Agência Brasil

Major Olímpio emprega três da mesma família

14.01.19 19:56

Um dos principais aliados do presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal e senador eleito Major Olímpio (foto), do PSL, emprega três pessoas da mesma família em seu gabinete na Câmara.

Atual chefe de gabinete do parlamentar, o coronel aposentado da Polícia Militar e sindicalista Elias Miler da Silva trabalha no mesmo local que o filho, Renato Miler da Silva, e a nora, Raíssa Passos Miler.

Atos da Mesa Diretora da Câmara permitem a contratação de servidores com parentesco entre si em um mesmo gabinete parlamentar, desde que não haja relação de subordinação entre eles.

Caso haja, o caso será enquadrado na súmula vinculante número 13 do Supremo Tribunal Federal, que explicita os casos em que a contratação de parentes será considerada crime de nepotismo.

Procurado, Olímpio, candidato do PSL a presidente do Senado, disse não descumprir a orientação do STF por não haver vínculo hierárquico entre eles. “Os três são profissionais qualificados e exercem suas funções conforme suas formações profissionais os habilitam”, disse.

A subordinação, de fato, não existe formalmente. Os três trabalham no gabinete de Olímpio em Brasília e são contratados como secretários parlamentares, embora, na prática, exerçam funções diferentes.

O senador eleito ressaltou que não há proibição “constitucional, legal e nem moral quanto a isso”, levando-se em conta o currículo dos três. Raíssa e Renato são formados e pós-graduados em Direito.

Procurada, a Câmara ainda não respondeu. Sob condição de anonimato, técnicos afirmaram a Crusoé que no caso de Olímpio há submissão hierárquica, pois Elias é chefe de gabinete, estando acima do filho e da nora.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Vocês dos comentários são mais real do que o rei! Olhem pra suas próprias vidas e vejam como vcs escolhem seus prestadores de serviços, como vcs indicam ou dão referências pra alguém arrumar emprego...não é nada diferente. Mas como são “inteligentes “ e não assistem novelas da Globo precisam viver uma novela na vida real. Então vivem vendo intrigas onde não tem. E a imprensa ao invés de formar virou fofoqueira que morde-assopra: “ele faz isso mas é permitido”. FAÇAM MATÉRIAS E NÃO INTRIGAS.

    1. Voce não é a nora do Elias é? Então deixa te esclarecer, os meus prestadores de serviços são pagos com o meu dinheiro não com o dinheiro público , por isso , eu escolho quem eu quiser sem ter que prestar contas a ninguém, o que não é o caso de parlamentares. Deu para sentir a diferença?

  2. Apura-se que é legal, ok! Mas é imoral!! O político eleito sabe que tem esse preço a pagar, antes se empregava no gabinete ao lado, hoje se escancara?! Práticas velhas... a consciência crítica não pode condenar do outro lado e aceitar do lado de cá!

    1. Larga de hipocrisia. Se eu chamo o filho da minha empregada pra pintar meu apto, e o marido dela pra fazer serviço como encanador e eletricista, qual seria o problema? Agora numa mesma família que eu conheço e confio eu não posso dar trabalho? Imoralidade tá na tua que cabeça que não sabe raciocinar e não enxerga a vida ao teu redor.

  3. O Trem da Alegria promete-mete-mete-mete, garante que o riso será mais barato,dora-dora-dora em diante que o berço será mais confortável, que o sonho será interminável, que a vida será colorida, etc e tal.

  4. Se tenho filho competente, evidente que colocaria ele nos cargos ou funções sobre os quais me coubesse escolher. Não vejo nada demais nisso.

  5. Disse a senadora Ana Amélia que gleisi Hoffman tem 80 pessoas em seu gabinete no senado e ninguém se escandalizou... Não importa que se contrata importante é estar capacitada para exercer o cargo. Não podemos esquecer que é assessor de político logo tem que ter habilidade política para lá estar.

