Divulgação/Fiocruz

Fiocruz pede à Anvisa registro de novo teste único de Covid e gripe

19.01.22 18:40

A Fundação Oswaldo Cruz submeteu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária pedido de registro de um novo teste molecular capaz de detectar e diferenciar, de uma só vez, os vírus da Influenza A e B e o novo coronavírus.

O virologista e pesquisador do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do IOC/Fiocruz, Fernando Motta, afirmou que o exame, do tipo RT-PCR, pode resultar na economia de recursos públicos e na identificação mais célere de doenças.

Sempre que falamos em infecção respiratória, nos referimos a um tipo de doença que pode ser provocada por uma enorme gama de microrganismos. Por apresentarem sintomas muito semelhantes, realizar a identificação do agente causador da doença sem a realização do diagnóstico laboratorial é algo desafiador. A disponibilização destes kits no Sistema Único de Saúde [SUS] permitirá de modo econômico e com alto processamento a identificação viral oportuna destes agentes, com o método que é o padrão ouro para o diagnóstico das doenças causadas por vírus respiratórios no mundo”, pontuou.

Até o momento, a Fiocruz já distribuiu ao Ministério da Saúde cerca de 20 milhões de testes RT-PCR. A destinação do novo exame ao sistema único de saúde depende do aval da Diretoria Colegiada da Anvisa.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO