Deve estar agora de mãos dada com o coisa ruim nos quintos do inferno. Bolsonaro, aproveita e segue esse “farol “ e se junta a eles.

  18. Um farol para milhões de brasileiros??? Duvido!!! Milhões de brasileiros nem sabia que esse lixo existia!!! #Moro22 por um país mais justo!!!

  19. se morreu de covid ?!?! . saber que um dia comprei livro desse velhaco me doi. que o capeta o receba de braços abertos. assim como os bolsonaristas desejaram ao BEBIANO e ao major OLIMPIO.

  20. Verdade, Bozo, o Charlatão foi um farol. Conseguiu com seu terraplanismo primitivo convencer a milhares de muares a se lançarem de um precipício e se afogarem na lama podre do bozismo genocida. Ironicamente, faleceu da gripinha que, segundo os Bozistas, poderia ser curada por overdoses de cloroquina.

    1. Antônio, então você é um relativista cultural, onde a verdade não existe e defende do ponto de vista de cada um. Bom senso envia o relativismo e usa argumentos baseados em evidências. No caso do charlatão as evidências são claras. Ele gerou mais prejuízo do que benefícios para a nação.

    2. Faz parte...muitos acreditam, piamente que o PT, Lula e cia, são honestos e ele é o maior estadista que o Brasil já teve. A verdade de uns é a mentira de outros, depende do ponto de vista. O bom senso deve prevalecer. Todos os comentários que li, são extremos e de pouca valia.

Mais notícias
Assine agora
TOPO