Reprodução

Filho de desembargadora comprou veículo de R$ 145 mil um dia após suposta venda de sentença

10.01.21 08:02

Uma investigação da Polícia Federal no âmbito da Operação Faroeste mostra que o advogado Arthur Barata comprou uma caminhonete Ford Ranger por 145 mil reais um dia após sua mãe, a desembargadora Lígia Ramos (foto), ter proferido uma sentença que teria sido negociada por 400 mil reais. A magistrada e o filho foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República no esquema de venda de decisões no Tribunal de Justiça da Bahia.

A venda da sentença teria sido intermediada pelo advogado Julio Cesar Cavalcanti Ferreira, que após ser alvo da Operação Faroeste assinou um acordo de delação premiada. Segundo Ferreira, dos 400 mil reais combinados durante a negociação da sentença, 100 mil reais ficaram com ele e outros 300 mil reais foram entregues a Barata em frente a uma concessionária de Salvador.

Com base no relato do delator, a PF descobriu que o filho da desembargadora adquiriu a caminhonete na mesma concessionária no dia 5 de setembro de 2018. Um dia antes, a magistrada havia assinado a sentença favorável ao grupo representado pelo advogado Julio Cesar.

A PGR acusa a desembargadora e dois de seus filhos de organização criminosa e, na denúncia encaminhada ao Superior Tribunal de Justiça, pede o afastamento dela do cargo. Ao final do processo, se for condenada, Lígia Ramos terá de pagar uma multa de 950 mil reais — mesmo valor que ela teria recebido pela suposta venda de sentenças em quatro processos.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Será que vai ser “aposentada” , recebendo salários pelo resto da vida? Se assim for, seria uma decisão tão IMORAL quanto a própria venda de sentenças

  2. Nada de 2a instância para não criar problemas para SI nem para os outros. 1/3 dos parlamentares estão com a corda no pescoço. Lira tem processo no stf e vai ter que rebolar para assumir a presidência da república na linha de sucessão

  3. Precisamos de leis mais duras, fim do foro privilegiado, prender após segunda estancia, 8 anos de duração para cargo de ministro do STF, a volta da Lava Jato sendo que dessa vez mais turbinada, com uma equipe maior e mais equipada. 2022 esta chegando a pressõezonas das ruas e que vai arrumar o Brasil dessa orcrim e desse aparelhamento politico desenfreado. Polito que for pego em crime tem que ter o dobro da pena e pressão imediata.

  4. A corrupção no Brasil é cultural. Está em todas instituições. Há uma certa prepotência desses que passam a perna na lei, mesmo que seja alguém a quem cumpriria defender a lei e fazer justiça. Foram séculos de malfeitos que forjaram esta sociedade atrevida e chegada a uma propina. Já vi muita gente , que se diz do bem ( misericordia!) arrotar esperteza com orgulho por ter enganado ou comprado um servidor público corrupto. Essa é a " elite " tupiniquim. Eivada de gente que não presta!

    1. Elide, o mal dos brasileiros é atavico, afinal o país, infelizmente , foi colonizado pelos portugueses, cuja côrte historicamente tomava suas decisões e agraciava seus apaniguados na base da corrupção. É isso.😧

    2. Penso que não seja cultural, mas sim uma questão das pessoas serem mal caráter. São tão vis, tão ambiciosas e outros adjetivos piores que não merecem ser citados, que vivem dia após dia pensando em falcatruas. Merecem o quê?

  5. Fico muito mais decepcionada quando vejo uma mulher fazendo isso com os filhos. A maioria das vezes a mulher não da conta sozinha e o filho segue um mau caminho. Mas criar para virar bandido?

  6. Típico caso que chegará algum dia no STF e todos serão absolvidos pela corte de vigaristas. Brasil, paraíso da corrupção.

    1. Desculpe Paulo, mas uma CF que tem 128 direitos e 12 obrigações só poderia das na m---- que estamos. Tm que mudar sim, por algo mais adequado e civilizado.

    2. Inês, queimar a constituição. Você não tomou os seus remédios? Uma constituição cidadã deve ser trocada por uma elaborada através de uma nova constituinte...De novo. Você tomou o seu remédio? Uma das mais antigas do mundo, a Constituição dos Estados Unidos foi aprovada em 17/9/1787 e sofreu pouquíssimas modificações até hoje. Eu posso não gostar de algumas coisas na nossa constituição, e por vezes ela é estrupada por quem deveria defendê-la. Agora mudar de acordo com o inquilino do Planalto, não

  7. "Das cinzas nasceu a Phoenix", chegou a hora do povo de queimar a maldita CF 88, dita cidadã, remendada pelo oportunismo da politicagem patrimonialista, pois garante a impunidade aos criminosos de colarinho branco. Os brasileiros de bem, pagadores de impostos concordam com a criação de uma nova constituinte, para elaboração da nova constituição que seja realmente democrática. Dessa forma, teremos um Brasil para melhor, mais igualitário com oportunidades para todos, em direitos e obrigações.

