STF

Gilmar, o ‘juiz natural’ do PSDB no Supremo

01.08.20 17:31

Caiu para o ministro Gilmar Mendes (foto) a reclamação feita pelo Senado ao Supremo Tribunal Federal contra as operações envolvendo o senador José Serra, do PSDB, em duas frentes da Lava Jato. Durante o recesso do STF, o presidente Dias Toffoli suspendeu as investigações, acolhendo o argumento de que somente o Supremo poderia autorizar buscas no gabinete do tucano, por causa do foro privilegiado. Agora, caberá a Gilmar, o relator do caso, decidir se anula a ação autorizada por juízes de primeira instância ou, até mesmo, toda a operação feita pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.

A distribuição de casos envolvendo políticos e pessoas ligadas ao PSDB para o gabinete de Gilmar não é novidade. Embora na maioria dos casos ela ocorra por meio de sorteio, o ministro que foi nomeado para o STF pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em 2002 também recebe muitos processos envolvendo tucanos em razão do instituto da prevenção — quando um caso novo guarda relação com outro mais antigo. Isso o torna, curiosamente, uma espécie de “juiz natural” de muitos casos relacionados ao partido que chegam à corte.

Desde 2017, quando foram distribuídos os inquéritos decorrentes da delação da Odebrecht, Gilmar já recebeu como relator quatro reclamações e quatro pedidos de habeas corpus relacionados a quadros históricos do PSDB, além do próprio inquérito aberto no Supremo para investigar as acusações feitas pelos delatores da empreiteira. Todas as principais decisões do ministro foram favoráveis aos tucanos, com quem trabalhou no governo FHC.

Foi Gilmar quem mandou soltar duas vezes o engenheiro Paulo Vieira de Souza, o ex-diretor da Dersa acusado de ser o operador financeiro do PSDB. Paulo Preto chamava o ministro do STF de “goleiro” quando estava preso no Paraná, em ação da Lava Jato. No ano passado, a força-tarefa da Lava Jato de Curitiba chegou a pedir a suspeição de Gilmar após descobrir que o ex-senador e ex-ministro Aloysio Nunes havia ligado duas vezes para o ministro, em meio ao cerco da operação de combate à corrupção. O pedido foi arquivado pela então procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Foi Aloysio quem indicou Paulo Preto para trabalhar como diretor na Dersa. O engenheiro foi descoberto com 132 milhões de reais em contas na Suíça e emitiu um cartão de crédito para o ex-senador passear na Espanha. Tanto Aloysio quanto Paulo Preto são defendidos pelo advogado José Roberto Santoro. Em setembro do ano passado, Gilmar concedeu um salvo-conduto sigiloso ao escritório de Santoro, impedindo que a Lava Jato investigasse o advogado após a descoberta de que a banca recebeu 3,7 milhões de euros em Portugal de uma conta de Paulo Preto nas Bahamas.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ainda vai demorar muito tempo para haver mudanças em todos os poderes, de maneira que o povo brasileiro venha ter um pouco de orgulho de quem se encontra a frente deste. Ao menos temos a esperança de que breve, esta mudança vai começar

  2. Esse verme já fez mais coisas contra o país do que muitos políticos juntos. O pior é que faz tudo isso as claras e nós, que pagamos seu salário e bancamos toda a corrupção envolvida nesses casos, assistimos a tudo impassíveis.

  3. Gilmau Mendes é aquele que quando se pensa no fechamento do STF esse nome vem em primeiro lugar de forma repugnante. Prova viva de que devemos preservar a instituição. Excluido essa figura, evidentemente.Cirticou o PT no início, no entanto, quando a Lava Jato começou a chegar em Aécio, Beto Richa, Serra, Alckimin mudou de lado igual biruta de aeroporto. Intragável, intragável e intragável, somente isso.

  4. É um chefe de quadrilha. Só matando esses vermes. Pior que entra outro verme no lugar. E só isso que temos. E só isso que eles querem no poder.VERMES.

