Jefferson Rudy/Agência Senado

Governador do Acre diz que Mandetta o orientou a não seguir Bolsonaro

30.03.20 10:11

O governador do Acre, Gladson Cameli (foto), do PP, contou neste domingo, 29, em reunião com assessores, que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o orientou a não seguir a recomendação do presidente Jair Bolsonaro de reabrir o comércio e as escolas no estado. Cameli afirmou ainda que Mandetta sugeriu que ele chame donos de funerárias para pedir que se preparem para um aumento do número de mortos em razão do novo coronavírus.

“Na sexta-feira (27), peguei o telefone e pedi uma audiência com ele (Jair Bolsonaro). Ia sair de Rio Branco, chegar e dizer: ‘Então, presidente, eu vou seguir a sua orientação. Se é para abrir, então vamos abrir, mas está aqui: eu não tenho condições de arcar com as consequências’. Eu ia, porque o que que eu vou fazer? Estou indo seguindo uma lógica. Aí eu liguei para o ministro da Saúde. Ele disse: ‘não faça isso'”, afirmou o governador na reunião.

“E eu quero compartilhar com vocês: se fizeram uma opção pela parte econômica, eu fiz opção por salvar vidas. Se eu estou certo ou estou errado, o tempo vai dizer. O que eu não quero é a consciência de que eu não fiz o meu papel, o meu dever”, justificou Cameli na reunião, que foi gravada por um dos participantes. A gravação foi divulgada nesta segunda-feira, 30, pelo jornalista Altino Machado, que disse ter recebido autorização de Cameli para publicá-la.

O governador do Acre pediu a seus assessores para esquecerem questões políticas neste momento, porque a população está assustada com o aumento do número de mortes pela Covid-19. “O ministro me disse: chame os donos de funerária. Mande eles se prepararem. Se o ministro me disse isso, eu vou fazer o quê? Eu vou dizer que o negócio é simples? Eu vou ser irresponsável? Não vou. Ele não é doido”, afirmou.

Ouça:

A Crusoé, Cameli confirmou a autenticidade do áudio.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Para ñ ficar na polêmica de, causa morte falsificada que todos publicam, procurem saber quantos morreram por outras causas no periodo e comparem, verão que as doenças de sempre estão matando muitas vezes mais.

  2. Um governador boquirroto causando um desconforto a um ministro competente. Some -se a isso o jornalismo barato, inconsequente, e teremos a velha receita sendo reciclada. Qual é a relevância da fofoca? Achei que vocês seriam mais sérios...

  3. A irresponsabilidade de um Presidente colocando o povo brasileiro na contra mão da ciência...em um momento que deveria haver União.. Nero incendiou Roma...O mundo científico ...a OMS ..está estarrecida e muito preocupada com o destino do povo brasileiro...Que Deus nos proteja!!

  4. Parabéns pela coragem...o momento é de UNIÃO...chega de fanatismo político...infelizmente, temos uma pessoa irresponsável como presidente...muita decepção...pregando contra a orientação dos maiores cientistas mundiais ...demagogo...jogando o povo contra a mídia...contra o seu próprio Ministro da Saúde que faz um excelente trabalho...Que péssimo exemplo...quantos morrerão por essa irresponsabilidade??? O Washington Post está horrorizado com essas atitudes insanas contra o povo brasileiro!!!

    1. Acorda minha filha... vc é Seus filhos vão morrer num país de miséria se não começar a se informar e seguir essa Revista disfarçada...

  5. Tem cheiro de intriga. O Acre é um estado insalubre desde muito e ainda de fronteiras com Amazonas, Rondônia, Peru e Bolívia, propício para armar um cenário de terror.

    1. se essa orientação do Ministro for verdadeira a sua divulgação é uma irresponsabilidade inominavel, digna de fofoqueiro. Em nada contribui.

    1. No Ceará morreram em 04 dias 76 PESSOAS,toda essas pessoas foram assassinadas.O coronavirus má 05 pessoas em 10 dias .