  6. Mesmíssimo vício do PT. Assemelha-se ao caso do Fabrício Queiroz. Do filho do Mourão. Do amigo de Bolsonaro. Fora os amigos e adjacentes de farda. Quem pensou que Bolsonaro e PSL eram diferentes enganou-se redondamente. A única esperança do povo brasileiro não é o Bolsonaro, nem o seu partido, mas da equipe que formou. Se o Bolsonaro não atrapalhar a sua equipe já está ótimo. Aliás, ele já está com a vida mansa, pois já pode se aposentar com trintinha, ainda sem o aumento provocado pelo STF.

  7. O presidente Bolsonaro tem que estar atento as boquinhas que estão sendo criadas dentro do seu partido por seus aliados. Caso contrário a patralhada vai deitar e rolar.

  8. O eleitor precisa saber o que ocorre nos gabinetes dos parlamentares, mas essas pessoas, tem algum grau de parentesco com o Major Olímpio?

  9. Todos sabem que jornalistas futriqueiros, parciais, descarados (Como classificou o assinante abaixo), estão de plantão e tudo que a turma que não faz parte da corja esquerdista praticam, atribuem a figura do Presidente, ainda assim dão mole, poderiam evitar essas nomeações.

  10. Entendo que estão se igualando a jornalistas de futebol, um bando de fofoqueiros. Tragam mais consistência às informações. Investigue todos os parlamentares e veja, pelo menos, a média comportamental. Ou é perseguição mesmo?

  11. Acho que ele usa brecha do Sistema. Vejo algumas saídas. Fixar a verba do parlamentar em SM, por exemplo, 1.000SM por ano, para ternos, viajar e contratar quem ele quiser. Limitado em recursos, deixa trabalhar ou embolsar como quiser. É muito difícil a sociedade querer cercear pessoas livres. (Tem dificuldade até com os presos). Outra saída seria a verba ir para o Partido e extinguir a figura do Deputado. Quem vota os assuntos em pauta seria o Partido com o peso dos votos recebidos nas urnas.

  12. Defina-se, Gadelha: 1 - Há nepotismo ou não? Responda com clareza; 2 - O que as nomeações acima têm a ver com Bolsonaro?

  13. É sempre assim, “ o tabloide não serve”; “ a temática é irrelevante”; “ querem derrubar o governo” ... caramba, é tão difícil admitir que são todo iguais, discursos bonitos e práticas iguais. Nesse caso, deixa o Renanzinho por lá, pelo menos não arrota moralismo e todos sabemos que é celerado experiente, não principiante.

    1. Volta e meia faz notinhas como a folha. Tá chato isso.

    2. Estou também esperando a conclusão. Qual a relevância? O que estão fazendo ou deixando de fazer? Farta de noticinhas...

  14. Tô com vergonha desses comentários agredindo e acusando o jornalista por divulgar a verdade Vejo que eleitores de Bolsonaro , são tão idiotizados quanto os do PT

    1. Uma notícia precisa ser analisada sob o ponto de vista da relevância... A julgar pela quantidade de seus comentários ( se é a mesma Márcia) você deu muita importância a esse tema. E se o Gadelha estiver fazendo coro com os desestabilizadores? Na dúvida, julguei como falta de assunto...Sinceramente. Sem deixar de condenar nepotismo, que no caso, carece de melhor fundamentação, convenhamos...

  15. Esta reportagem é totalmente descabida por falta de fundamentação legal. estão de sacanagem com o Governo Bolsonaro. existem coisas mais importantes a serem investigadas como por exemplo a fortuna dos. filhos de Lula . Deveríamos fazer uma matéria de capa da revista com investigação jornalística verdadeira e objetiva, para dar uma contribuição verdadeira ao povo brasileiro.

    1. a diferença, em relação ao Lula, é que os três secretários parlamentares são parentes entre si, sem qualquer relação com o Senador que os contratou e muito menos com o Presidente da República!