  5. Esse é o STF, que representa os interesses dos corruptos e da impunidade, isso graças a CF 88, cidadã contra a maioria do povo o ordeiro e honesto pagador de impostos, considerado otário, pela elite tupiquinim, até quando esses desmandos perdurará, acorda Brasil é hora de dar um basta.

  6. O problema não é deste ou daquele partido, é do pessoal que tomou conta do país. Se pessoas honestas não se levantarem e se organizarem para combater essas quadrilhas, o Brasil nunca terá jeito. Lembram da definição do Mainardi sobre o congresso? Não é só o congresso.

  7. Ao Partido se deve brindar a opção de cantar "One foot in the grave". Com tantos próceres e demiurgos embobinados, e sem qualquer líder de alguma expressão na ditadura da Covid-19, poderia fundir-se com outro grupo de interesse travestido de partido político. Não deve ser tarefa tão difícil; há três dúzias deles, estando outras seis dúzias na sala de espera. O carnaval político, não se esqueçam, se enrola e desenrola durante o ano inteiro, mas nunca a pedido do contribuinte, avesso a picadeiros.

    1. Alertei parentes meus, que ajudaram a fundar o Partido, para dois fatores debilitantes: excesso de prima donna e superabundância de generais-sem- soldados. Logo, vários de seus próceres exibiriam uma propensão a torpedear o próprio barco, vendo no naufrágio um espetáculo conveniente aos seus propósitos tolos. Preferir o fígado ao cérebro em matéria de escolhas em nada prestigiou certos indivíduos, que se desidratariam no processo. Como no caso da Amazônia, primeiro se busca destruir, depois...

  8. Com a ajuda da grande imprensa que é conivente com toda essa canalhice! Isso é uma vergonha, e já está demorando para acontecer algo contra esses senhores do Olimpo! O povo tem que se mobilizar exigir punição aos canalhas!!

  9. PRecisamos ir às ruas, pressionar o Senado por um impeachmento no STF. Nos tornamos escravos das vontades de meia duzia de criminosos que encastelaram la e só sairão aos 75 anos de idades.

  10. Como disse o Diogo: o Gilmar vai cavalgar o jumento do Bozo até não querer mais. Faz parte do acordão 3. Bozistas, vocês são pândegos. Ainda há tempo de limpar vossas biografias.. Quem sabe vocês ainda podem ser aceitos no céu. Se vocês não se desbozotinarem, o inferno é o destino certo de vocês.

  11. Salvo-conduto sigiloso para proteger escritório de advocacia? Por isso o boca de sapo travou a RF na investigação dele , da mulher e da mesada do putófoli.

  12. Não entendo porque a turma do PSDB se suja roubando milhões de reais dos contribuintes. Com a "sorte" que tem mostrado nos sorteios do STF poderiam ganhar bilhões de reais honestamente, apenas jogando na Sena e outras loterias.

  13. Que vergonha, sempre o causídico ! O sistema podre se retroalimenta . O Clã Bolsonaro , PT , PSDB , Centrão , Gilmar , Tóffoli , Aras , todos unidos para combater o combate a corrupção !

  14. Depois reclamam quando os filhos do Pres fazem comentarios extremistas em relacao a “ esse Supremo “!! Esse orgao é uma vergonha !!! Na verdade tem muita sorte de nao terem um Costa e Silva no manche !!! Vao p [email protected]“?!;/&&$

  15. A começar de FHC, todos eles deveriam ter vergonha pelo que fizeram, incluindo o mensalão, primeiro escândalo estratosférico mal iniciado o milênio, nos moldes da compra de apoio para reeleição de FH, e veio petrolão, Dersa, e agora o que temos aí. Aguenta Brasil de tradição escravocrata!

    1. tenha do de nós , pobre povo. Vc já fez tua parte pelo PSDB . chega!!!!!!!!! Tenha brio !!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO