Adriano Machado/Crusoé

Governo Bolsonaro decide conceder reajuste de 5% a servidores federais

13.04.22 19:25

O governo Jair Bolsonaro decidiu conceder um reajuste linear de 5% a todos os servidores vinculados ao Executivo a partir de julho. O presidente da República bateu o martelo sobre o assunto durante reunião no Palácio do Planalto, na tarde desta quarta-feira, 13.

De acordo com estimativas da equipe de Paulo Guedes, os aumentos salariais devem custar cerca de 6 bilhões de reais aos cofres públicos. O valor corresponde a mais do que o triplo do 1,7 bilhão de reais reservado na Lei Orçamentária Anual de 2022 para reajustes.

O aumento não infringe a lei eleitoral porque ficará abaixo da inflação. A legislação proíbe somente que seja concedido, a seis meses das eleições, reajuste que exceda a recomposição da perda do poder aquisitivo do funcionalismo ao longo do ano.

Em princípio, Bolsonaro pretendia aumentar as remunerações somente das Polícias Federal e Rodoviária e de agentes penitenciários. O anúncio, no entanto, provocou protestos de outras categorias do funcionalismo.

Além disso, assessores palacianos alertaram o presidente sobre a possibilidade de o Supremo Tribunal Federal aplicar o princípio da isonomia e estender a recomposição a todos os servidores.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Consegue ser pior que o Lula. Desde o plano Real a inflação passou dos 500% e médicos e professores federais não chegaram a 150%. Comparem com os aumentos do judiciário, com os do BC, Receita e militares. Professor ganha menos que motorista e médico menos que a copeira.

  2. Governar é saber fazer escolhas.As escolhas tem diferentes bases de pensamento, mas as decisões finais , quando se pretere uma demanda para atender outra, entra um fator adicional o caráter do governante.Decidir escolher hospitais a estádios; escolas a museus; casas a palácios; estradas a saneamento, etc são decisões que sempre desagradam a alguém.O reajuste salarial do funcionalismo público federal foi uma arma eleitoral,seja esquerda ou direita governante.O q querem é voto do servidor.Simples!

    1. Pode conceder reajuste, mas acho difícil o servidor retribuir votando nele, no máximo meia dúzia de gatos pingados.

  3. As teorias conspiratórias em torno de Adolf Hitler https://direitomaisdireito.blogspot.com/2022/04/a-morte-de-hitler-teorias-da.html

  4. Pelo menos esses 6 bilhões deve beneficiar trabalhadores, que na sua maioria, estão sem reajuste há cerca de 5 anos. Ao contrário, o fundo eleitoral de 4,9 bilhões vai beneficiar partidos e políticos, na sua enorme maioria, corruptos e sanguessugas, que não tem nenhum compromisso com o povo nem com o país.

    1. Verdade! E a comparação com a grana que vai para os partidos é muito pertinente

  5. Tá certo o PR. _ Como não existe mais aquela 'pandemia' de corrupção generalizada que existia em governos anteriores, não vejo problema algum em conceder aumento aos servidores, haja vista que, agora o cascalho abunda.

    1. Desde quando o presidente com minúscula faz alguma coisa que não seja pela sua reeleição para livrar da cadeia ele e sua Famiglia.

Mais notícias
Assine agora
TOPO