    2. Gilson , Bolsonaro em Campanha , fez promessas Devem ser cumpridas Quanto aos filhos do Lula, concordo com você Ninguém fez absolutamente nada até agora Mas lembre-se de uma vez por todas : Votamos em Bolsonaro para que hajam mudanças Ou não ? Eu exijo que erros do passado não se repitam Do contrário, o que mudará ? Pensa um pouco por favor ok ?

  16. Pega as planilhas de todos os gabinetes e faça uma reportagem geral sobre esse assunto. Desculpa! Só serve se envolver o PSL e respingar de alguma forma no presidente. Jornalista de porta de gabinete é assim.

    1. Não vou sair aqui em defesa da Crusoé Mas se você não aguenta ouvir a verdade , saiba que está tão cego quanto os Petralhas Muito mimimi Tá errado o Major Olympio e ponto final Acorda ! Do contrário , o Brasil não mudará .

  17. Igor, podes fazer melhor do que esse lixo que publicasse. Vocês têm cota diária para aprensentar? Se não publicar nada no dia não ganha? Se fosse um parente de primeiro grau até te entedenria. Está difícil de arrumar asdunto? Está feia a coisa. Pauta boa para explorar, achar quem está por trás da violência do estado do Ceará.

    1. Crusoé (Igor) precisa justificar a expectativa de que é do mesmo quilate de O Antagonista. A ver . . . .

    2. Muito bem posto! Esperava que Crusoé fizesse jornalismo do nível do Antagonista. . . .

  18. Até o ano passado, além de parente de primeiro até bandido empregava, aí estava tudo certo. Está ficando difícil a vida de jornalista. como diz Bolsonaro, vamos fazer um jornalismo sério, não me decepcione.

  19. Essa reportagem é um lixo sem sentido. A crusoé tem que ficar atenta com esse jornalista que não é a primeira vez que mancha a imagem da revista com matérias irrelevantes e com intenções obscuras.

  20. Inadmissível ! Não podemos cometer erros do passado. Por sinal , não é a primeira vez que esse Deputado é alvo que geram polêmicas Que Respeite o nosso voto ! É o mínimo que espero

    1. Aqui um exemplo claríssimo do leitor low-info, perfeito pra ser gado

  21. Em outras palavras, tão procurando pelo em ovo pq querem que ele largura a candidatura dele, com zero chances de vitória, pra favorecer alguém que o antagonista acha que pode ganhar. Nepotismo com gente que nem é parente seu é dosd

    1. Votei nele e no Bolsonaro e estou com a Márcia, parem de agir como eleitores do PT às avessas!

    2. Ah, tá. Todos de mãos dadas. Ninguém pode falar da Globo, estão apenas nivelando-se. Acho que ele deveria contratar pessoas da confiança do PT, PSDB e também ligados a Pezão, Eduardo Cunha, etc.

    3. Vamos parar com essa coisa de achar tudo normal. É assim que agem os Eleitores do PT. Tá errado essas contratações Nepotismo sim E quem acha normal , em nada está contribuindo para que possamos acabar de vez com esses abusos ok ?

  22. Façamos assim, vamos imaginar que fosse a Gleise Hoffman no lugar do Major Olímpio qual seria o seu julgamento? Pessoal não vamos dar uma de petistas passando a mão na cabeça dos que escolhemos.

    1. Se qq pessoa age contra a lei deve ser processado e punido. Isto é um fato, se é representa-te do povo mais ainda. Mas este fato é de interesse do assinante? Não assino está revista para saber se o neto do bolsonaro foi multado. Quero reportagens ou notícias que tenham relevância. Existem centenas, milhares de representantes do povo que empregam familiares. A família aí, parece nem ser parente do major. O que isto realmente soma ao assinante? É total perda de tempo ficar lendo e debatendo isto..