  6. O furo vale desestabilizar um ministro que vem fazendo um bom trabalho, mesmo com as dificuldades impostas pelo presidente? O governador, o jornalista e a revista pareceram fofocar.

    1. Concordo. O que menos precisamos agora é de fofocas que desestabilizam p governo

  7. Ao Governador do Acre o ministro disse para" não seguir a o orientação do presidente?"( destaque da revista Crusoe"). Orientação técnica, ou fofoca?

  8. o presidente está certo! pessoas vão morrer infelizmente! independentemente de achatar a curva ou não. só retardar o efeito é de uma pilantragem para as pessoas se acostumarem com o número de mortes baixos em pinga pinga

  9. Igor Gadelha fazendo o ridículo papel de polemizar em um momento tão complicado como esse. Triste situação de um jornalismo decadente.

  10. Igor Gadelha se presta agora ao papel de Nelson Rubens, o fofoqueiro das celebridades. Crusoé deveria, também, mudar seu nome pra Contigo, Carinho, e outras que são especialistas no ramo.

  11. Sempre muitos robozinhos aqui, teleguiados pela turma dos 3 patetas, na defesa do indefensável. O Presidente é un Criminal e esta agindo em contra do mundo e da vida dos brasileiros. Impeachment já!

  12. Os senhores estão sendo sensacionalistas, estão se esforçando para encolher a lista de seus assinantes, essa não é manchete que se publique num momento desses,isso é próprio de incendiários, não faz parte de um bom jornalismo

    1. Concordo plenamente! Qto pior melhor! Jornalista irresponsável!

    2. Que barbaridade. Você está com o vírus Bolsonarista, lamento que tantos outros também. O Mandetta vai pra rua a qualquer momento, quero ver o que o gado vai dizer. Pobre Brasil.

  13. À Saúde deve ser dada toda a atenção. À Economia também. Deixar esta última de lado produzirá malefícios muito maiores que os causados pela Covid.

  14. Bem, nenhuma novidade aqui. Todo mundo sabe muito bem o que o presidente genocida quer. Quer espalhar o sofrimento da população brasileira com intuito eleitoral. Ele é o verdadeiro Messias, da apocalipse!

  15. virou site de fofocas? vou cancelar minha assinatura, já faz um tempo que não tenho encontrado nada além do que está em portais de notícias

    1. Alvinha — Não transfira para os outros os seus costumes bestiais. Agora sabemos muito bem a pessoa que você é!

  16. A função do jornalista é informar a verdade,portanto,parabéns ao jornalista. Quanto os governador está correto,foi transparente. Ou queremos reuniões secretas e notícias falsas?

  17. Igor Gadelha. Meu bairro tem fofoqueiras de melhor qualidade. Você tem prestado um desserviço fantástico à Crusoé e aos assinantes.

  18. Se não têm nada mais importante para divulgação, não publiquem nada. Pelo amor de Deus, fofoca barata não! Isso não é notícia e nós, assinantes, não estamos pagando p receber fofocas que não nos interessam. Isso não vai acrescentar em nada p nós e só vai criar mais desarmonia entre as autoridades. Igor, por favor seja mais profissional. Desse jeito fica difícil renovar com a Crusoé.

  19. Onde o Mandetta fala pra não seguir o Presidente. mentira desse doente mental. um zero a esquerda que tb quer carona, como o CaronaDoria

    1. Maria, é normal q o Governador faça um desabafo com seus assessores. Afinal, ele está numa encruzilhada. O anormal, a meu ver, é a Crusoé publicar essa fofoca. Pessoas sérias e com capacidade crítica, como os assinantes da Crusoé, não têm interesse em fofoquinhas.

  20. Hoje eu tive outro sonho. Nele, o general Mourão aparece sentando num cavalo branco e vai em direção ao palácio presidencial. Então ao chegar, o general Mourão grita bem alto: "Brasil acima de tudo, a nação brasileira pediu e eu estou aqui para ajudar". Vamos rezar para que este sonho se torne realidade o mais breve possível, pela graça e a força do Nosso Senhor Jesus Cristo.

