Waldemir Barreto/Agência Senado

Gilmar vota para anular condenação de Valdir Raupp que havia sido decidida pelo próprio STF

11.03.22 10:04

O ministro Gilmar Mendes votou nesta sexta-feira, 11, para anular a condenação do ex-senador Valdir Raupp (foto), por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, decidida pela própria Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, em outubro de 2020. O julgamento ocorre em sessão virtual do colegiado que vai até o dia 18.

Gilmar acolheu o argumento de “insuficiência de provas” apresentado pelo advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o notório Kakay, que entrou com embargos de declaração pedindo a absolvição de Raupp. O ministro apontou em seu voto que a sentença continha “omissão e contrariedade” ao “supervalorizar os depoimentos contraditórios dos colaboradores sem a indicação de elementos autônomos de corroboração”.

O caso do político do MDB de Rondônia foi o último envolvendo uma ação da Lava Jato que resultou em condenação no STF. Valdir Raupp foi condenado por 3 votos a 2 na Segunda Turma a sete anos e seis meses no regime semiaberto por ter recebido 500 mil reais de propina da empreiteira Queiroz Galvão, como doação eleitoral dissimulada, em 2010.

Em dezembro, o ministro Edson Fachin, relator do caso, votou contra o recurso apresentado por Kakay e Gilmar pediu vista, devolvendo o recurso para julgamento apenas nesta sexta-feira, com seu voto pela anulação da sentença. Até o momento, o placar está em 1 a 1.

Ainda faltam votar os ministros Ricardo Lewandowski, Kassio Marques e André Mendonça. Os dois últimos ainda não tinham tomado posse no Supremo quando a Segunda Turma condenou Valdir Raupp, em 2020. Na ocasião, o ex-ministro Celso de Mello, que se aposentou, e a ministra Carmen Lúcia, que migrou para a Primeira Turma, votaram com Fachin pela condenação do ex-senador. Gilmar e Lewandowski proferiram os dois votos contrários.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Pedido de vista serve para isso. GM percebeu que ia perder, pediu vista e esperou a composição da segunda turma mudar e ser mais favorável. GM - Grande Meritríssimo, tutor máximo de Levianowski, de Toffoli - o amigo do amigo de Norberto Odebrecht - , de Cássio Kopia e Kola.

  2. Isto pode ser chamado de corte suprema??? É um escandalo atras do outro sem ter a vergonha na cara. GM é a figura mais nociva nesta corte, não tem qq credibilidade.

  3. Depois dizem que não entendem porque o brasileiro perdeu a energia para escandalizar-se. Não adianta...o "Mecanismo" venceu de novo.

  4. Alguém acha que o Ministro Gilmar Mendes será oposição à defesa dos clientes do famoso advogado Kakay? Claro, que não. Não sei quando, mas espero com ansiedade o dia "D" do fim da magistratura desse ministro. Já se tornou conhecido como o padrinho dos corruptos.

  5. Gilmar Mendes tinha pedido vistas pra quê? Será que era pra fazer algum acordo com o criminoso, pra ver se conseguia algum agrado ? A lava toga se faz necessário.

  6. É o Estado Democrático de Direito (ou Dinheiro, como diz o Mario?) à Brasileira com suas instituições em pleno funcionamento.

  7. Nossa João Plenário atuando como João Plenário. Esse indivíduo que consta como Juiz no STF (que nunca deu uma sentença judicial em sua vida) afronta dia sim outro também com suas decisões parciais. Não seria o caso de analisar os vínculos "estranhos" entre o Beiçola e homem da bermura, afinal eles estiveram em Portugal num evento de combate à corrupção. Por fim, João Plenário tente explicar àqueles telefonemas cabulosos com os Srs. Sival Barbosa e Aécio Neves e a turma do PSDB.

  8. Ora, ora,... Como alguém pode ter a petulância de ousar condenar um político em nossa república de bananas? Tudo dentro da "normalidade"! A ver até quando isso vai, aonde vai dar!

  9. ladrões unidos jamais serão vencidos .. . e uma nação de ditos homens se obrigam a tamanha canalhice .. homens ou ratos? pobre Brasil no lixo.

  10. Tudo é permitido aos "comparsas" do amigo do amigo daquele pai. Quem diria, nem o PT foi tão PeTista quanto o Mandrião.

  11. Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowki, Kassio Marques e André Mendonça juntos devia ser enquadrado no artigo 288, do Código Penal - Formação de quadrilha.

  12. Qual é o estímulo que uma pessoa tem de ser honesta num país como o Brasil? Por que tem tanta corrupção no Brasil? É por causa da impunidade, é por causa de gente como Gilmar Mendes. Dessa forma, o Brasil nunca vai conseguir entrar na OCDE, pois não conseguirá cumprir as exigências mínimas de probidade no trato da coisa pública. Seremos sempre um país marginal.

    1. Só tem um jeito é elegermos Sergio Moro pra Presidente da Republica

  13. Corruptos e corruptores unidos, jamais serão vencidos! A cada decisão do Beiçola, a minha primeira reação é me perguntar quanto $$$ ele recebeu para proferi-la...

    1. Para saber talvez vc devesse procurar em Portugal; não é lá que fica aquele instituto que ele tem pra lavar dinheiro?

  14. Kakay é aquele advogado que vai de bermuda no STF? Realmente o Supremo Tribunal Federal é a praia dos corruptos. Que Deus tenha piedade desse país. País amaldiçoado. País desgraçado.

  15. Gilmar Mendes é pior do que o Vírus da Covid19. O mal que Gilmar Mendes fez para o Brasil irá reverberar por anos e anos. Gilmar Mendes é a pior tragédia que se abateu sobre o Brasil. Gilmar é o cupim da nossa Justiça. E NÃO SE ESQUEÇAM: QUEM COLOCOU GILMAR FERREIRA MENDES NO STF FOI O ENTÃO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.

    1. Independe de quem o colocou só uma bala pra quietar essa carniça. uma figura dessa mata mais que o Fernandinho Beira Mar.

  16. KKKKK, o gilmarzinho sempre ele, essa faculdade e escritórios de advogados e cursos, portugal, como valeu o STF para seu bem pessoal, logico que estou errado e sou malicioso, seu talento é resposta para tudo isso, acredite .

Mais notícias
Assine agora
TOPO