    2. Penso o seguinte, apura, verifica se realmente é uma situação errada. Se for, ai sim faz a reportagem denunciado. Pronto, simples assim, cada um responda por seus atos e por favor, deixem nosso Presidente Trabalhar. Será que é tão difícil, CARACA !!!!!

    3. O senhor não percebe a imoralidade do seu comentário: como não consegue se importar com a lei, mas só com personalidade, quer que criemos tempestade em um copo sem água pra afetar neutralidade. Se a Gleisi fizesse algo que não é crime nem tem nada errado, o senhor condenaria só por antopetismo, mas pra fingir que há algo mais sério nisso, tem que condenar também os não-crimes de outros pra fingir que é imparcial e isento.

  23. Creio que o Igor faz o papel de advogado do Diabo justamente para provocar o contraditório bem ao estilo do mesmo.Deve continuar ,assim vamos nos distraindo com crônicas.

  24. A matéria tem certa relevância mas o título é muito sensacionalista! Precisamos ficar de olhos abertos para as ações dos nossos legisladores, mas não vejo razão para tanto estardalhaço!

  25. O título dessa matéria tá bem exagerado, o que me faz pensar que tá faltando neutralidade da parte do autor da mesma. E adivinha pra que lado ele tá pendendo?

  26. Definitivamente se a Crusoé não tiver como se livrar deste arremedo de "jornalista", sim porque pra ser um arremedo, ele ainda tem de melhorar demais, o sonho de ser uma Ilha já foi pra o saco.

    1. Concordo. O caras parecem não perceber que essas atitudes desagradam a maioria. Não é ocasional, se repete em todo país. Já esqueceram do filhos do Lula? de Renan pai e Renan Filho, da família Sarney.

  27. Se não há subordinação entre eles, não há nepotismo, correto? Então qual o sentido da notícia? Criar mais uma "crise"? Por favor, viu? Assinei a revista pela competência de todos e espero que mantenham o nível elevadíssimo de sempre.

    1. Há nepotismo sim porque o pai é sogro é o chefe do gabinete. Ainda que os cargos tenham nomenclatura igual. Se fosse qualquer outro partido cairiam de pau. Está errado, aliás muitas coisas erradas

    2. Criar mais uma crise contra um político de quem não gostam, além de ajudar na tentativa deles de usar os leitores pra militância, nesse caso a favor de algum candidato a presidente do Senado. Usam clickbait e insinuações de crime em algo que nem ilegal é pq sabem que parte dos leitores é altamente influenciável, daí vão criando uma narrativa e usando leitores como militantes, pra tentar moldar a política brasileira ao seu prazer. Espere hitpiece contra outros candidatos ao senado que n prefiram

    3. Exatamente, concordo com seu questionamento, Crusoé tá aprendendo a lacrar com a fôia? Já tô quase arrependido da assinatura.

  28. Cláudia Quero saber mais sobre a petralhada do Ceará!!!! E que tal se ocuparem do Zé Dirceu??? Vagabundiando pelo Nordeste, onde tudo acontece!!!

  29. Proibiçao moral? Que será isso? O que existe e bom senso. Um político no entanto carece desses sentidos. Deveriam deixar a família, seja ela qual for longe de seus gabinetes, isso e um sentimento moral.

    1. Não é família dele. Por essa lógica até o gabinete da independência era petista

    1. Será que vamos sempre ficar nesse joguinho de passar a batata quente pras mãos dos outros ? Não tá certo a conduta Eu não sou cega . Votei em Bolsonaro, mas não vou dizer Amém pra tudo. Meu compromisso é com o meu País.

    1. Igor.”Jornalista”(bota aspas), concebido quando jornalistas (de esquerda) proliferaram em Brasília ( e em torno) do exercício do poder pela “ditadura militar”.É Igor! Nem Freud (junto à Jung) te resolveriam!!! E você está certo! Concorda com esta conclusão???

Mais notícias
Assine agora
TOPO