    1. Pra mim você cheirou ou fumou alguma merda. Cavalo branco kkkkk ok!

  21. 🇧🇷 Tentaram com Sérgio Moro e se fuderam tentaram com Paulo Quedes e passaram vergonha agora numa tentativa inútil querem criar discórdia onde não existe. 🇧🇷 Jornalistas vão brincar de casinha e dar a bunda campo onde vcs tem expertise.

  22. Estamos numa tremenda de uma crise, provavelmente muitos sobreviventes do vírus morram de fome, e a CRUSOE, em vez de procurar alternativas, fica publicando fofocas, provocadas e verdade, por governantes covardes, incapazes de sugerir ou mesmo tomar uma providencia que vise o bem do povo, não somente sua reeleição. Mais uma vez, grande contribuição da CRUSOE e desse jornalismo podre, que só visa vender noticias.

    1. Essa imprensa come com as mesmas mais que a globolixo reveja suas notícias. imprensa lixo.

    1. 🇧🇷 Quem tiver que morrer vai morrer, 70% serão infectados e não existe nada que se possa fazer além de abrir mais leitos UTI, coisa que o governo Bolsonaro tem feito com afinco. 🇧🇷 Gisela quem escondeu, censurou inclusive matando quem denunciava a peste, e espalhou pelo mundo a peste da China foi o partido comunista chinês ☭. 🇧🇷 Quem te disse que foi bolsonaro mentiu para vc.

  23. qual a importanciadeum governador falar isso a nao ser fofoca baixa, o governador deve fazer o que o povo quer na maioria, depous seguir a saude alem da sua consciencia. parece incompetente. eu iria optar pela vida. acredito que a maioria do povo. ja saiu ate divulgacoes de apoio da populacao que esta contra as ideias do presidente, entao nao vejo esta noticia como seria apenas fofoca, acho que crusoé deveria fazer coisas mais serias que fofoca.

    1. concordo plenamente com seu comentário, num momento crítico que vivemos, ainda temos que aturar um político medíocre e oportunista, gostaria de saber qual foi o objetivo da Crusoé nessa reportagem, informação não foi!

  24. Que decepção! Também não renovarei a assinatura! Jornalismo de quinta categoria, baixo nível! Num momento tão sério, de solidariedade, respeito e união vêm vocês com fofoca! O governo federal fazendo de tudo para enfrentarmos essa pandemia e vocês lutando contra! Moleques vagabundos!!!!

    1. Totalmente desnecessário uma matéria como essa, ou melhor fofoca como essa... eu um momento que estamos focados em resolução de problemas, gasto meu tempo com notícias assim.. imprensa LIXO.

  25. Bolsonaro não vai aguentar o que falou esse fofoqueiro do Acre, vai demitir o Mandetta. Um fala para abrir que não tem nada e o outro fala que é para procurar a funerária e fazer um reforço de caixões? O fofoqueiro do Acre vai ter de tomar vertix deve estar com labirintite.

    1. Cuidado com o MITO das trevas! Ele sobrevive da morte. Ataca sempre de improviso! O nome dele começa com J e termina com B.

  26. Gostaria de saber o que esta matéria infame tem para contribuir com a pandemia? Se for para ler fofoca não preciso pagar, a internet oferece de graça. Esperava bem mais dessa revista!

    1. Me pergunto isso toda vez que ouço o Bolsonaro Traidor falar.

  27. Infelizmente, não consigo mais enxergar em seus posts, a isenção e profissionalismo que vi no começo, e que me fizeram assinar esta revista. Lamentável que em um momento como estes, vocês joguem mais gasolina em uma fogueira já ardente, e que vai queimar muito mais que o presidente, queimará o povo brasileiro. Perderam mais um assinante. Vergonha de vocês!!

  28. Mais um criando factoide para de modo baixo tenta desestabilizar relação entre duas pessoas queridas pelo povo o; Mandela e nosso presidente.