    1. Inês, o problema da nossa constituição e a prolixidade. A constituição americana é enxuta e apenas normativa, como deve ser uma Constituição, e não regulatória como a nossa. Quando qualquer assunto pode estar infringindo-a, então a Côrte Suprema estabelece o regulamento do assunto ( é verdade que a Côrte Suprema americana é digna do nome) e não uma casa da mãe Joana.😧

  8. Levandovski, Toffe, Gilmar no timão do judiciário dando o exemplo de como o resto pode cautelosamente agir. E ainda reclamam dos salários.... Tudo isso custa 1.3% do PIB, a justiça mais cara do mundo servindo a todos que possam dela se locupletar.... e as maior parte da imprensa continua a fazer vistas grossas...muito grossas....Não é a toa que no ranking das democracias somos a de nr.52....

  9. Combate à corrupção? Você deve estar brincando! Veja as Rachadinhas expostas, a venda despudorada de sentenças e o Voleibol Sinistro, no qual o Libero (cônjuge, filhote, parente, associado) ajeita a bola para a bomba a ser executada pelo político togado! A bomba se destina à fenda glútea do contribuinte, do qual se extraem tributos de porte europeu em troca de bens e serviços de nível moçambicano. V. já notou que o Rio está entregue às baratas, mas não está só nessa condição. Tristes pântanos!

    1. A relatividade dos rótulos impressiona. Na India das castas, os Dalit eram considerados os Quebrados (ou Lascados, se preferirem), curvados pelo tratamento desumano. Eram os Intocáveis! No Brasil a casta intocável é constituída pelos integrantes dos "Pudê" inchados da Res Putrida, notória por seu Estado obeso e disfuncional, empresários dependentes das TETAS governamentais e, sobretudo. pela geleia real da impunidade, tônico estimulante da corrupção política sistêmica, matriz da cleptocracia.

  10. ...o pior de tudo é saber que ela terá aposentadoria integral, plano de saúde e o diabo pago pela gente... qualquer outro servidor público seria alvo de um Processo Administrativo Disciplinar e perderia cargo, salário, tempo de serviço e o diabo. Aposentadoria? Tás brincando? Esqueça. Esse país precisa, urgente, de uma guerra civil.

    1. Jaime, a minha franga, agora quer uma Guerra Civil. Nossa.Quem contra quem Jaime? Uma revolução? Tipo a cubana? Ou a Primavera Árabe? Você Jaime é um imbecil. Você é um bolsonarista cretino. Mas não morde. Deve achar que uma revolução que leve ao poder um Estado "Jesuânico" vai dar a ele poder. Mulher nova para todo mundo. Tipo a do presidente, com idade para ser sua filha. Jaime, volta para o seu esgoto.

  11. Quais serão as alegações que irão "salvar" a bandida e seu filho bandido??Ahhh sim!!!Quem poderá ajudá-los????? O BEIÇOLA!!!!

  12. A justiça tem que ser isonômica. Um juiz é um funcionário público que tem um salário muito superior a média salarial dos cidadãos. Então ele não se corrompe para colocar comida na mesa. A mesma coisa um advogado criminoso. Comprar uma caminhonete não é necessidade básica. É desejo de corruptos. Senso assim a lei ter que ser dura. A pena tem que ser bem maior nesses casos, bem como a multa. Chegou a hora da justiça deixar de ser platônica e começar a ser justiça de fato.

    1. E não apenas devolverem o que roubaram mas, também indenizarem a parte prejudicada, indenizarem os contribuintes que financiam a função para o seu cumprimento lícito, honrado e eficaz e não para o tenebroso cometimento de crimes!!!!!! Cadeia nessa bruxa e na sua cria, esses dois criminosos vergonhosos que fazem mal às pessoas e desonram duas profissões tão nobres de verdadeiros médicos morais da sociedade!!!!!

  13. A lava toga é necessário pra desintoxicar o poder judiciário de togados escrotos e expurgá-los definitivamente. O único lugar decente pra esta desembargadora e sua prole é a CADEIA.

  14. Desembargadora sabida. Certamente, confia na impunidade e numa aposentadoria antecipada assegurada pelo Estado “ como punição de praxe” no judiciário brasileiro. E o filhinho da mamãe nem esperou para disfarçar. Pediu logo a caminhonete e pronto. Mamãe garante a felicidade da prole.

Mais notícias
Assine agora
TOPO