  29. O Ministro deve orientar é a população inteira, do país inteiro, a não seguir a acefalia do tresloucado. Para os bons entendedores isso é fácil mas, para os humildes e ainda mais vulneráveis, imersos na ignorância e na miséria, é que são elas!

    1. Só ajuda ao jornalismo que está ficando cada vez mais barato, “tão barato que eu nem acredito”.

    2. Querem por fogo no mato! Na verdade estão querendo q o Bolsonaro demita o ministro.

  30. sempre leio vcs, os defendo muuitas vezes mas mesmo se for verdade isso, não publiquem! vcs sabem como é o Bolsonaro! querem q ele demita o ministro?? na verdade essa reportagem é pior q a atitude do Pres q vcs tanto condenam.

    1. Estamos todos à procura de qualquer ilha nesse mar de jornalismo sarcástico. Certamente a Crusoé não é mais!

  31. Conversa com um, conversa com outro, toma sua decisão e assuma os riscos, isso é o que o povo espera de um governante. Agora, agir dessa maneira, divulgando conversas particulares, criando mais conflitos, isso mostra sua falta de caráter, dignidade, respeito para com o povo do Acre, insegurança na tomada de decisões e não faz jus ao cargo que ocupa. Provavelmente mais um oportunista de plantão.

  32. Estamos aguardando a publicação do jornal a Tarde e do site Bahia Notícias que dizem que o secretário de saúde da Bahia que é fake a estatística de Dorea

    1. Também acho, essa revista está parecendo " contigo" kkkkk

  33. Igor agora não é hora de picuinhas, a coisa é séria, temos gente competente trabalhando. A imprensa poderia parar de por lenha na fogueira

  34. Porque a crousoe não pública a notícia do secretário de saúde da Bahia que diz que estatística de Dorea e fake. Vejam a reportagem no jornal a Tarde e no site Bahia Notícias

  35. Admiro Bolsonaro e entendo sua teimosia, mas Ministro Mandetta, por favor interne o Presidente para repouso, ele está muito esquisito. Talvez precise de um tratamento pós trauma. Não é fácil ter tantos traidores entorno e ainda ter a cabeça em ordem. Licença nele.

    1. Krer e Claudete, sómente idiotas acreditam no IGOR (Esquerdista) e CRUSSOÉ (LULISTA e DORIA/BOTOX)

    1. Esse governador quer desestabilizar o Brasil? Não acredito que o ministro falasse isso. Tem dedo de mentira

  36. Sério mesmo? Fofoca para criar intriga? Entrar no jogo político para desestabilizar mais ainda o país? Todos sabemos das deficiências na capacidade de comunicação do Presidente. Este tipo de matéria não ajuda em nada o país. Quase desistindo de vocês. Cancelar minha assinatura... Tanta notícia com mais relevância e vcs agora resolveram bater com os tablóides? Fulano disse isso, ciclano disse aquilo. Ai, ele ficou ofendido. Nossa ele disse aquilo. Ainda não entenderam a dinâmica do governo ?

    1. esses jornalistas deveriam, pelo menos neste momento, ter mais responsabilidade.

  37. Crusoe terminado meu contrato vou cancelar a assinatura Não tem motivo pagar pra ler esse tipo de notícia Melhor ler outros dê graça ok

    1. E volto a dizer voltando para trabalhar vou cancelar meu contrato com esta maldita revista. E já estou preparada para a guerra com ela. Absurdo

    2. jamais imaginei que essa revista Crusoé chegasse a esse ponto !!!!Indignada!!!

    3. Faço minhas as suas palavras! Imprensa lixo! Vou cancelar tbem!!!

    1. Cancelei a minha assinatura. Vocês não estão ajudando. Postar coisas destes governantes que não ética. Não precisava.

    2. Seja responsável !!!! Deixe cada um colocar na boca as suas palavras !!! O nosso povo 🇧🇷 está desanimado e triste ,não sejam aves de mal agouro.

    3. sera q o pcc colocou dinheiro na Cruzoe. pelo nome. a rota Marco polo segue nas mesmas !!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO